.
A Peugeot é uma fabricante de automóveis francesa fundada por Armand Peugeot, atualmente pertencente ao grupo automotivo franco-ítalo-americano Stellantis num total de 14 marcas, sendo:
Abarth, Alfa-Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS,
Fiat, Jeep, Lancia,
Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall.
Produzidos em 30 e comercializados em mais de 130 países.
.
.
A PEUGEOT É CONSIDERADA A MARCA MAIS ANTIGA DO MUNDO
A família Peugeot iniciou suas empresas em 1810 com um moinho hidráulico, em 1842 entraram no ramo alimentício produzindo moinhos de café; em seguida armações para vestidos, guarda-chuvas, fundição de aço, ferramentas, utensílios domésticos e em 1882 começaram a fabricar bicicletas e motos. Em 1889 produziu o seu primeiro automóvel de 3 rodas, apenas 4 unidades e no ano seguinte apenas um quadriciclo movido a gasolina.
.
.
Em 1891 Armand Peugeot fundou a marca de automóveis francesa Peugeot, produzindo o seu primeiro automóvel com motor a gasolina, tratava-se do Type 2, substituído pelo Type 3, sendo o primeiro carro do mundo fabricado em série, totalizando 64 unidades.
.
.
A Peugeot também esteve presente na primeira corrida automobilística do mundo, entre Paris e Ruão, em 22 de julho de 1894. Em 1895 os carros da Peugeot competiram pela primeira vez com rodas emborrachadas, feitas em parceria com a Michelin. A corrida foi entre Paris e Bordeaux.
.
.
Em 25 de novembro de 1891 o primeiro carro importado chegou ao Brasil, foi adquirido pelo jovem inventor do avião, Alberto Santos Dumont, que mais tarde seria conhecido no Brasil como o “Pai da Aviação”. O carro era um reluzente Peugeot com motor Daimler a gasolina de 3,5 cavalos-vapor e dois cilindros em V, conhecido pelos franceses como Voiturette, por ser muito parecido com uma charrete.
.
.
O Peugeot 601 foi uma revolução no design e sofisticação em sua época
.
.
A Peugeot ganhou vários prêmios internacionais: 5 vezes Carro do Ano na Europa, 9 vezes Carro do Ano na Espanha, 5 vezes Carro do Ano na Itália e 2 vezes Carro do Ano na Irlanda.
.
.
A Peugeot ganhou cinco vezes o Campeonato Mundial de Rali, 2 vezes o Campeonato Mundial de Resistência (1992, 1993) e 2 Intercontinental Le Mans Cup (2010, 2011).
.
.
Por volta de 1850 a marca teve a necessidade de diferenciar os produtos que fabricava, por isso registou três logotipos distintos: uma mão para os produtos de 3ª categoria, uma lua crescente para os de 2ª categoria e um leão para os de 1ª categoria. Apenas o leão sobreviveu com o passar do tempo. A marca do leão foi registrada em 1858 pelos irmãos Peugeot Jules e Emile, e feita pelo artesão Julien Blazer, para representar força, resistência e dinamismo.
.
Desde o seu lançamento o logotipo associado à Peugeot foi evoluindo, sempre a partir da imagem de um Leão. Até 2002 foram sete modificações feitas ao emblema, idealizadas para um maior impacto visual, solidez e flexibilidade de aplicação.
.
.
Em janeiro de 2010, por ocasião do 200º aniversário da marca, a Peugeot anunciou a sua nova identidade visual. Criado pela equipe de designers da marca, o felino francês ganhou contornos mais dinâmicos, além de apresentar um aspecto metalizado e modernista. O Leão libertou-se igualmente do fundo azul para exprimir melhor a sua força. O primeiro veículo a ostentar o novo logotipo da marca foi o Peugeot RCZ, lançado no mercado europeu no primeiro semestre de 2010. Foi sem dúvida a celebração de um bicentenário projetado para o futuro.
.
.
A partir do domínio da marca pela STELLANTIS, em 25 de fevereiro de 2021, foi anunciado seu novo logotipo, sendo, segundo a marca sinônimo de prestígio, segurança, longevidade e linhagem. Com ele a PEUGEOT conjuga elementos históricos com a modernidade.
.
Evolução dos Logos
.
Atualmente a Peugeot é uma marca em ascenção no Brasil. Foi a que mais cresceu em 2021; de janeiro a dezembro registrou alta de 126% em comparação a 2020, emplacando o maior volume de automóveis desde 2014. Em 2021 foram vendidas 29.531 unidades da marca, alcançando a participação de 1,5% do mercado nacional.
.
Matéria de
Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
05/11/2022
.
Parabéns Vinícius, por mais esse excelente artigo
Parabéns Vinicius excelente….
Parabéns muito bom trabalho excelente !bom saber que Santos Dumont teve um modelo Pegeout muito legal obrigado!
Matéria muito legal, sou o proprietário de um 605, placa preta coleção único dono.
Se p tenho alegria com ele
Sou fã boy da marca desde 2005, já tive 6 carros da marca e hoje não tenho por precisar de um carro atual, pequeno e potente, para meu uso em estradas, o 208GT, se fosse automático, na época, serviria hoje se fosse atualizado
Conteúdo muito bom, parabéns.