.

.

Ferrari América 340 – 1952

Os primeiros carros América foram os 340, produzidos entre 1950 e 1952, usando o novo motor Lampredi V12 desenvolvido para corridas de Fórmula 1 com 220cv. Apenas 23 cópias foram construídas: 11 pela Vignale , oito pela Touring e quatro pela Ghia

Em 1951 o 340 America Vignale Berlinetta venceu a corrida Mille Miglia pilotada por Luigi Villoresi.

.

Seis carros de estrada foram fabricados pela Vignale desenhados por Giovanni Michelotti, dois Pininfarina Cabriolets e três Pininfarina Cupês, todos usando o mesmo motor projetado por Lampredi do 340 América com o sistema de filtro de ar do carburador alterado, diminuindo a potência para 200cv. 

Este Ferrari 342 América Black Pininfarina Cabriolet foi construído especialmente para o Rei Leopoldo III da Bélgica.

.

O 375 América foi lançado em 1953, um exemplar com carroceria Pininfarina foi mostrado no Salão de Paris daquele ano. Sucessor do 342 América, o 375 estreou o novo motor V12 de “bloco longo” de 4,5L projetado por Lampredi, produzia 300cv de potência e velocidade máxima de 160mph (257,5 km/h).  O 375 era muito caro e exclusivo, construído entre o final de 1953 e 1954 com apenas 12 unidades.

A maioria dos 375 tinham carrocerias cupê de três ou cinco janelas da Pininfarina. Vignale produziu três Cupês e apenas um conversível (foto acima).

.

A Ferrari produziu outra linha de carros América, começando com o 410 Superamérica em 1955. O motor era um 410S de plugue único 5.0L com 340cv. O 410 Superamérica apresentava carroceria personalizada, algumas eram de Boano e Ghia, mas a maioria eram de Pininfarina, todos extremante caros.

Muitos dos cupês Pininfarina da série III tinham três venezianas atrás das janelas laterais e em alguns exemplares esse espaço era envidraçado. Os carros da Série III foram introduzidos em 1958 com 35 unidades construídas até 1959.

.

Também conhecido como “Superfast I”, fabricado sobre chassi 410 Superamérica com motor de corrida do 410S, barbatanas traseiras proeminentes e carroceria bicolor. Foi apresentado no Salão do Automóvel de Paris de 1956. 

.

Outro showcar baseado no chassi e motor do 410 Superamerica foi o Ferrari 4.9 Superfast. Apresentado em Paris em 1957, este carro era uma evolução do 410 Superfast sem as aletas traseiras proeminentes, na cor azul escuro esverdeado e teto branco.

.

400 Superamerica tinha motor Colombo 4,0L menor, mas produzia tanta potência quanto seu antecessor, 340cv. Ele estreou em 1959 quando a produção do 410 terminou; estava disponível como cupê, spider ou cabriolet com carroceria Pininfarina personalizada.

47 unidades da Ferrari 400 Superamerica foram construídas em 2 séries até 1964. Os da Série I tinham entrada de ar com capô aberto, enquanto os carros da Série II tinham entrada coberta e distância entre eixos um pouco mais longa. 

.

Uma versão especial do 400 Superamérica, foi construída em 1959 para Gianni Agnelli. Fugindo à tradição do design Ferrari com a grade quadrada semelhante à usada no Maserati 5000 GT, é um exemplar único.

.

Originalmente construído como Série I Ferrari 400 Superamerica Aerodinamico Pininfarina Cupê, foi renomeado e apresentado como Superfast II no Salão Automóvel de Torino em 1960 e 1961. Foi usado por “Battista Pininfarina” como seu carro pessoal. 

Em 1961 foi remodelado para Superfast III e apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 1962. 

No mesmo ano Pininfarina redesenhou como Superfast IV , foi um conceito de estilo para o próximo modelo 500 Superfast . 

.

O final da série América de primeira linha foi o 500 Superfast, exibido no estande da Pininfarina no Salão Automóvel de Genebra em março de 1964. Durante o desenvolvimento, esses carros seriam chamados de “Superamerica”, mas a decisão foi tomada no último momento de usar o nome “Superfast”. Foram fabricados 36 unidades entre 1964 e 1966, incluindo 12 modelos aprimorados com transmissão de 5 marchas no lugar da anterior de 4 marchas.

.

365 Califórnia substituiu o 500 Superfast em 1966. Foi o primeiro modelo 365 com motor V12 de 4390cc. Era o mesmo chassi do 500 Superfast com uma carroceria Cabriolet evolutiva da Pininfarina . Estreou no Salão Automóvel de Genebra em 1966, apenas 14 exemplares foram produzidos, incluindo 2 com volante à direita.

.

Deixei para apresentar este modelo único no final, não é pela sua insignificância mas sim pela exclusividade do design, totalmente fora dos padrões da Ferrari. A 410 Superamerica Ghia foi quem chamou minha atenção, despertando a curiosidade e foi o incentivo para escrever esta matéria.

A Ferrari 410 Superamerica Ghia foi uma criação do designer Giovanni Savonuzzi, projetista dos carros de exibição Lincoln Gilda e Chrysler Dart, com os quais o Ghia 410 tem uma forte semelhança. Infelizmente não foi considerado um dos mais bonitos Ferrari Superamerica. As suas barbatanas pontiagudas que se elevam quase trinta centímetros acima da linha do para-lama traseiro e o seu enorme para-choque traseiro também não agradou. 

A Ferrari 410 Superamerica Ghia também apresentava um pára-brisa envolvente, como era a moda em meados da década de 1950; ele tinha um canto traseiro inferior que machucava os joelhos de muitos motoristas. Esta Ferrari 410 Superamerica Ghia Cupê 1956 foi a única produzida e atualmente é muito admirada nos eventos que participa.

.

Na década de 1950 a Ferrari trilhou um novo caminho, construindo carros de luxo totalmente diferenciados. Não era uma produção em série; em média apenas um era construído a cada mês. O modelo foi descontinuado em 1966 após quinze anos e apenas 130 carros produzidos. Hoje os modelos America, SuperAmerica e Superfast permanecem como alguns dos carros mais exclusivos e valiosos já produzidos pela Ferrari.

.

Fonte: Wikipédia e sites relacionados

Fotos meramente ilustrativas

.

Matéria de

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

Revisão de

Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

.

.

18/novembro/2023

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *