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A construção de carros-conceito, em muitos casos, são apenas para despertar a criatividade de seus projetistas.
Carro-conceito é um termo utilizado desde 1938 pela indústria automotiva para designar um veículo experimental, em que são aplicados novos conceitos estéticos, técnicos e tecnológicos de alto nível, para exibição ao público e análise de meios especializados.
Muitos carros-conceito são simplesmente corpos rolantes e nunca receberam motor e câmbio, projetados apenas para exibições em salões de automóveis. Hoje vamos conhecer o Buick Wildcat II. Este carro-conceito foi totalmente montado para uso diário, caso o chefe da GM, Harlow Curtis, decidisse construir um para seu uso pessoal. O carro é movido por um motor V8 de 220 cavalos de potência.
O Buick Wildcat II foi reconhecido como o Buick mais esportivo da década de 1950. O designer-chefe Ned Nichols descreveu o Wildcat II como uma “aventura americana no design de amanhã”.
Apaixonados por carros de fibra de vidro de dois lugares, Ned Nichols e Harley Earl criaram o Buick Wildcat II 1954 com detalhes de estilo “retro” e detalhes progressivos. Os para-lamas dianteiros em “asa voadora” e os para-choques do biplano tinham a aparência de um velocista dos anos 1930. Faróis independentes e rodas com raios cromados também proporcionavam nostalgia.
Apenas uma unidade do Wildcat II foi construída, originalmente exibido em azul e posteriormente repintado em dourado. Este carro dos sonhos também apresentava cavas das rodas dianteiras expandidas com para-lamas internos de metal polido finalizados com pneus largos de parede branca. O Wildcat II continua a viajar; aparecendo nos mais renomados eventos.
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Contudo, o Wildcat, ou “gato selvagem”, foi o nome de um modelo da Buick produzido entre 1963 e 1970, sendo 2 gerações. A primeira entre 1963 e 1964, com 119.970 unidades produzidas; e a segunda geração entre 1965 e 1970 com o total de 369.571 unidades.
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Matéria de
Marcus Vinicius
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26/setembro/2023