..

.

O sonho de voar é um fato desde a pré-história; muitas lendas, crenças e mitos da antiguidade se envolveram ou tiveram fatos relacionados com o voo; uma delas é a lenda grega de Ícaro. Acredita-se que o filósofo e matemático da Grécia antiga Arquitas de Tarento, tenha construído uma máquina voadora por volta do ano 400 antes de Cristo.

Pessoas que sonhavam em voar dedicaram muitos anos em pesquisas e estudos, produzindo resultados fracos e lentos, mas contínuos. Em 28 de agosto de 1883, John Joseph Montgomery tornou-se a primeira pessoa a fazer um voo controlado em uma máquina mais pesada do que o ar, era uma espécie de planador. 

John Joseph Montgomery

A história de um aparelho com asas mais pesado que o ar é bem extensa, começou lá no ano 400 A/C. Na nossa cabeça tudo é mais simples, Santos Dumont inventou o avião e pronto, assunto encerrado. Mas, vou esclarecer para vocês, ainda tem muito o que contar, por favor, continuem a leitura…

Alberto Santos Dumont

Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina; mérito garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo Dumont contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6. Este feito o transformou em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX.

Foi o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares.

14 BisSantos Dumont decolou a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina em 23 de outubro de 1906, voou cerca de sessenta metros a uma altura de dois a três metros com o Oiseau de Proie (Em francês: Ave de Rapina) no campo de Bagatelle em Paris, o que lhe rendeu o título de “Pai da Aviação”. Menos de um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de seis metros com o Oiseau de Proie III. Esses voos foram os primeiros homologados pelo Aeroclube da França, por um aparelho mais pesado que o ar e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo.

.

Agora começa a polêmica, antes de Santos Dumont outros “loucos” também tiraram um objeto do chão e o fizeram voar.

 Irmãos Wright

Os Irmãos Wright  WilburOrville, eram dois norte-americanos, inventores e pioneiros da aviação aos quais foi concedido o crédito pelo desenvolvimento da primeira máquina voadora mais pesada que o ar, a qual efetuou um voo controlado em 17 de dezembro de 1903.

A principal realização dos irmãos Wright foi a invenção do controle em três eixos, que permitia ao piloto controlar a aeronave de forma efetiva e manter o seu equilíbrio. Esse método permanece sendo o padrão em aeronaves de asa fixa de qualquer tipo. Desde o início dos trabalhos em aeronáutica, os Irmãos Wright focaram no desenvolvimento de um método confiável de controle de pilotagem. Essa abordagem diferia bastante dos outros experimentos da época, que colocavam ênfase no desenvolvimento de motores mais potentes. Usando um pequeno túnel de vento caseiro, eles obtiveram uma grande quantidade de dados científicos como nunca antes, o que os permitiu desenhar e construir asas e hélices mais eficientes que todos até então. A primeira patente deles, a de número “821 393”, não requeria a invenção de uma máquina voadora, mas sim a invenção de um sistema de controle aerodinâmico que manipulava as superfícies de uma máquina voadora.

.

Clément Agnès Ader

Clément Agnès Ader foi um engenheiro francês, precursor da aviação e inventor do termo avion em 1890. Mesmo sendo um assunto controverso, é atribuído a ele por alguns historiadores o voo da primeira máquina motorizada mais pesada que o ar em 1890. A dúvida se dá por conta do desconhecimento da real capacidade de controle e estabilidade da máquina, que era praticamente incontrolável no ar. Clément dedicou boa parte de sua vida na realização de um sonho de infância: “fazer voar uma máquina mais pesada que o ar”.

A pesquisa e o trabalho de Clément para atingir a meta que havia estabelecido, ou seja: pilotar um “mais pesado que o ar motorizado” eram caros. Felizmente ele encontrou na pessoa de Isaac Pereire um patrocinador tanto generoso quanto inteligente, durante a guerra de 1870, Clément foi contratado por ele como cientista. Clément tentou fazer uma pipa capaz de transportar um homem, “não deu certo”. Em 1874, Clément construiu um planador com envergadura de 9m, pesando 24 kg e capaz de receber um motor. Para a conclusão do seu feito, estudos realizados no Musée de l’Air et de l’Espace em Le Bourget demonstraram que a máquina seria capaz de voar.

Depois de ter convencido o Ministro da Guerra a financiar o seu trabalho, Clément com a ajuda de Ferdinand Morel, um engenheiro que fez os desenhos, começou a desenvolver protótipos cujas asas tinham inspiração naturalista, imitando a “asa do morcego”. Clément pensou que para o controle do voo, uma asa rígida inspirada nos pássaros seria mais eficaz. Ele percebeu que não deveria tentar reproduzir o bater de asas dos pássaro, mas adotar o conceito de asa fixa como fez George Cayley anteriormente. Entre 1890 e 1897, ele construiu três protótipos: o Éole (Avion I), financiado por ele mesmo, o Zephyr (Avion II) e o Aquilon (Avion III) financiados por fundos públicos.

Avion III – suspenso na escadaria de honra do Museu de Artes e Ofícios

O seu primeiro protótipo, ao qual chamou “Avion“, sobrenome de “Éolo“, rei dos ventos da mitologia, percorreu no dia 9 de outubro de 1890, cerca de 50 metros a uma altura de 20cm, 13 anos antes dos Irmãos Wright. Em seguida, com o apoio do Estado-Maior Francês, e do próprio Ministro da Guerra, trabalhou no aperfeiçoamento do seu invento durante 7 anos, no mais completo segredo, o que depois de pronto passou a pertencer ao Estado.

Avion III

Clément iniciou a construção do seu segundo protótipo, o Zephyr ou Éole II, o qual nunca foi concluído; ele foi abandonado em favor do modelo seguinte. Em agosto de 1892 foi anunciado o voo no Avion II  com distância de 100m em Satory perto de Paris, um fato que nunca foi aceito oficialmente como um voo.

Louis Pierre Mouillard

Baseado nos estudos sobre o voo dos pássaros, Louis Pierre Mouillard construiu os primeiros aeroplanos com motor. Mouillard  fez esboços e experimentos sobre planadores desde 1856. Mesmo com o fato de que seus projetos de planadores tiveram sucesso apenas moderado, ele percebeu a importância do voo a vela para o futuro da aviação.

.

Podemos creditar a Santos Dumont o título de “Pai da Aviação”, como uma espécie de homenagem aos seus grandes feitos em benefício da aviação, mas, o inventor do avião, isso não temos como dizer exatamente quem foi, fica a pergunta:

Quem inventou o avião ?

Fonte: Wikipédia e sites relacionados

Fotos meramente ilustrativas

.

Matéria de

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

Revisão de

Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

.

.

09/dez/2023

Comments

  1. Fantástico. Estive no museu da aviação, em Dayton, Ohaio, que pertence a Wright State University. Lá estuda-se engenharia aeronáutica. Entre outras coisas, tem o avião da “FAT Boy” e cita os irmãos Wright como inventores da aviação…

  2. Para mim o pai de tudo chamava Leonardo Da Vinci, muitas das coisas que hoje usamos vem de alguma forma de suas invensões, ornitoptero vulgo helicóptero, tanque de guerra, roupa de mergulho, relógio de pulso, máquina voadora, canhão de três tiros, e mais um monte de coisas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *