.

Rota 66, conhecida em inglês pelo nome U.S. Route 66, é uma rodovia norte-americana do sistema U.S. Highway System.

A Rota 66 é a estrada mais famosa do mundo, sua inauguração foi em 11 de novembro de 1926, iniciando em Chicago, Illinois, passando pelos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e terminando na cidade de Santa Monica. É conhecida como “The Mother Road” (em português, “a estrada mãe”)

.

Com a construção de novas vias interestaduais, o trânsito da rodovia foi desviado e o dinheiro que os viajantes deixavam no comércio ao longo da via desapareceu, fazendo com que algumas cidades perdessem seus habitantes, muitas delas ficando totalmente abandonadas, chamadas de fantasmas.

.

a Rota 66 tem 3.940 quilômetros de extensão oferecendo aos viajantes a oportunidade de conhecer diversos pontos famosos e museus importantes, além de explorar alguns parques nacionais.

.

Você não viaja pela Rota 66, na verdade é uma aula de cultura, saudosismo e deslumbre. Vamos conhecer alguns lugares incríveis.

.

Apertem os cintos que vamos partir.

.

Saindo de Chicago, a primeira parada é na Route 66 Association Hall of Fame and Museum (Galeria da Fama e Museu da Associação Rota 66) em Pontiac, Illinois, cerca de 161 quilômetros ao sudoeste de Chicago.

.

No caminho até St. Louis, você encontrará famosos hotéis, museus, restaurantes, drive-in e cafés. Obrigatório conhecer o Gateway, com seus 192 metros de altura em aço inoxidável, também conhecido como “Portal para o Oeste”. No seu topo, contemple vistas sensacionais da cidade.

.

Conheça um pouco da cultura esportiva em um tour pelo Busch Stadium, a casa dos St. Louis Cardinals, um time de beisebol da liga principal.

.

Ainda em St.Louis, visite a Anheuser-Busch Brewery e conheça esta cervejaria e no extremo norte da cidade, confira a Chain of Rocks Bridge, a ponte da cadeia de rochas que cruza o Rio Mississippi. Há décadas, a antiga ponte foi incorporada à Rota 66 e, desde então, se transformou em um marco importante, ciclovia e sistema férreo em ambas as margens do rio.

.

Oklahoma detém o maior trajeto da Rota, cerca de 600 km. Em Calico, fica a cidade fantasma, também conhecida por Ghost Town, um vilarejo explorador de minério de ferro que virou parque temático.

.

Construída em 1881, Calico teve seu ápice durante a Corrida do Ouro, graças às 500 minas que circundavam a região, foi considerada a maior produtora de prata de todo o estado da Califórnia. Por ter sido abandonada há muito tempo, a cidade tem diversas histórias mal-assombradas.

.

Em Oklahoma City a famosa gastronomia do Pops 66 Soda Ranch, um famoso posto de gasolina e restaurante em Arcadia, serve 700 tipos diferentes de refrigerantes, hambúrgueres, sanduíches, empadões de carne e outros pratos caseiros.

.

A bomba de combustível mais antiga da via está em um posto da Texaco em Tucumari, Novo México. É o único que se mantém em operação desde a sua inauguração.

.

Em Amarillo conheça o Distrito Histórico Route 66-Sixth Street, que abriga diversos prédios comerciais construídos nos estilos Neocolonial hispano-americano, Arte Déco e Arte Moderna, um centro de socialização e divertimento.

.

Também em Amarillo está o famoso Cadillac Ranch, uma instalação de arte feita de Cadillac’s com a frente enterrada no chão.

.

Não menos importante, o VW Slug Bug Ranch em Conway no Texas, com seus cinco Fuscas da Volkswagen.

.

Antes de Albuquerque conheça a Blue Hole, uma piscina de águas azuis em forma de sino no leste de Santa Rosa, Novo México, considerada um local popular para mergulhar com cilindro e relaxar.

.

Na sequência conheça as históricas placas de neon que iluminam a antiga Rota 66.

.

Tons de rosa, vermelho, roxo e cinza colorem as montanhas e planícies do Deserto Pintado do Arizona. A alta concentração de minerais como ferro e magnésio, é responsável pela pigmentação das formações rochosas, resultado de diversos fenômenos naturais.

.

Com mais de 200 milhões de anos de história, o Parque Nacional da Floresta Petrificada é responsável por uma das maiores concentrações de madeira petrificada dos Estados Unidos. O parque que abrange quase 400 quilômetros do deserto do Arizona reserva fósseis e colunas rochosas do passado. Uma verdadeira aula de história.

.

Este Studebaker 1932 faz parte da paisagem do Parque Nacional da Floresta Petrificada na Rota 66 no Arizona.

.

Em Holbrook no Arizona, você literalmente volta no tempo, famosa por suas exóticas lojas de rochas e estátuas de dinossauros, conheça também as coloridas estátuas de dinossauros no centro da cidade.

.

Parte imperdível é o trecho entre as cidades de Saligman e Peach Springs. Ali você vai se divertir com as histórias do filme da Disney e muitos carros interessantes.

.

O Oklahoma Route 66 Museum exibe artefatos como fotos e antigas placas rodoviárias que contam a história, o desenvolvimento e os impactos da Rota 66 na cultura e economia americana. Criado em 1995, o museu se mantém com o apoio e a doação de itens dos adoradores da famosa estrada.

.

Depois de 4 mil km, a despedida da Rota 66 tem que ser no píer de Santa Monica, em Los Angeles, Califórnia, o término oficial da Rota 66. Los Angeles, também conhecida como a Cidade dos Anjos, é o lar da lendária Rota 66.

.

.

Matéria de

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

Revisão

Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

.

.

.

09/janeiro/2023

.

Comments

  1. Parabéns Vinicius e Jaderson, matéria espetacular. Há anos vejo falar da Rota 66, mas, não imaginava ser uma obra tão importante assim. Bela iniciativa de vocês!!!

  2. Parabéns a todos os envolvidos nessa maravilhosa reportagem. Gasolina na veia sempre nos prestigiando com muitas matérias excelente.

  3. Excelente reportagem, e que servirá de “referência” à minha “Viagem de Motoka” na Rota 66. Um FRATERNAL Abraço, e nos vemos pelas estradas. Marcello Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *