.
Dizer que Henry Ford revolucionou e implantou a linha de montagem em série, não é novidade para muitos de nós, mas como tudo isso aconteceu, isso é uma surpresa até para quem conhece a fundo esse capítulo da história dos automóveis.
.
.
Para o desenvolvimento da linha de montagem em série, em 1912 Ford passou a observar os trabalhadores da produção em um matadouro e uma cervejaria. Em fábricas de engarrafamento e matadouros, os produtos se moviam durante a operação e as pessoas ficavam estáticas.
.
.
A partir daí Ford implementou mudanças em suas fábricas implantando esse estilo de produção. A revolucionária linha de montagem de automóveis em linha da Ford ganhou vida em 1º de dezembro de 1913. Os modelos T começaram a sair da fábrica em números recordes. Em 1914 foram produzidas 202.667 unidades.
.
.
Muita coisa mudou a partir da implantação desta linha de montagem, com o aumento da produção, em 10 de dezembro de 1915 o milionésimo carro Ford saiu da fábrica. Foram 7 anos desde o início da produção do Modelo T e 12 anos de produção total da Ford, para chegar a este número.
.
.
Por mais 12 anos o Model T permaneceu o produto básico da linha da Ford, cerca de 14 milhões a mais foram produzidos até o seu encerramento em 26 de maio de 1927, custando apenas US$ 360.
.
.
No início, Henry Ford tinha o objetivo de colocar o mundo sobre rodas e poder fornecer às massas um carro confiável e acessível ao trabalhador médio. Com isso lançou o Model T em 1908, sendo também considerado o primeiro carro popular da história.
.
.
Já em 1909 cerca de 10.000 veículos deixaram a fábrica. Em 1912 foram 68.773 unidades vendidas, permitindo que os preços caíssem de $ 825 em 1909 para $ 560 em 1912.
.
.
Com toda certeza Henry Ford colocou o mundo sobre 4 rodas
.
Matéria de
Marcus Vinicius
.
11/12/2022
.