.
O Salão do Automóvel e Autopeças de 1992, realizado entre 15 e 25 de outubro, foi certamente uma das melhores edições do evento. Nessa 17ª edição os 760 mil visitantes conheceram muitas novidades trazidas pelos 400 expositores além de dezenas de modelos importados.
Mas, nada se comparou ao lançamento do Chevrolet Omega; tratava-se de uma apresentação onde o carro era dividido ao meio, e suas partes internas apresentadas com perfeição. Posso afirmar que foi algo surpreendente, eu nunca poderia imaginar que existiria, melhor ainda, eu estava lá e assisti a apresentação. Vou contar um pouco de como este trabalho foi feito.
.
Em 1992 a Oficina Vasques foi contratada para dividir milimetricamente ao meio o novíssimo lançamento da Chevrolet, o Ômega GLS; o carro seria apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo no Anhembi daquele ano.
O Departamento de Marketing da Chevrolet idealizou o que seria uma sensação e algo novo para apresentar ao público visitante.
.
O português José Aníbal Vasques teve diversas reuniões com a direção da montadora para provar que isso seria possível, sua oficina era especializada nesse tipo de serviço e na restauração de carros antigos e especiais.
.
Todos os outros departamentos da montadora foram contra, inclusive o de engenharia e desenvolvimento, pois diziam que seria dinheiro jogado fora. Vasques aceitou o desafio e partiu para a execução.
.
Os componentes mecânicos foram retirados, desmontados e cortados fora. O vidro laminado do pára-brisa foi cortado por ele mesmo, que deu acabamento no corte, o traseiro foi feito novo em duas partes com muita precisão, para as partes se igualarem totalmente por serem abaulados.
.
Atualmente não temos informações do paradeiro desse herói, consegui estas fotos abaixo, mas não tem data nem localização.
.
Este vídeo do YouTube é da apresentação do Omega no Salão do Automóvel de 1992, a qualidade é ruim mas vale assistir. Volto a afirmar, eu estava lá, foi uma surpresa quando o carro começou a dividir ao meio, ninguém esperava por isso.
.
Matéria de
Marcus Vinicius
.
.
.
23/05/2023
Isto é incrível!
Foto tirada no estacionamento do SENAI Conde José de Azevedo, no Ipiranga, sp, o carro provavelmente está no mesmo local atualmente.
entra no YT no canal do AGBADOLATO pois ele está com um projeto de revitalização para preservar esse Omega cortado.
Eu estava lá TB foi show bons tempos de salão e de carros com alma!!!meu primeiro salão foi em 84 e até hj o Ômega e top!
Eu estava lá, foi um SHOW a parte. As lanchas também chamaram bastante a atenção do público.
O carro ficou no Senai e agora vai para a coleção de Alexandre Badolato.
Muito legal!
Esse carro agora foi para o acervo do Alexandre Badolato, vai ser “restaurado” e ficará num galpão junto com uma coleção de carros GM.
Tem video do “resgate” do carro no Senai:
https://youtu.be/unie6Ns8FwI
O carro atualmente está em propriedade do Alexandre Badolato, ou AG Badolato no youtub.