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Nós sempre ouvimos falar dos caminhões COE, mas muita gente não entende essa denominação, por isso vamos explicar aqui.
COE – cab-over engine
(Cabine sobre motor)
O cab-over , também conhecido como cabine sobre motor (COE), cabine para a frente (EUA) ou controle para frente (Reino Unido), é a cabine de caminhão , ônibus ou van que tem a frente vertical, “face plana” ou “cara chata” (popularmente chamada no Brasil) , sendo a cabine do caminhão instalada acima (ou à frente) do eixo dianteiro, e sobre o motor, diferentemente do caminhão convencional, onde o motor é montado na frente do motorista.
Esta configuração de caminhão é atualmente comum entre os fabricantes de caminhões europeus e asiáticos. Os regulamentos europeus estabelecem restrições para o comprimento total e o comprimento da área de carga, o que permite comprimento de cabine de 2,35m em combinação com o comprimento máximo da área de carga.
Os caminhões cab-over são amplamente utilizados para coleta de lixo, e outras aplicações que exigem um raio de manobra apertado ou entrada e saída com frequência em locais de difícil acesso.
Os cab-overs também são muito populares no segmento de caminhões leves e médios, onde o tamanho compacto é necessário para a mobilidade urbana sem sacrificar a carga útil.
O primeiro caminhão nos Estados Unidos foi construído pela Autocar em 1899, chamado de “motor sob o assento”. Embora os primeiros caminhões da Autocar não fossem exatamente “cab-over”, uma vez que o caminhão não possuía cabine eles foram os precursores dos COEs. A primeira empresa a produzir caminhões com cabines foi a Sternberg a partir de 1907.
A introdução do primeiro layout moderno de cab-over nos Estados Unidos foi produzido pela White Motor Company em 1932. Em seguida vieram as vans e caminhões para a International Harvester . Os corpos para esses veículos foram inicialmente produzidos pela Metropolitan Body Company (MBC). A empresa produziu uma grande variedade de carrocerias comerciais para a Chevrolet, Ford, Dodge Bros e International Harvester até 1948.
A Autocar reintroduziu o formato do motor sob o assento com seu Modelo U em 1933, um marco nas estradas dos Estados Unidos até a década de 1950.
A segurança dos ocupantes dos caminhões depende do espaço de sobrevivência dentro da cabine. Em 1959 a Volvo realizou pela primeira vez um crash-test em uma de suas cabines, colidindo um pêndulo de uma tonelada contra a estrutura. A Volvo foi a primeira no mundo a realizar este tipo de teste com seus veículos, incentivando as demais companhias a realizarem avaliações de segurança nos brutos.
Hoje os COEs das décadas de 1930, 40 e 50 são objetos de desejo entre os restauradores e colecionadores de carros antigos. Nas mãos de artistas eles são transformados em verdadeiras obras de arte sobre rodas, despertando o interesse e a admiração de quem os vê.
Vejamos alguns exemplares
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Matéria de Marcus Vinicius
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