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O Alfa Romeo BAT é um carro conceito italiano criado em um projeto de colaboração entre a “Alfa Romeo” e a casa de design italiana “Bertone”, iniciado em 1953.
BAT “Berlinetta Aerodinâmica Tecnica”
Foram construídos três carros, sendo: o BAT 5 em 1953, o BAT 7 em 1954 e finalmente o BAT 9 em 1955. Todos projetados pelo designer automotivo “Franco Scaglione” (1916/1993).
A Alfa Romeo encomendou de Giuseppe “Nuccio” Bertone da casa de design Bertone três carros-conceito para pesquisar os efeitos do arrasto em um veículo. A ideia era criar veículos com o menor coeficiente de arrasto possível. Os carros foram batizados de BAT “Berlinetta Aerodinâmica Tecnica”. Os três carros apresentavam pára-choques traseiros grandes e barbatanas curvas, foram construídos sobre o chassi do Alfa Romeo 1900.
Os Alfa Romeo BAT foram apresentados no Salão Automóvel de Turim , em 1953, 1954 e 1955, respectivamente.
O que é Coeficiente de arrasto ? Em dinâmica dos fluidos, o coeficiente de resistência aerodinâmica também chamado coeficiente de arrasto e por vezes apelidado simplesmente coeficiente aerodinâmico, é um número adimensional que é usado para quantificar o arrasto ou resistência de um objeto em um meio fluido tal como o ar ou a água, ou, noutras palavras permite quantificar a força de resistência ao ar ou outro fluido por parte de uma dada superfície. Simplificando, conseguir a melhor aerodinâmica possível.
O menor dos coeficientes de arrasto dos três carros foi de 0,19, uma conquista até para os padrões atuais. A Alfa Romeo forneceu uma caixa de cinco marchas e um potente motor de quatro cilindros que produzia mais de 90 cavalos de potência (67 kW), o suficiente para impulsionar o carro a uma velocidade máxima de 201 km/h.
Todos os três BATs originais foram restaurados e fazem aparições em feiras de carros como o Concorso Italiano e o Pebble Beach Concours d’Elegance. Também ficaram expostos no “Museu Blackhawk em Danville”, Califórnia de 2005 a julho de 2017.
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BAT 5
O BAT 5 foi o primeiro do projeto BAT da Bertone-Alfa Romeo. Foi apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Turim, em 1953.
O design do modelo foi baseado em um estudo da aerodinâmica. O formato da frente visa eliminar o problema de interrupção do fluxo de ar em altas velocidades. O projeto também visa eliminar qualquer resistência extra gerada pelo giro das rodas, além de conseguir uma estrutura que crie o menor número possível de vórtices de ar.
Na prática, esses critérios rigorosos permitem que o carro atinja 200 km/h (120 mph) com o motor de 90 hp (75 kW) montado como padrão. O projeto criado por Bertone era para um carro extremamente leve (1.100 kg), com janelas laterais em um ângulo de 45 graus em relação à carroceria do carro e um grande pára-brisa que combina com o teto quase plano. A cauda tem um pára-brisa traseiro longitudinal dividido por um pilar fino e duas barbatanas afinando para cima e levemente para dentro. O carro tinha um coeficiente de resistência de 0,23.
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BAT 7
O BAT 7 foi exibido no Salão do Automóvel de Turim em 1954, um ano após o BAT 5.
Para esse projeto (como nos outros modelos BAT, embora menos evidente), Bertone acrescentou elementos de sua experiência trabalhando em perfis de asas na indústria aeronáutica .
O resultado foi o formato das grandes barbatanas caudas curvadas. O nariz era mais baixo que o do BAT 5, e as saliências onde os faróis normalmente ficavam mais destacados. Os faróis foram localizados ao lado do nariz e abaixados quando em uso. O coeficiente de arrasto da MTD 7 é de 0,19.
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BAT 9
O terceiro BAT foi exibido no Salão do Automóvel de Turim de 1955. O BAT 9 foi feito para parecer mais com os modelos atuais da Alfa Romeo do que os outros BAT anteriores.
O BAT 9 eliminou as linhas de asas marcantes dos modelos anteriores em favor de uma linha mais limpa e mais sóbria.
As barbatanas traseiras, que nos outros dois modelos tinham uma aparência real de asa, foram dimensionadas em duas pequenas placas de metal, bem parecidas com as barbatanas traseiras em produção nos carros americanos e europeus da época.
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BAT 11
Mais de 50 anos depois a Alfa Romeo e o estúdio Bertone mostraram um novo conceito BAT em 2008.
O BAT 11 estreou em Genebra , na mesma época do Salão do Automóvel de Genebra de 2008 , em um evento próprio, fora do salão.
O novo carro conceito BAT 11, baseado no Alfa Romeo 8C Competizione , compartilha muitas dicas de estilo com os carros BAT clássicos dos anos 50.
O design sempre desempenhou um papel importante na história da Alfa Romeo. Existem muitos carros-conceito da Alfa Romeo, geralmente fabricados por casas de design famosos. A série de conceitos BAT da década de 1950 foi uma colaboração com a casa de design italiana Bertone. Outros construtores de carrocerias italianos famosos e casas de design como Pininfarina, Bertone, Zagato e ItalDesign-Giugiaro também tiveram um grande papel na história da Alfa Romeo. Ainda hoje alguns modelos são projetados e construídos por eles.
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Fotos meramente ilustrativas – Fonte: Wikipédia
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Matéria de
Marcus Vinicius
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06/abril/2020