.
O Pimpmobile é um veículo de luxo personalizado em um estilo extravagante.
Na grande maioria eles são personalizados a partir dos modelos Lincoln , Cadillac , Buick ou Chrysler, produzidos entre os anos 1960 e 1980, e seu estilo é em grande parte criado e desenvolvido nos Estados Unidos.
As modificações envolvem peças como: tampas de faróis, ornamentos de capô , sistemas de som caros, cores de pintura incomuns e interiores de carpetes felpudos.
Estes carros foram usados pelos proprietários para anunciar sua riqueza e importância, procurando se destacar e chamar a atenção por onde passavam. Eram populares entre cafetões , traficantes e líderes de gangues nos guetos das grandes cidades dos Estados Unidos, como: Nova York , Kansas City , Chicago, Oakland e Los Angeles, entre as décadas de 1960 e 1980. Eram exibidos como um troféu.
Já nas décadas de 1990 e 2000, os Pimpmobiles eram montados a partir de qualquer veículo grande e extravagantemente personalizado, incluindo marcas estrangeiras como Mercedes Benz, Infiniti, Lexus, BMW, Range Rovers, Porsche, Jaguar, Bentleys, Audi, Volvo e Rolls-Royce, bem como SUVs e caminhões.
Pimpmobiles se tornaram parte da cultura popular quando foram retratados em filmes de Blaxploitation dos anos 1970 que visavam o público negro urbano, com atores negros e trilhas sonoras de funk e soul music.
Filmes de Blaxploitation tendem a acontecer no gueto, lidando com cafetões e traficantes de drogas, muitas vezes com uma representação estereotipada de negros. Pimpmobiles altamente personalizados apareceram nesses filmes como Super Fly , The Mack e Willie Dynamite , bem como filmes convencionais como Magnum Force , DC Cab , Escape from New York e o filme de James Bond Live and Let Die.
Nos anos 2000, eles apareceram nas comédias de 2002 Austin Powers in Goldmember e Undercover Brother.
A partir dos anos 2000 as transformações se tornaram populares entre os americanos de todas as raças, e várias empresas fabricaram kits para converter carros em Pimpmobiles.
Os carros mais populares para essas customizações foram o Cadillac Eldorado e o Lincoln Continental produzidos entre 1971 e 1978. Os carros usados para essas conversões anteriormente pertenciam a aposentados abastados que queriam um grande veículo de luxo; no entanto, com as conversões “Pimpmobile”, os carros passaram a significar ameaça. Uma exceção notável é o “Corvorado” usado no filme Live and Let Die , que era um Chevrolet Corvette C3 com painéis de carroceria do Cadillac Eldorado.
Um conhecido fabricante de Pimpmobile foi Les Dunham da Dunham Coachworks em Boonton, Nova Jersey. Les construiu os carros em Super Fly , assim como o Corvorado do filme de James Bond.
Normalmente uma conversão de Pimpmobile inclui itens como tampas de faróis redondos (comumente conhecidos como faróis “Superfly”), tampas de grade, um ornamento de capô estilo “deusa” de 1941, tampos de vinil acolchoados grossos, pneus largos de parede branca (apelidados de “Gangsta Walls”), calotas cromadas com raios, sistemas estéreo de alta qualidade personalizados e interiores felpudos ou de veludo. Trabalhos de pintura personalizados eram comuns, muitas vezes em cores não tradicionais ou berrantes como roxo ou laranja, com toques especiais como o uso de duas cores de tinta, para as partes superior e inferior do corpo, floco de metal ou tinta perolada. Alguns proprietários de carros também adicionaram murais personalizados ou imagens retocadas no capô.
Atualmente os Pimpmobiles são objetos de desejo para usuários extravagantes e colecionadores. São muito admirados em eventos de exposição.
.
Matéria de
Marcus Vinicius
.
08/outubro/2022
Interessante matéria! Tem gosto pra tudo. Verdadeiras penteadeiras de puta. Kkkk
Verdade….
Parabéns pela matéria!
Parabéns pela materia, muito top