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Uma das maiores tendências do street rod é construir um carro com todo o estilo dos anos 1950 ou 1960 combinado com as vantagens da tecnologia moderna. O premiado cupê Ford 1932 de Jeff e Camille Perrella de Hibbing, Minnesota, é um exemplo perfeito de como misturar o estilo nostálgico clássico em uma haste construída para dirigir hoje.

As coisas sobre o cupê highboy de 5 janelas dos Perrellas que imediatamente me atraíram foram o sabor tradicional, que você pode ver na cor da pintura, capota não cortada, ancinho agressivo, combinação de roda e pneu grande e pequeno, suspensão old-school e estofamento mohair. Conversando um pouco com Jeff, descobrimos que o trabalho no carro também foi feito de maneira tradicional, com muitas tentativas e erros e a ajuda de velhos amigos.

“Meus projetos geralmente começam na minha mente”, disse Jeff. “Procuro um carro sólido que se qualifique para uma reforma, então procuro cada negócio que posso encontrar e acumulo peças ao longo do tempo. Quando consigo uma pilha grande o suficiente de coisas, começo. Faço o que posso sozinho em casa e dependendo de amigos para me socorrer quando eu me meto.”

O Ford 1932 é provavelmente o hot rod mais icônico e o cupê de 5 janelas é o estilo de carroceria favorito de Jeff. Em 2004, ele recebeu uma dica sobre um carro de aço sólido com bom motor e transmissão. Seu sonho não era construir uma réplica precisa de um hot rod dos anos 1950/1960, mas injetar o máximo desse estilo que pudesse em seu próprio hot rod. Mantendo outra tradição de hot rodding, o carro que ele comprou acabou sendo pior do que ele pensava, construído com trabalho abaixo da média e peças incompatíveis. A estrutura não era quadrada quando foi soldada e a distância entre eixos era mais longa de um lado do que do outro.

Construindo um novo chassi de estilo antigo

Jeff vendeu o chassi completo e começou de novo. Gary Mussman, da Cornhusker Rod & Custom em Alexandria, Nebraska, forneceu a substituição – um chassi Highboy de estágio 3 completo, construído em trilhos de estrutura revestidos a pó, encaixotado, comprimido e com entalhe em C na frente e na traseira. Peças tradicionais são uma marca registrada do chassi Cornhusker. O cupê dos Perellas tem uma traseira de troca rápida polida Winters com marchas 3,20:1, localizada por um 4-link triangular e suspensa com coilovers ajustáveis ​​duplos Viking Performance. O frontend apresenta um eixo de viga I perfurado e rebaixado Super Bell com fusos So-Cal, grampos de cabelo e molas transversais frontais Posies e amortecedores Viking. A aparência é antiquada, o manuseio e a condução têm uma sensação de hot rod, mas o desempenho é confiável e seguro.

A escolha certa de roda e pneus

A escolha de rodas e pneus no cupê de Perrella reflete as tendências das décadas de 1950 e 1960. Os pneus whitewall, populares em carros personalizados, tornaram-se populares entre os rodders na década de 1950, mas os blackwalls têm uma aparência de hot rod mais agressiva. Os radiais esportivos Excelsior Stahl da Coker no cupê Ford Perrella 1932 são construídos para se assemelhar aos pneus viés da crosta de torta encontrados nas hastes dos anos 1950. Na década de 1960, muitos hot rodders começaram a substituir suas rodas de aço e calotas por rodas de corrida. Essas rodas American Racing Salt Flat Special de 16 e 17 polegadas com spinners refletem esse movimento. Os freios a disco dianteiros Wilwood com capas de aletas Super Bell, não são autênticos da época, mas param melhor do que os tambores.

Carroceria e pintura

Diante de alguns reparos inesperadamente difíceis na carroceria de aço original, Jeff transferiu essa parte do projeto para Rick Mayerich, da RM Automotive. Rick cortou todo o terço inferior do corpo, junto com o assoalho e o firewall. Mais de 100 horas de soldagem em um gabarito personalizado trouxeram o corpo de volta ao normal. Rick reconstruiu os trilhos de gotejamento, encheu a parte superior e a capota e construiu à mão o sistema de exaustão inoxidável. Os caras da Costa Oeste estavam ansiosos para cortar os topos de seus cupês. O cupê de Jeff mantém o topo intacto, que era um estilo da Costa Leste que gostamos porque não o vemos mais. Rodders nas décadas de 1950 e 1960 gostam de correr com as laterais do capô abertas para manter os compartimentos do motor resfriados e/ou exibir seus motores construídos. As persianas na parte superior do capô de substituição Rootlieb são outro detalhe tradicional. O mesmo vale para a tampa do deck com persianas da Steve’s Auto Restorations. A Bob Drake Reproductions forneceu uma grade e inserção clássicas de Ford de 1932. Os amigos de Jeff, Richard Stenglein, Paul Jacka e James Akerman ajudaram na preparação e trabalho corporal adicionais.

A escolha da cor foi pura sorte. “Queríamos uma cor de aparência tradicional, mas diferente de todas as outras”, Jeff me disse. O que você vê é 2003 Nissan Grey Green em PPG basecoat/clearcoat, pulverizado por James Akerman. Listras vermelhas discretas ao longo da linha da cintura – outra influência dos anos 1960, cortesia da Lampi Signs & Pinstriping – quebram a cor do corpo.

Poder retrô

O motor de bloco pequeno Chevy causou um grande impacto no mundo dos hot rods quando foi lançado em 1955. Sessenta e cinco anos depois, ainda é a maneira mais popular de alimentar um street rod. O Chevy 350 estava no cupê Perrella quando o compraram. Desde então, ele foi modificado com uma entrada Edelbrock encimada por três barris Rochester de dois barris da Automotion Hot Rod Carbs (outro detalhe da década de 1950). Antes do bloco pequeno Chevy, o motor Oldsmobile Rocket foi um dos primeiros V-8 de válvula suspensa da GM – e era uma alternativa popular ao Chevy em hastes tradicionais, então e agora. Jeff adicionou tampas de válvula estilo Olds Rocket “fauxmobile” ao 350 para capturar um pouco disso. Outra influência da década de 1950 são os cabeçotes estilo Lakes de Sanderson, com recortes para alimentar o escapamento feito à mão por Rick Mayerich. arrolhado com um par de silenciadores Cherry Bomb cromados para um tom antigo para combinar com o visual antigo. A transmissão TH350 também veio com o carro quando os Perrellas o compraram.

Interior tradicional

Quando pensamos nos estofados dos anos 1950 e 1960, imediatamente imaginamos o tuck ‘n’ roll, mas muitos rodders andavam por aí com estofamento de mohair. Não o vemos com tanta frequência hoje, mas, assim como aquele topo não picado, adoramos quando o fazemos. John Zechbauer em Stillwater costurou 12 jardas de mohair LeBaron Bonney para terminar a atração principal, o porta-malas e o banco da Glide Engineering no cupê de Jeff e Camille. O painel de estoque super limpo abriga um inserto de painel girado pelo motor preenchido com medidores nostálgicos Stewart Warner Wings. O tacômetro é montado em estilo hot rod na coluna de direção do LimeWorks – encimado por um volante LimeWorks Sprint. Os interruptores para controle de cruzeiro e Vintage Air A/C estão escondidos embaixo para manter as coisas simples. Doug Boetcher, da Doug’s Hot Rod Garage, usou um sistema Painless Performance para conectar o carro.

Jeff disse que seu cupê Ford 1932 foi construído como um hot rod atemporal. “É algo que vamos dirigir muito, nos divertir e manter por muito tempo, quando passarmos para nossos filhos e netos.”

Influências dos anos 1950 e 1960

  • ancinho agressivo
  • topo não picado
  • tinta verde monótona
  • risca de giz
  • sem pára-lamas
  • combinação de roda e pneu grande e pequeno
  • Rodas de corrida americanas
  • pneus blackwall de aparência viés
  • Eixo em viga I perfurado Super Bell
  • grampo de cabelo So-Cal
  • Traseira de troca rápida de inverno
  • Chevy motor de bloco pequeno
  • 3×2 carburadores Rochester
  • Tampas de válvula estilo Olds Rocket.
  • Cabeçalhos estilo lagos Sanderson Limefire
  • Silenciadores Cherry Bomb
  • estofamento de mohair
  • Banco
  • Medidores Stewart Warner Wings
  • tacômetro montado na coluna de direção
  • Volante LimeWorks Sprint

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FONTE:

MOTORTREND

Autor: Tim Bernsau 

Fotografias: Robert McGaffin

12/fevereiro/2020

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18/07/2023

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