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Muitos projetos chamados de carros-conceito apresentaram recursos e inovações que “desenharam” o futuro do automóvel. Um deles foi o Buick Centurion 1956, um carro-conceito muito além do seu tempo.
O Centurion foi apresentado em 1956 no General Motors Motorama Show. Equipado com motor V8 de 325cv de potência. Espaço para quatro pessoas, sendo que os assentos deslizavam automaticamente para a frente, quando as portas eram abertas facilitando a entrada e saída dos passageiros. Nas décadas de 1950 e 1960 os carros-conceito eram muito estranhos, tinham um design incomum, mas foram grandes percursores dos automóveis da atualidade, tanto em tecnologia quanto em aerodinâmica.
O Centurion introduziu o conceito de câmeras retrovisoras e teto solar, também os assentos anatômicos e os encostos de cabeça se tornaram bem vindos para os carros americanos, antes usavam apenas bancos corridos. Muito interessante era a pintura em dois tons; vermelho e metálico escovado.
A carroceria interna foi construída em fibra de vidro conjugada com uma cúpula em forma de bolha, para as janelas e o teto. Embora essa ideia da bolha não tenha sido adaptada diretamente aos carros americanos, ela se tornou a base para os tetos solares e tetos panorâmicos atuais. No entanto, uma coisa que o Centurion não podia fazer era abrir as janelas para deixar entrar a brisa, como os motoristas fazem hoje em seus carros modernos.
O Buick Centurion 1956 foi um dos primeiros carros a apresentar a câmera retrovisora. Chuck Jordan, um designer automotivo da década de 1950, surgiu com o conceito de que uma câmera retrovisora poderia ser útil tanto para dar ré quanto para ver o que está atrás do veículo. Jordan instalou uma câmera acima do logotipo do porta-malas na parte traseira do carro, permitindo que essa câmera transmitisse imagens em tempo real de trás do carro para o motorista visualizar no painel dianteiro. É por causa dessa câmera que o Buick Centurion 1956 não tem espelhos (tirar os espelhos foi um erro).
O Centurion fez o movimento para integrar o design externo e da cabine de um avião ao automóvel moderno, empregando muitas características aerodinâmicas começando na frente, fluindo suavemente pelo veículo até a traseira.
Outra característica notavelmente semelhante à cabine de um avião, era o posicionamento central da coluna de direção, foi colocado no centro do painel e o volante suspenso voltado para a esquerda (exageraram na criatividade).
Embora nunca tenha chegado à produção, o Centurion inspirou muitas ideias de carros-conceito, o para-lamas tipo asa na parte traseira, o longo capô com faróis embutidos atrás do para-choque e as entradas de ar nas laterais do carro, garantindo que os passageiros recebessem ar fresco; foram recursos que a Buick e a Chevrolet consideraram adequados adaptar à sua linha de carros daquela época.
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Matéria de
Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
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21/novembro/2023
Parabéns Vinicius. Belo trabalho de pesquisa e de preservação da memória automobilística. Nos somos da última geração que andou em Buicks. Nossos filhos e netos somente vão conhecer a marca através de artigos como esse. Abraço.