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Camião em português europeu, ou caminhão em português brasileiro, é um veículo motorizado terrestre para transporte de cargas. São montados sobre uma estrutura forte chamada de chassis. Os caminhões são construídos em várias dimensões, desde o tamanho de um automóvel, que são as picapes, com a carroceria aberta, até o tamanho de caminhões pesados para uso em autoestradas.

Primeiro caminhão a vapor

Os caminhões iniciaram como “fardier” movidos a vapor, construídos por Nicolas-Joseph Cugnot a partir de 1769. Eles não eram muito comuns, o primeiro semiatrelado surgiu em 1881, puxado por um trator a vapor Dion. Caminhões movidos a vapor foram vendidos na França e Estados Unidos até o início da Primeira Guerra Mundial.

Daimler 1896

O primeiro motor de combustão interna foi construído em 1896 por Gottlieb Daimler. Na sequência a Peugeot, Benz e Renault também construíram seus próprios motores. No início a grande maioria era construído com dois cilindros e capacidade de carga entre 1500 e 2000 kg. Em 1904, 700 caminhões foram construídos nos Estados Unidos, em 1907 foram 1000, 1910 foram 6000 e 25000 em 1914.

1920 (ainda com pneus maciços)

Após a Primeira Guerra Mundial, vários avanços foram feitos: os pneus totalmente em borracha foram trocados por pneumáticos, acionadores de partida elétricos e motores de 6 cilindros.

Berliet (França)

Embora já inventados em 1890, os motores a diesel não foram comuns em caminhões na Europa até a década de 1920. Nos Estados Unidos, demorou ainda mais para estes motores serem aceitos; os motores a gasolina ainda eram usados em muitos caminhões pesados até a década de 1970.

Os caminhões para carga pesada são conhecidos como carretas, eles transportam grandes quantidades de produtos ou peças de grande volume. São veículos longos e que possuem mais de dois eixos para suportar a carga. A força motriz, a roda de tração e o motor estão em uma parte do veículo conhecida como cavalo mecânico. A carga fica em outro compartimento, que é ligado ao cavalo mecânico, para que o transporte possa ser realizado.

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Os caminhões para carga pesada são identificados pelo número de eixos, vamos ver alguns:

Cavalo mecânico

O caminhão chamado de cavalo mecânico, também conhecido como extra-pesado, é o que possui um eixo simples com apenas 2 rodas de tração. É usado com vários tipos de semi-reboques, dependendo da carga a ser transportada.

Cavalo mecânico trucado

O cavalo mecânico trucado possui dois eixos, normalmente, é utilizado para cargas mais pesadas. 

Carreta 2 eixos

A carreta 2 eixos possui a mesma característica do cavalo mecânico trucado, no entanto, seu comprimento é de no máximo 18,15 metros, suportando um peso máximo bruto de 33 toneladas.

Carreta 3 eixos

Esse tipo de carreta usa no cavalo mecânico 2 eixos, mas o semi-reboque é triplo. O uso de 3 eixos na parte em que a carga é acondicionada, permite que sejam carregadas com até 42,5 toneladas de peso bruto. Seu comprimento máximo também é de 18,15 metros.

Bitrem

O bitrem, também conhecido como treminhão, segue o modelo do cavalo trucado, mas possui em todo sua extensão 7 eixos. Esse veículo suporta 57 toneladas de peso bruto e como o nome diz, traciona dois semi-reboques.

Rodotrem

O rodotrem é o maior tipo de caminhão para carga pesada, possui dois semi-reboques e suporta até 74 toneladas de peso bruto em seus 9 eixos.

Caminhão Munck

Fundada em 1960 pelo norueguês Tore Albert Munck, a empresa Munck S/A Equipamentos Industriais é detentora da marca Munck. Com o passar dos anos, esse nome foi associado a um tipo de veículo… O famoso Caminhão Munck.

Esse veículo é montado sobre o chassi de um caminhão convencional, com chassi alongado ou desenvolvido em um conjunto que já abrange caminhão e o guindaste. Por conta disso, ele é único em operação que envolve grandes pesos, distâncias e/ou alturas; podendo assim, operar em locais confinados e com limitação de altura.

Basicamente, ele é usado para erguer, baixar ou movimentar cargas pesadas. Ou seja, o caminhão Munck é um veículo de grande porte. Em sua estrutura, temos um braço hidráulico de içamento que torna possível descarregar, transportar, remover máquinas e peças pesadas em curtas distâncias e alturas.

Utilidades do Caminhão Munck

Os caminhões Munck são amplamente usados em situações que envolvem descarga de máquinas e montagem de estruturas metálicas ou pré-fabricadas. Além disso, o setor de construção civil, usinas e indústrias também recorrem a esse modelo para facilitar o transporte e manuseio de cargas pesadas.

Se isso não bastasse, o Munck também é bastante procurado para ajudar na instalação de postes em redes elétricas, sendo um equipamento muito útil para empresas de energia. Ele consegue fazer movimentos e manobras em locais onde o guindaste não é capaz.

Caminhão Guindaste

O caminhão Guindaste é um equipamento muito utilizado em obras no Brasil, é montado sobre o chassis de caminhão e pode ter infinitas configurações. Seu papel principal é içar, manusear e montar cargas, estruturas entre outros materiais. Este tipo de equipamento executa tarefas com grande agilidade e principalmente segurança, uma vez que sua construção e seus recursos tecnológicos são desenvolvidos de forma a atender os aspectos técnicos e normativos do mercado, garantindo desempenho e principalmente segurança em tarefas de grande complexidade.

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Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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Revisão de Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

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21/02/2022

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