Para os leigos e também para grande parte dos entendidos, ou que se fazem de tal, carro é tudo igual e pronto. Mas na verdade não é assim, existem vários tipos de carrocerias e elas podem determinar o uso do veículo, a sua funcionalidade, o perfil do proprietário e até a classe social. Visualmente já vemos uma grande diferença entre elas, algumas mais discretas e outras mais visíveis, e por aí vai. Para que entendamos um pouquinho mais deste fascinante mundo do automóvel, vamos falar sobre os tipos de carrocerias.

Hatchback

O nome equivale a ideia de ampla janela ou porta que se abre (em inglês, hatch significa escotilha) e dá acesso ao porta-malas e interior do carro. Costuma-se ser a opção mais econômica e funcional, comumente adotado nos modelos de entrada das marcas, em versões de duas ou quatro portas. Também conhecido como dois volumes: a cabine onde ficam o motorista e os passageiros e o cofre do motor.

Roadster

Esse é considerado um esportivo, normalmente um automóvel exclusivo, potente e de alto valor, bem indicado para quem curte andar em estradas. O modelo tem, obrigatoriamente, tração traseira, motor dianteiro e dois ocupantes.

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Aproveitando o assunto, vamos explicar a diferença entre Roadster, Cabriolet e Conversível: Basicamente são bem parecidos, o nome Roadster remonta aos primórdios do automobilismo, usado para descrever um estilo de dois lugares, sem teto, ou removível. Conversível é usado em termos mais gerais para um carro com um teto removível ou retrátil, os carros podem ser de 2 ou mais lugares. Já o Cabriolet, é uma palavra francesa usada pela primeira vez no século 18, originalmente referindo-se a uma carruagem puxada por cavalos. Fabricantes na América têm geralmente mantido o uso ‘conversível’, enquanto marcas europeias (francês, em particular), preferem usar ‘cabriolet’.

Fastback

Elegante e funcional, em seu design a divisão entre o habitáculo e o porta-malas é mais sutil, normalmente o teto segue uma curva até o porta-malas em uma linha moderada. Também são carros para quem busca exclusividade e remetem a esportividade.

Sedan

 Muitas vezes chamados de três volumes, podem ser de duas ou quatro portas, o que é o mais comum atualmente. A dianteira é bem parecida ou até idêntica à traseira. Visto de lado, identifica-se facilmente a dianteira, habitáculo dos passageiros e porta-malas. Em alguns modelos ele se deriva do Hatchback, basicamente acrescentando o volume do porta-malas.

Perua

 Também conhecido como SW (Station Wagon), normalmente derivado de um sedan com o teto estendido para trás sobre o espaço compartilhado entre passageiros e cargas, com acesso na parte de trás através de uma terceira ou quinta porta.

Cupê

Também chamado de Coupé, refere-se a automóveis de capota fixa geralmente para dois ocupantes ou 2+2 e de duas portas, a diferenciação entre o coupé e o sedã duas portas está no menor espaço atrás dos bancos traseiros. Visualmente, uma das características mais marcantes neste tipo de carroceria é a suave inclinação da última coluna da capota.

SUV 

O termo é uma sigla que em inglês significa “Sport Utility Vehicle” ou “Veículo Utilitário Esportivo”, muito útil em todos os tipos de terrenos, próximo aos off-roads, de uso misto entre as cidades e as estradas.

Picape

Caminhão de pequeno porte, destinado ao transporte de cargas. O nome é derivado da palavra “pick-up”, que em português significa carregar. Trata-se de um utilitário de baixo valor, algumas vezes derivados de um automóvel.

Minivan

Tecnicamente também é conhecido como mono-volume, pois a cabine, o espaço do motor e porta-malas estão em um único volume. Caracteristicamente o motorista esta em uma posição mais alta, em alguns casos serve como veículo destinado a transporte de passageiros.

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Matéria de

Marcus Vinicius

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11/nov/2019

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