.


MASERATI
Fundada em Bolonha na Itália

pelos irmãos Maserati

em 1º de dezembro de 1914

No início a pequena oficina dos irmãos Maserati, (Alfieri, Bindo, Carlo, Ettore, Ernesto e Mario) produzia motores, velas de ignição, e carros de corrida para a Diatto.

Em 1926 a Diatto parou a produção de carros de corrida, levando os irmãos Maserati iniciar a produção de seus carros. Um dos primeiros modelos da Maserati foi o Tipo 26, vencedor da corrida Targa Florio em 1926 com “Alfieri Maserati” ao volante.

Maserati Tipo 26

Rapidamente a Maserati aumentou a produção de carros com motores de 4, 6, 8 e 16 cilindros, e participar de corridas até 1937, quando a empresa foi vendida para a família Orsi que em 1940, transferiu toda a produção para Modena, onde ainda permanece.

Targa Florio 1927

 Mesmo sob a direção da família Orsi, os irmãos Maserati continuaram trabalhando para a empresa, e os carros continuaram a ganhar corridas, mesmo disputando com os gigantes do automobilismo alemão, Auto Union e Mercedes.

Em 1939 e 1940 um Maserati 8CTF venceu as 500 Milhas de Indianápolis, mais dois grandes feitos.

500 milhas de Indianápolis 1940

Durante a Segunda Guerra Mundial a produção foi interrompida para fornecimento de componentes de guerra, retornando em 1948 com o lançamento do A6 (a letra A em homenagem a Alfieri Maserati falecido em 1932, e o número 6 indicando o número de cilindros do motor).

Maserati A6 1948

Nos anos seguintes, fabricou dois modelos projetados para a nova categoria do automobilismo mundial, a “Fórmula 1”, além de inéditos modelos de rua que rivalizariam com a Ferrari. Com isso, em 1957 a MASERATI se sagrou campeã mundial de automobilismo com o modelo 250F, pilotado pelo lendário Juan Manuel Fangio.

Maserati F250 em 1957 com Juan Manuel Fangio

No final da década de 1950, a Maserati focou mais em modelos de ruas, e o engenheiro chefe” Giulio Alfieri” construiu o Maserati 3500 coupé , equipado com um corpo de alumínio e motor de seis cilindros.

Maserati GT 3500 coupé 1961

A partir daí foram muitos lançamentos, confiram:

1961 – Masetari GT 5000
1962 – Maserati Sebring
1963 – Maserati Mistral Coupê
1964 – Maserati Mistral Spyder
1967 – Maserati Ghibli
1969 – Maserati Ghibli Spyder

Em 1968 , a Maserati foi vendida para a Citroën, que começou a usar conhecimentos e motores da Maserati, e os modelos Maserati passaram a usar tecnologia de sistemas hidráulicos da Citröen. Houve um significativo aumento de produção e novos modelos foram lançados, vejam alguns:

1971 – Maserati Bora
1973 – Maserati Merak
1974 – Maserati Khamsin
1974 – Maserati Quattroporte II (não teve produção regular)

.

Em 1975 a Citröen faliu, consequentemente a Maserati foi junto. A partir daí foi mantida pelo apoio financeiro das autoridades italianas e ainda em 1975 a empresa passa para as mãos de Alessandro de Tomaso , um ex-piloto de corridas argentino. De Tomaso controlava a fabricante de motocicletas Benelli, compradora da Maserati. Mais uma nova história e novos modelos, confiram:

1976 – Maserati Kyalami
1979 – Maserati Quattroporte III
1984 – Maserati Biturbo
1990 – Maserati Shamal
1992 – Maserati Ghibli
1989 – Chrysler Maserati TC Convertible (produzido em parceria da Maserati com a Chrysler)
1994 – Maserati Chubasco (um V8 que não foi produzido devido à falta de financiamento)
1992 – Maserati Barcheta (um modelo de corrida com 16 unidades produzidas)

Em 1993 outro dono, a empresa foi adquirida pela Fiat, a partir daí grandes investimentos foram feitos na empresa e a Maserati floresceu.

1998 – Maserati 3200 GT (cupê de duas portas, motor V8 de 3,2 litros com turbo-compressores duplos e 370 cv)

Em 1997 a Fiat vendeu 50% das ações da empresa para a Ferrari. Em 1999, a Ferrari recebeu o controle total da empresa e fez da Maserati sua divisão de luxo. Uma nova fábrica foi construída para substituir a fábrica existente a partir da década de 1940.

Durante o Período da Ferrari, dois novos modelos foram lançados: o MC12 , um supercarro com chassi Enzo Ferrari e motor V12, e o Quattroporte , um sedã de luxo com motor V8 de 4,2 litros.

Em 2005, a Maserati foi novamente separada da Ferrari e agora é uma das marcas de carros sob controle da Fiat ao lado da Ferrari, Alfa Romeo, Fiat e Lancia.

VEJAM OS NOVOS MODELOS

Maserati Gran Turismo – 2007
Maserati Gran Cabrio – 2009
Maserati Gran Turismo Stradale – 2010

Em 2004 a Maserati voltou as pistas com o MC 12, sua primeira aparição foi no FIA GT aterrorizando os pilotos que andavam de Ferrari, Aston Martin, Saleen, Lamborghini e Chevrolet. Ainda em 2004, o carro venceu na sua segunda corrida, mostrando todo seu potencial. A equipe Vitaphone Racing ganhou os títulos de 2005 a 2009.

Maserati MC 12

Troféu Maserati

Criada para pessoas que gostam de competir, porém não querem administrar uma equipe. Os carros são todos iguais “Maserati Coupe” e revisados por uma equipe única, reduzindo custos e aumentando a competitividade. No Brasil, o Troféu Maserati estreou em 2004, o primeiro campeão foi o paranaense Lico Kaesemodel. Os carros utilizados são versões de competição dos Maserati Coupé Cambiocorsa, simples de pilotar, potentes, capazes de proporcionar emoções mesmo àqueles que não possuem vasta experiência em competições automobilísticas. A competição estendeu-se até 2012.

Curiosidades

 O logotipo da Maserati foi inspirado no tridente da estátua de Netuno que fica na cidade natal da marca, Bolonha (Itália), trabalho de Mario Maserati, um dos irmãos.

A Maserati aventurou-se também no mar, motores e hélices foram utilizadas em diversos barcos de competição, hoje a marca continua ligada ao mundo náutico graças ao patrocínio de barcos.

Maserati Ghibli, transformado carro funerário na Itália

Um norte-americano do estado de Massachusetts, foi preso por dirigir uma Maserati GranTurismo pintada de preto e branco, padrão utilizado pela polícia dos Estados Unidos e o logotipo dos “Transformers”. A Maserati GT contava ainda com os logotipos “K-9” (que serve para avisar o departamento de cães) e “911” (o número local de emergência).

Durante muitos anos a Maserati trabalhou com vários engenheiros e designers independentes, como Giugiaro, Ghia, Zagato, Ramaciotti e Pininfarina. Com seu trabalho conjunto em diferentes projetos, a Maserati e a Pininfarina criaram alguns dos designs e carros-conceito mais populares de todos os tempos, incluindo o 75th Birdcage, (foto acima) reconhecido como um dos modelos mais emblemáticos da Maserati na história recente.

Modelos atualmente em produção

Ghibli

Levante

Quattroporte

Gran Turismo

Gran Cabrio

.

Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados

Fotos meramente ilustrativas

.

Matéria de

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

Revisão de

Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

.

.

15/maio/2019

Comments

  1. Foi mais um evento brasileiro de carros antigos ou seja o sétimo eu gósteí muito e todo os carros com grandes histórias, excelentes modelo , muito lindos.
    Parabéns aos idealizadores., ESPERO em um próximo evento eu possa participar.
    ABRAÇO FORTE A TODOS.

  2. Wow, amazing weblog layout! How long have you evsr bren running a bllog for?

    you made running a blog glance easy. The overall glane off your weebsite is
    magnificent, aas well ass thee content material!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *