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Vespa é uma marca italiana de scooters e ciclomotores fabricada pela Piaggio. As Vespas evoluíram de um modelo único de scooter fabricado em 1946 pela Piaggio & Co SpA, tornando-se uma linha completa de scooters. Desde o seu início as scooters Vespa são conhecidas pelo seu corpo monobloco de aço prensado numa unidade estrutural unificada; carenagem completa envolvendo o motor, o mecanismo do motor e ocultando sujidade ou gordura. Um piso plano fornece proteção para os pés e a carenagem frontal proeminente protege contra o vento e sujeiras.

Projeto

Protótipo MP5 – 1944

Em 1944 os engenheiros da Piaggio, Renzo Spolti e Vittorio Casini, projetaram uma motocicleta com carroceria que envolvia totalmente o sistema de transmissão e formava uma alta proteção contra respingos na frente, incluindo controles montados no guidão, resfriamento de ar forçado e rodas de pequeno diâmetro, conhecido como MP5 “Moto Piaggio nº 5”. O protótipo foi apelidado de “Paperino”, que significa “Pato Donald” em italiano. Piaggio não gostou do MP5 e contratou o engenheiro aeronáutico Corradino D’Ascanio para redesenhar a scooter. D’Ascanio, que já havia sido consultado sobre o design e fabricação de scooters, deixou imediatamente claro que odiava motocicletas, acreditando que eram volumosas, sujas e não confiáveis, partindo imediatamente no desenvolvimento da nova scooter.

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Scooter MP6 1946

O protótipo MP6 de D’Ascanio tinha o motor montado ao lado da roda traseira acionada diretamente pela transmissão, eliminando a corrente de transmissão além do óleo e sujeira associados a ela. Tinha uma estrutura de longarina unitária com painéis externos de aço resistentes. Essas mudanças permitiram que o MP6 tivesse um design harmonioso em vez de uma seção central alta como a do MP5 Paperino. Também incluía uma suspensão dianteira unilateral, rodas dianteiras e traseiras intercambiáveis ​​​​montadas em pontas de eixo e uma roda sobressalente. Semelhante ao Paperino, incluía os controles montados no guidão e a carroceria fechada com a alta proteção frontal contra respingos. 

Ao ver o MP6 pela primeira vez, Enrico Piaggio exclamou: “Sembra una vespa!” “Parece uma vespa!”; Naquela hora Piaggio nomeou sua nova scooter. O nome Vespa foi associado ao inseto pelo formato da carroceria do veículo, a parte traseira mais grossa conectada à parte dianteira por uma cintura estreita, e a barra de direção lembrava as antenas.

A Vespa foi apresentada na Feira de Milão de 1946. As primeiras cinquenta unidades venderam lentamente, depois com a introdução do parcelamento as vendas dispararam. Foram vendidas cerca de 2.500 Vespas em 1947, mais de 10.000 em 1948, 20.000 em 1949 e mais de 60.000 em 1950. 

Audrey Hepburn e Gregory Peck – 1952

Logo as Vespas chegaram às telas de cinema, em 1952 Audrey Hepburn montou a Vespa de Gregory Peck no longa-metragem “Roman Holiday” para um passeio por Roma, isso resultou em mais de 100.000 vendas. Em 1956, John Wayne trocou seu cavalo em favor do veículo de duas rodas para se movimentar entre as filmagens, assim como Marlon BrandoDean Martin e o artista Abbe Lane tornaram-se proprietários de VespasWilliam Wyler filmou Ben Hur em Roma em 1959, permitindo que Charlton Heston abandonasse o cavalo e a carruagem entre as filmagens para dar uma volta na Vespa.

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Lambretta é a marca registrada de motonetas, inicialmente fabricadas em Milão, Itália, pela Innocenti. O nome deriva da palavra Lambrate, subúrbio de Milão que leva o nome do rio Lambro que atravessa a região onde ficava a fábrica. Lambretta era o nome de um espírito aquático mítico associado ao rio.

Projeto

O mesmo D’Ascanio que odiava motocicletas, projetou um veículo totalmente novo. Ele foi construído sobre uma longarina com câmbio no guidão e o motor montado diretamente na roda traseira. O escudo de proteção frontal mantinha o piloto seco e limpo em comparação com a frente aberta das motocicletas. O design da área de passagem das pernas foi voltado para as mulheres, pois usar vestidos ou saias tornava um desafio andar de motocicleta convencional. Após um desentendimento entre D’Ascanio e Innocenti, esse projeto foi parar nas mãos de Piaggio e resultou na Vespa.

Lambretta Model A – 1947

O projeto final da Lambretta foi feito pelos engenheiros aeronáuticos Cesare Pallavicino e Pier Luigi Torre. Torre foi quem projetou o motor e organizou a fábrica da Innocenti para produção em massa.

Lambretta Model B – 1949

A Lambretta chegou ao mercado em 1947, apresentava um assento traseiro para passageiro ou opcionalmente um compartimento de cargas. O escudo de proteção frontal era uma peça plana de metal aerodinâmico; mais tarde, ele se desenvolveu em um revestimento duplo para permitir uma bolsa de metal adicional atrás do escudo frontal, semelhante ao porta-luvas de um carro. A tampa do combustível ficava embaixo do assento articulado.

Lambretta 150LD 150cc – 1955

As vendas de scooters diminuíram drasticamente, levando Innocenti a uma crise financeira que resultou no fechamento das portas em 1972.

Lambretta LD 1958 e Lambretta LI 1966

Em 2017 renasce a Innocenti SA com o lançamento da Lambretta V-Special, uma nova scooter sob a marca Lambretta; introduzida em 3 modelos: V50 Special, V125 Special e V200 Special; elas são produzidas até os dias atuais.

Lambretta V-Special – 2017

A pequena vila de Rodano, perto de Milão, abriga o maior museu de Lambrettas da Europa e os arquivos Innocenti. Na coleção também estão várias scooters de outras marcas, incluindo alguns primeiros modelos da década de 1910 e scooters do Exército dos Estados Unidos, lançadas de paraquedas sobre a Normandia em 1944.

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Então… decidiu se vai de Vespa ou de Lambretta?

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Mais uma do

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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Revisão de

Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

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02/Nov/2023

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