.

.

O “Gasolina na Veia” visitou o Museu do Automóvel da Estrada Real em Tiradentes-MG

A visita foi um excelente momento para recordar um pouco da história dos automóveis do Brasil e do mundo. O museu fica em Tiradentes, na estrada para o vilarejo conhecido como Bichinho. Pode-se considerar um verdadeiro tesouro preservado pelo colecionador Rodrigo Cerqueira Moura, um apaixonado por veículos antigos. Desde 1976 ele adquire e restaura carros antigos na oficina que mantém no local.

Tudo começou com o hábito de trabalhar com mecânica de automóveis, aliado ao gosto por veículos antigos, herdado de seu pai Antonio Moura (o Toné), a quem este Museu é dedicado. Os primeiros carros foram: uma Mercedez-Benz 1951 (hoje exposta no Museu) e um Jeep Willis 1951. Hoje são mais de 90 automóveis restaurados e alguns em processo de restauração.

Vamos aos carros

.

Volvo

Opel

Mercedes-Benz

Vauxhall

Citroën

Mais Carros

Dodge

O Museu do Automóvel homenageou o Sr. Júlio Picinin, já falecido, com um galpão que leva seu nome dentro do museu. Mecânico, restaurador e colecionador de automóveis na cidade mineira de Barbacena, o Sr. Júlio foi um importante incentivador aos colecionadores e restauradores de carros antigos e foi um grande professor na arte da mecânica para os novos antigomobilistas. O Sr. Júlio foi o mecânico do meu primeiro carro, um VW TL 1973. Merecida homenagem.

Estes carros estão no “Galpão Júlio Picinin” , alguns a espera de restauração e outros com pequenos detalhes de acabamento.

As duas rodas também estão por aqui

Os nacionais

Um carro antigo tem sempre muita história escondida dentro dele, alguns são mais conhecidos e trazem histórias e relatos que os tornam um pouco mais importantes que os demais, sem desfazer de nenhum. Conheçam este incrível FNM JK – 2000 vencedor da “VI Mil Milhas Brasileiras” em 1960 pilotado por Chico Landi e Christian Heins.

Muita história tem também este Mercury 1947 que foi de apenas um proprietário, o Sr. Omar Campos, da cidade de Barbacena. O carro está totalmente original, sem nunca ter sido reformado ou restaurado, e permanecerá assim para sempre, expondo as marcas do tempo e de seu uso.

Visitamos o local onde ficam os veículos aguardando pela restauração ou a finalização

Este é o Vagner, ele cuida da limpeza dos carros, com carinho e muita dedicação. O Vagner fez questão de ser fotografado ao lado deste Dodge, por ser o carro que ele mais gosta nesta incrível coleção.

Nosso agradecimento ao Rodrigo Cerqueira Moura, proprietário do Museu, que gentilmente nos recebeu e acompanhou durante a visita ao local. Foi uma conversa muito interessante e na oportunidade extraímos um pouco de seu vasto conhecimento.

Estivemos nesta aventura, eu Marcus Vinicius e meu irmão e revisor do site Jaderson Gomes.

.

.

.

.

26/09/2022

Comments

  1. Parabéns Vinicius e o Gasolina na Veia. Bela reportagem, e uma amostra de um acervo maravilhoso que merece ser visitado por quem gosta e entende da história do automóvel. Obrigado, meu amigo.

  2. Fabuloso! Simplesmente sem palavras. Quero ir lá ver de perto. Obrigado por nos dar oportunidade de conhecer algo q está tão perto e bem sabíamos q existia. Parabéns a todos! Muito bom!

  3. Parabéns Vinícius e Jaderson!
    Conheci o museu a já alguns anos atrás!
    Vale a pena! Belos carros!
    Quero voltar!
    Parabéns Gasolina na veia!!!
    Abraços!

  4. Sempre que vou a Tiradentes visito o museu, é uma volta ao passado, na última vez meu xará nos levou a oficina, inclusive estava fechando o motor do JK, muito atencioso e é muito bacana esse esforço em manter viva a memória automotiva, parabéns!

  5. Parabéns ao Gasolina na Veia, nas pessoas de Vinícius e Jaderson, entusiastas da paixão pelos automóveis antigos.
    Mais uma ótima e ilustrativa reportagem.

  6. Admirável a amostra aqui apresentada pelos irmãos do Gasolina na Veia.
    Vinicius e Jaderson, belo momento!
    Não tinha ideia das curiosidades do museu.
    Irei visitar.!
    Parabéns pelo conteúdo.
    Aquele abraço.

  7. Quando fui a Tirantes passei para conhecer Bichinhos, e pelo caminho vi muitos carros antigos em garagens das casas. Quero visitar o museu ainda, inclui na minha lista de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *