.

A Durant foi fundada em 1921 pelo ex-CEO da General Motors, William “Billy” Durant, após ser demitido pelo conselho de administração da GM. Produziu carros até 1931.

 William “Billy” Durant

1861/1947

.

A Durant Motors projetou uma linha de automóveis completa e lançou as marcas Flint , Durant e Star, projetadas para serem concorrentes da Buick , Oldsmobile , Oakland e Chevrolet

 Flint Dille  – 1925
Durant Coupé – 1931
Star Model M – 1927

Billy Durant também adquiriu a fabricante de carros de luxo Locomobile, sediada em Bridgeport, Connecticut em 1922. A Locomobile deu-lhe um produto que competiria com Cadillac , Rolls-Royce e Pierce-Arrow

Locomobile

De 1928 a 1931 Durant comercializou caminhões nos Estados Unidos e Canadá sob o emblema Rugby Trucks.

Rugby Truck – 1929

O Princeton foi um modelo planejado para competir com o Packard e o Cadillac , mas nunca entrou em produção.

Durant D66 DeLuxe – 1929

.

Produção

Durant foi co-fundador da fabricante de caminhões Mason Truck e também adquiriu várias empresas para apoiar a Durant Motors. Em 1927 a linha Durant foi paralisada para ser reequipada e produzir um carro totalmente novo e moderno lançado em 1928 com as linhas Durant, Locomobile e Rugby .

Frontenac Sport Coupé – 1932

Inicialmente, Durant Motors obteve sucesso com base no histórico de Billy Durant na General Motors, onde montou marcas independentes Chevrolet, Oakland, Oldsmobile, Buick e Cadillac. No entanto, quando as vendas não conseguiram atingir volumes suficientes para sustentar as participações da Durant Motors, a situação financeira da empresa começou a declinar. Como resultado, a Durant Motors começou a perder participação de mercado e revendedores. Os modelos finais da marca Durant saíram da linha de montagem nos EUA em agosto de 1931, mas continuaram no Canadá em 1932 sob a Dominion Motors, que também construiu outro modelo, o Frontenac. 

.

William Crapo “Billy” Durant

Também chamado de “Fabuloso Billy”

Foi o fundador da General Motors, co-fundador da Chevrolet e criador do sistema corporativo multi-marcas, com diferentes linhas de carros,  um dos pioneiros da indústria automotiva norte-americana.

 Billy iniciou sua trajetória como construtor de carruagens, onde foi muito bem sucedido. Em 1904 passou para o setor automotivo como gerente geral da Buick, e logo assumiu a presidência da empresa. Em 1908 fundou a General Motors, da qual a Buick faz parte. A ideia de reunir grandes fabricantes de automóveis numa única empresa parecia atraente e trouxe muitos acionistas. Rapidamente Durant adquiriu com o dinheiro das ações a Oakland, mais tarde renomeada como Pontiac, e a Cadillac além de muitas indústrias de auto peças.

Em 1910 Durant estava seriamente endividado e por causa disto foi retirado da diretoria da GM, associando-se em 1911 com Louis Chevrolet e fundando a montadora Chevrolet, o que durou até 1915, onde um desentendimento entre os dois tornou Billy o único proprietário da marca. Retornou à GM em 1916 como presidente o que durou até 1920.

Em 1921 iniciou a produção de carros com o seu nome “Durant”, isso vocês já leram na matéria, o que foi até 1931 quando ocorreu a falência e o fim da marca.

Durant e sua segunda esposa viveram com uma pequena pensão do então presidente da GM, Alfred P. Sloan. O Fabuloso Billy acabou seus dias como gerente de uma casa de jogos de boliche.

.

Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

.

13/02/2024

Comments

  1. Valeu Vinicius. Mais uma vez você nos presenteia com um importante trabalho de resgate histórico de uma marca de automóveis pre-guerra já extinta. Parabéns pela bela matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *