.

Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2025 é a 76ª temporada da competição, reconhecido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o órgão regulador do automobilismo internacional, como a mais alta categoria de competição para carros de corrida monoposto. Em 2025 serão vinte e quatro Grandes Prêmios, realizados em todo o mundo entre os meses de março e dezembro.

A temporada de 2025 é a última a utilizar a configuração da unidade de potência introduzida em 2014. Uma configuração revisada do sistema elétrico sem o MGU-H e com uma maior potência do MGU-K será introduzida para o campeonato de 2026. Este será também o último ano da geração de chassis introduzida em 2022 e o último ano do Sistema de Redução de Arrasto (DRS, na sua sigla em inglês) introduzido para auxiliar ultrapassagens em 2011, uma vez que carros com aerodinâmica ativa e asas móveis serão introduzidos também a partir da temporada de 2026.

Calendário

Equipes e Pilotos

1ª Prova – Grade Prêmio da Austrália

Grande Prêmio da Austrália de 2025 foi emocionante, Lando Norris conquistou uma vitória incrível, superando grandes adversários e um clima desfavorável. A corrida foi realizada no Circuito Albert Park em Melbourne, com muita chuva. O piloto da McLaren Lando Norris mostrou toda sua habilidade e estratégia enfrentando a pista molhada e as ameaças dos concorrentes.

Resultado até o 10º colocado

.

2ª Prova – Grande Prêmio da China

No domingo dia 23 de março, o GP da China teve a vitória de Oscar Piastri que liderou a prova de ponta a ponta conquistando a terceira vitória na carreira. O australiano, aliado ao segundo colocado Lando Norris, configuraram uma dobradinha para a McLaren que chegou como favorita em Xangai. O pódio teve a presença de George Russell, da Mercedes, que chegou em terceiro;  Max Verstappen da Red Bull ficou em quarto e Esteban Ocon da Haas foi o quinto.

Resultado até o 10º colocado

3ª Prova – Grande Premio do Japão

O Grande Prêmio do Japão de 2025  foi a terceira etapa da temporada de 2025 da Fórmula 1, disputada em 6 de abril de 2025 no Circuito de Suzuka, em Suzuka, Província de Mie, Japão. Líder de ponta a ponta, Max Verstappen conduziu tranquilo rumo à sua primeira vitória de 2025. Este evento marca o retorno de Suzuka ao início do calendário, após anos como uma das provas finais, e foi a primeira corrida de Yuki Tsunoda pela Red Bull Racing, substituindo Liam Lawson após duas etapas na temporada. A Lenovo segue como patrocinadora titular, enquanto o circuito, projetado por John Hugenholtz e inaugurado em 1962 como pista de testes da Honda, mantém sua reputação como um dos traçados mais técnicos e adorados da Fórmula 1.

Resultado até o 10º colocado

4ª Prova – Grande Prêmio do Bahrein

Oscar Piastri ganhou o Grande Prêmio do Bahrein, após liderar de ponta a ponta. A prova teve show de Lewis Hamilton, que operou várias ultrapassagens e chegou na quinta colocação depois de largar em nono. O pódio, com Piastri no topo, George Russell em segundo e Lando Norris em terceiro. O brasileiro Gabriel Bortoleto ficou com a penúltima posição. Horas após o final da prova, ganhou mais um lugar, Nico Hulkenberg, foi desclassificado pelo desgaste excessivo da prancha que determina o limite mínimo de altura do carro.

Resultado até o 10º colocado

5ª Prova – Grande Prêmio da Arábia Saudita

Oscar Piastri venceu o GP da Arábia Saudita, o australiano largou em segundo desafiando Max Verstappen que foi punido em 5s, assumindo a ponta e a liderança do campeonato. Verstapen chegou em segundo e Charles Leclerc foi o terceiro, garantindo o primeiro pódio da Ferrari do ano.

Resultado até o 10º colocado

6ª Prova – Grande Prêmio de Miami

Oscar Piastri venceu o GP de Miami dominado pela McLaren. A expectativa era de ver uma disputa entre Max Verstappen e os demais competidores, o que não aconteceu. Mesmo assim foi uma prova movimentada, com disputas bem interessantes. Lando Norris completou a dobradinha da McLaren, com George Russell aparecendo no pódio depois de um fim de semana duro em relação ao que teve Kimi Antonelli, especialmente em classificações. No fim, terceiro lugar para o inglês e apenas sexto para o italiano. Verstappen foi o quarto, depois de acabar com os pneus tentando segurar o ataque da dupla da McLaren. 

Resultado até o 10º colocado

O Gasolina na Veia estará atualizando esta matéria a cada prova.

.

Marcus Vinicius

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *