O nome Tempo Matador poderia ser associado a algum crime, uma tragédia ou algo do tipo, se não fosse um carro; e para que não haja dúvida vamos apresentá-lo aqui:
Em 1948 o engenheiro Dietrich Bergst, que trabalhava na Tempo-Werke. Bergst, uma indústria automotiva sediada em Hamburgo na Alemanha desenvolveu o Tempo Matador, lançado em 1949. Um utilitário que na época revolucionou o transporte de cargas de pequeno volume. Era movido por um motor boxer Volkswagen montado sob o banco do motorista com tração dianteira.
O Tempo Matador fez um grande sucesso entre 1950 e 1952, com mais de 13.000 unidades vendidas. A Volkswagen fornecia os motores para o carro até 1952, quando interrompeu o fornecimento por ser um forte concorrente para o VW T2Transporter. Na tentativa de salvar o modelo outros motores foram testados mas não deram certo, levando a empresa a descontinuar o modelo.
Mas a história do Tempo Matador começou lá em 1927 quando o empresário Max Vidal e seu filho, Oskar do ramo de fornecimento de materiais para combate a incêndio resolveram mudar de ramo, partindo para a construção de automóveis. Inicialmente produziram o Tempo T1, um triciclo de entregas movido por um motor monocilindro de dois-tempos.
Durante a década de 1940, a Tempo produziu pequenos veículos militares. No pós-guerra forneceu um veículo adequado para a patrulha de fronteira, era o Tempo de 80″ e 86″ entre 1953 e 1957, usando o chassi da Land Rover.
Um todo terreno, cross-country Tempo G 1200 foi produzido de 1936 a 1944, o Off-Road tinha dois motores, um na frente e um atrás com tração nas quatro rodas.
Em 1958, a Firodia Ltd, uma fabricante indiana de carros, iniciou a produção de carros de três rodas Hanseat com a colaboração da Tempo-Werke. Mais tarde, a Tempo introduziu o Matador; extremamente popular na Índia; era usado como veículos de transporte de mercadorias. O Matador de quatro rodas foi produzido pela Tempo de 1949 a 1967.
As vans de entrega de quatro rodas Matador e Wiking entraram em produção em 1949, concorrente direto do VW T1 de 0,75 toneladas. O primeiro Matador de 1949, cuja parte frontal foi comparada ao rosto de um boxeador, era equipado com o motor industrial VW de 25 cavalos de potência, fornecido diretamente pela Volkswagen, acordo que durou até 1952.
Em 1966, a Tempo fez uma parceria com a Hanomag AG, os veículos foram vendidos de 1967 a 1970, sob o novo nome “Hanomag-Henschel”. Em 1971 a Hanomag-Henschel foi comprada pela Daimler-Benz AG. A Tempo permaneceu na produção de vans até 1977.
Em 1953 o Wiking entrou no mercado, um caminhão de 3/4 toneladas, até 850 kg de carga útil com motor Heinkel de dois tempos; o Wiking foi produzido até 1955.
O Rapid, baseado no Wiking, foi construído de 1957 a 1963.
Curiosamente quando estive no Museu do Automóvel da Estrada Real em Tiradentes-MG em 2022, fazendo uma matéria, conheci este exemplar do Tempo Matador; quem tiver a oportunidade de visitar o museu vai ver esta belezinha totalmente restaurada.
Fonte: Wikipédia e sites relacionados
Matéria de Marcus Vinicius
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21/11/2024