.
A Durant foi fundada em 1921 pelo ex-CEO da General Motors, William “Billy” Durant, após ser demitido pelo conselho de administração da GM. Produziu carros até 1931.
William “Billy” Durant
1861/1947
.
A Durant Motors projetou uma linha de automóveis completa e lançou as marcas Flint , Durant e Star, projetadas para serem concorrentes da Buick , Oldsmobile , Oakland e Chevrolet.
Billy Durant também adquiriu a fabricante de carros de luxo Locomobile, sediada em Bridgeport, Connecticut em 1922. A Locomobile deu-lhe um produto que competiria com Cadillac , Rolls-Royce e Pierce-Arrow.
De 1928 a 1931 Durant comercializou caminhões nos Estados Unidos e Canadá sob o emblema Rugby Trucks.
O Princeton foi um modelo planejado para competir com o Packard e o Cadillac , mas nunca entrou em produção.
.
Produção
Durant foi co-fundador da fabricante de caminhões Mason Truck e também adquiriu várias empresas para apoiar a Durant Motors. Em 1927 a linha Durant foi paralisada para ser reequipada e produzir um carro totalmente novo e moderno lançado em 1928 com as linhas Durant, Locomobile e Rugby .
Inicialmente, Durant Motors obteve sucesso com base no histórico de Billy Durant na General Motors, onde montou marcas independentes Chevrolet, Oakland, Oldsmobile, Buick e Cadillac. No entanto, quando as vendas não conseguiram atingir volumes suficientes para sustentar as participações da Durant Motors, a situação financeira da empresa começou a declinar. Como resultado, a Durant Motors começou a perder participação de mercado e revendedores. Os modelos finais da marca Durant saíram da linha de montagem nos EUA em agosto de 1931, mas continuaram no Canadá em 1932 sob a Dominion Motors, que também construiu outro modelo, o Frontenac.
.
William Crapo “Billy” Durant
Também chamado de “Fabuloso Billy”
Foi o fundador da General Motors, co-fundador da Chevrolet e criador do sistema corporativo multi-marcas, com diferentes linhas de carros, um dos pioneiros da indústria automotiva norte-americana.
Billy iniciou sua trajetória como construtor de carruagens, onde foi muito bem sucedido. Em 1904 passou para o setor automotivo como gerente geral da Buick, e logo assumiu a presidência da empresa. Em 1908 fundou a General Motors, da qual a Buick faz parte. A ideia de reunir grandes fabricantes de automóveis numa única empresa parecia atraente e trouxe muitos acionistas. Rapidamente Durant adquiriu com o dinheiro das ações a Oakland, mais tarde renomeada como Pontiac, e a Cadillac além de muitas indústrias de auto peças.
Em 1910 Durant estava seriamente endividado e por causa disto foi retirado da diretoria da GM, associando-se em 1911 com Louis Chevrolet e fundando a montadora Chevrolet, o que durou até 1915, onde um desentendimento entre os dois tornou Billy o único proprietário da marca. Retornou à GM em 1916 como presidente o que durou até 1920.
Em 1921 iniciou a produção de carros com o seu nome “Durant”, isso vocês já leram na matéria, o que foi até 1931 quando ocorreu a falência e o fim da marca.
Durant e sua segunda esposa viveram com uma pequena pensão do então presidente da GM, Alfred P. Sloan. O Fabuloso Billy acabou seus dias como gerente de uma casa de jogos de boliche.
.
Matéria de Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
.
13/02/2024
Muito linda a história,enriquecimento dos conhecimentos
Chique demais! Carros legais! Parabéns pela matéria.
Valeu Vinicius. Mais uma vez você nos presenteia com um importante trabalho de resgate histórico de uma marca de automóveis pre-guerra já extinta. Parabéns pela bela matéria.