.

O Cadillac V16, mais conhecido como “Madame X” foi projetado por Harley Earl; uma pessoa marcante na história da General Motors; sendo o primeiro chefe de design da GM. Foi o responsável pela existência do Corvette e o impulsionador da tendência das barbatanas traseiras, muito comuns nos automóveis americanos ao longo da década de 1950.

.

Harley Earl

A denominação “Madame X” no Cadillac V16 partiu de Harley Earl; de acordo com Maurice Hendry, historiador da Cadillac, Earl adotou o nome “Madame X” após assistir a peça de teatro de mesmo nome no Teatro Fisher em 1929, localizado em frente à sede da GM em Detroit.

Larry Fisher não concordou plenamente com este nome, no entanto acabou cedendo ao apelo de Earl desde que utilizasse “Madam” e não “Madame”, ou seja, a versão inglesa do termo e não a francesa. Apesar de toda a sua popularidade na esfera automobilística e entre os amantes de automóveis, o nome “Madam X” nunca foi usado oficialmente pela Cadillac. Os Madame X eram caracterizados pelo estilo de carroceria Fleetwood; este nome era tido como um “apelido”. Madame X tornou-se extremamente popular nos anos 1930 e nas décadas seguintes; atualmente é um dos carros mais desejados pelos colecionadores.

Harley Earl projetou os novos Cadillac V16 para serem o topo da excelência do automóvel. Tudo começou quando Earl partira com Larry Fisher num tour pela Europa onde estudou as tendências de estilo das melhores construtoras de carroçarias do velho continente. A viagem influenciou o designer a criar um Cadillac de tejadilho baixo, pilares finos, janelas emolduradas com peças cromadas e para-choques minimalistas e elegantes.

Em 1930, após quatro anos em desenvolvimento, a primeira amostra da nova série de Cadillacs encontrava-se pronta para ser apresentada ao público. No Salão Automóvel de Nova Iorque, o “Madame X ou V16” dominou a atenção do público, originando muitas encomendas ao preço de mais de 7.500 dólares. A título de comparação, um Ford Modelo T custava pouco mais de 430 dólares.

O Cadillac V16, também conhecido por “Madam X” era um carro especial e está entre os maiores carros da Cadillac já produzidos, lançado em 1930, era símbolo de exclusividade e luxo. Na mesma época foram produzidos modelos com motor V8 em números reduzidos, mas apenas os com motor V16 eram considerados “Madam X”. Estava entre os carros mais caros da década de 1930, com apenas 4.076 unidades produzidas durante 11 anos. Os compradores tinham a opção de escolher entre mais de 50 estilos de carroceria diferentes, o que atraiu a atenção da elite.

Cadillac V16 de Nawab de Bahawalpur

A empresa construiu dois modelos V16 com volante à direita exclusivos para 2 compradores; um na Inglaterra e outro na Bélgica. Outro modelo V16 exclusivo com para-lamas incomuns e degraus retráteis em vez de estribo, foi enviado ao jovem Nawab de Bahawalpur. Outro chassi RHD foi encomendado pelo marajá indiano de Orchha (Bhopal) e enviado para Farina na Itália em julho de 1931, para ser construído imitando a cauda de um barco.

.

Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

Revisão/Indicação do tema desta matéria: Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

.

.

.

.

10/julho/2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *