.

A Peugeot é uma fabricante de automóveis francesa fundada por Armand Peugeot, atualmente pertencente ao grupo automotivo franco-ítalo-americano Stellantis num total de 14 marcas, sendo:

Abarth, Alfa-Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, 

Fiat, Jeep, Lancia,

Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall.

Produzidos em 30 e comercializados em mais de 130 países.

.

.

A PEUGEOT É CONSIDERADA A MARCA MAIS ANTIGA DO MUNDO

A família Peugeot iniciou suas empresas em 1810 com um moinho hidráulico, em 1842 entraram no ramo alimentício produzindo moinhos de café; em seguida armações para vestidos, guarda-chuvas, fundição de aço, ferramentas, utensílios domésticos e em 1882 começaram a fabricar bicicletas e motos. Em 1889 produziu o seu primeiro automóvel de 3 rodas, apenas 4 unidades e no ano seguinte apenas um quadriciclo movido a gasolina.

.

.

Em 1891 Armand Peugeot fundou a marca de automóveis francesa Peugeot, produzindo o seu primeiro automóvel com motor a gasolina, tratava-se do Type 2, substituído pelo Type 3, sendo o primeiro carro do mundo fabricado em série, totalizando 64 unidades.

.

.

A Peugeot também esteve presente na primeira corrida automobilística do mundo, entre Paris e Ruão, em 22 de julho de 1894. Em 1895 os carros da Peugeot competiram pela primeira vez com rodas emborrachadas, feitas em parceria com a Michelin. A corrida foi entre Paris e Bordeaux. 

.

.

Em 25 de novembro de 1891 o primeiro carro importado chegou ao Brasil, foi adquirido pelo jovem inventor do avião, Alberto Santos Dumont, que mais tarde seria conhecido no Brasil como o “Pai da Aviação”. O carro era um reluzente Peugeot com motor Daimler a gasolina de 3,5 cavalos-vapor e dois cilindros em V, conhecido pelos franceses como Voiturette, por ser muito parecido com uma charrete. 

.

.

O Peugeot 601 foi uma revolução no design e sofisticação em sua época

.

Peugeot 601 – 1934

.

A Peugeot ganhou vários prêmios internacionais: 5 vezes Carro do Ano na Europa, 9 vezes Carro do Ano na Espanha, 5 vezes Carro do Ano na Itália e 2 vezes Carro do Ano na Irlanda.

.

.

A Peugeot ganhou cinco vezes o Campeonato Mundial de Rali, 2 vezes o Campeonato Mundial de Resistência (1992, 1993) e 2 Intercontinental Le Mans Cup (2010, 2011).

.

.

Por volta de 1850 a marca teve a necessidade de diferenciar os produtos que fabricava, por isso registou três logotipos distintos: uma mão para os produtos de 3ª categoria, uma lua crescente para os de 2ª categoria e um leão para os de 1ª categoria. Apenas o leão sobreviveu com o passar do tempo. A marca do leão foi registrada em 1858 pelos irmãos Peugeot Jules e Emile, e feita pelo artesão Julien Blazer, para representar força, resistência e dinamismo.

.

Desde o seu lançamento o logotipo associado à Peugeot foi evoluindo, sempre a partir da imagem de um Leão. Até 2002 foram sete modificações feitas ao emblema, idealizadas para um maior impacto visual, solidez e flexibilidade de aplicação.

.

Peugeot RCZ 2010

.

Em janeiro de 2010, por ocasião do 200º aniversário da marca, a Peugeot anunciou a sua nova identidade visual. Criado pela equipe de designers da marca, o felino francês ganhou contornos mais dinâmicos, além de apresentar um aspecto metalizado e modernista. O Leão libertou-se igualmente do fundo azul para exprimir melhor a sua força. O primeiro veículo a ostentar o novo logotipo da marca foi o Peugeot RCZ, lançado no mercado europeu no primeiro semestre de 2010. Foi sem dúvida a celebração de um bicentenário projetado para o futuro.

.

2021

.

A partir do domínio da marca pela STELLANTIS, em 25 de fevereiro de 2021, foi anunciado seu novo logotipo, sendo, segundo a marca sinônimo de prestígio, segurança, longevidade e linhagem. Com ele a PEUGEOT conjuga elementos históricos com a modernidade.

.

Evolução dos Logos

.

Atualmente a Peugeot é uma marca em ascenção no Brasil. Foi a que mais cresceu em 2021; de janeiro a dezembro registrou alta de 126% em comparação a 2020, emplacando o maior volume de automóveis desde 2014. Em 2021 foram vendidas 29.531 unidades da marca, alcançando a participação de 1,5% do mercado nacional.

.

Matéria de

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

05/11/2022

.

Comments

  1. Sou fã boy da marca desde 2005, já tive 6 carros da marca e hoje não tenho por precisar de um carro atual, pequeno e potente, para meu uso em estradas, o 208GT, se fosse automático, na época, serviria hoje se fosse atualizado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *