.

Bayerische Motoren Werke AG, abreviatura BMW AG, em português: Fábrica de Motores da Baviera.

A BMW é uma empresa alemã fabricante de automóveis e motocicletas sediada em Munique na Baviera. Fundada em 07 de março de 1916, atualmente intitulada como uma marca premium puro. A BMW desenvolve, fabrica e comercializa seus produtos; é detentora das marcas Mini, Rolls-Royce Motor Cars e BMW.

A Bayerische Motoren Werke AG iniciou suas atividades produzindo motores para aviões. Após a Primeira Guerra Mundial, devido ao Tratado de Versailles, foi proibida de construí-los, iniciando assim a produção de motocicletas em 1923, e a partir de 1928 dedicou-se também à fabricação de automóveis, quando comprou a Fahrzeugfabrik Eisenach , que na época construía o Austin Sevens sob licença da marca Dixi.


O primeiro carro vendido como BMW foi um Dixi Rebadged chamado BMW 3/15. Ao longo da década de 1930 a BMW expandiu sua gama com carros esportivos e carros de luxo maiores.
%20high.jpg?w=600&ssl=1)
A própria BMW declarou que o seu símbolo representa uma hélice de avião a girar juntamente com o símbolo da Baviera, mas em descobertas recentes, a BMW alterou a sua versão sendo o azul/branco proveniente de uma antiga bandeira da Baviera. O símbolo BMW foi estampado na carroceria de um carro pela primeira vez em 1928.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a BMW produziu a motocicleta BMW R75 com um carro lateral acionado por motor, combinado com um diferencial travável, o que tornou o veículo confiável em terrenos não pavimentados. Também durante a Segunda Guerra a BMW se concentrou na produção de motores de aeronaves, usando trabalho forçado que consistia principalmente em prisioneiros de campos de concentração.

Após a guerra, com suas fábricas bombardeadas, a empresa sobreviveu fabricando panelas, frigideiras e bicicletas. Em 1948 a BMW reiniciou a produção de motocicletas e em 1952 a produção de carros com o BMW 501.

Em 1962 a introdução dos sedãs compactos BMW New Class, foi o início da reputação da BMW como fabricante líder de carros esportivos. Ao longo da década de 1960 a BMW expandiu sua gama adicionando modelos cupê e sedan de luxo.


Atualmente a BMW é dona das marcas Mini, adquirida em 1995 e Rolls-Royce Motor Cars em 2003, mantendo alto padrão em produção, reconhecido no mercado internacional de automóveis e motos. O grupo BMW tem atualmente 30 fábricas em 14 países.

Os nomes dados aos modelos dos carros da BMW seguem um padrão, que indica, em três dígitos, o modelo do carro e sua motorização. Assim, temos como exemplo o BMW 320, que indica um carro da série 3, com motorização 2.0 Litros de cilindrada. Após a adoção dos motores Twin Turbo Power em 2012, esta nomenclatura não indica mais com fidelidade a motorização do modelo, podendo variar. Porém, a regra geral é de que quanto maior a cilindrada do carro, maior são os dígitos. Para as demais séries, como a Z e a X, a empresa adotou outro padrão, sem nenhuma relação com a motorização.
.
VAMOS CONHECER ALGUNS CARROS DA BMW

BMW 3/20 – 1932






-1975.jpg?w=600&ssl=1)








.
VAMOS CONHECER ALGUMAS MOTOCICLETAS DA BMW









.
BMW NAS PISTAS

Para atender ao regulamento da FIA e participar das competições do Grupo A, que são carros de turismo modificados, em 1985 a BMW lançou o M3. De acordo com o regulamento teriam que ser produzidos 5 mil carros no ano para ser homologado, e surpreendentemente foram comercializados 16 mil unidades, tornado um carro admirado pelos seus proprietários.

A motocicleta BMW GS foi apresentada em setembro de 1980, equipada com um motor boxer de 800cc e 50cv de potência, com apenas 170kg de peso. A BMW R80 G/S levou Hubert Auriol a vencer o Rally Dakar em 1981, com uma vantagem de 3 horas sobre o segundo classificado.
.

Matéria de
Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.

23/maio/2020
Que matéria sensacional! Informações claras, concisas e fidedignas.