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Mais um super projeto que não vingou, o que não é novidade no Brasil, sempre recheados de boas ideias e inspirados em carros de marcas famosas. Tudo começa com muita empolgação e pouco dinheiro.

Hoje vamos conhecer o Rossin-Bertin Vorax, ou simplesmente “Vorax”, o que seria o primeiro super-esportivo brasileiro. O Vorax foi apresentado no 26º Salão Internacional do Automóvel de 2010 em São Paulo, mas nunca chegou às ruas.

Vorax seria um esportivo brasileiro fabricado em Santa Catarina e exportado para diversos países, em especial para os europeus, de onde viriam muitos componentes para sua montagem.

Vorax foi projetado em estrutura de alumínio e fibra de carbono, equipado com motor BMW V10 de 5L e 507cv de potência, atingia facilmente os 330 km/h e ia de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. Apresentava direção eletro-hidráulica, freios com discos cerâmicos ventilados nas quatro rodas, teto de vidro, seis airbags e sensores de estacionamento.

O Vorax na cor branca, o mesmo que foi apresentado no Salão do Automóvel, era a única versão completa, atualmente não tem notícia do seu paradeiro. As outras já foram vistas em possível estado de abandono, entre elas, a prata e a vermelha, sendo que, são apenas as “cascas” que seriam usadas durante o processo de homologação da marca, o que nunca ocorreu.

O processo de testes e homologação de um novo veículo tem o tempo aproximado de 2 anos e somente após a sua aprovação ele pode entrar em produção. Pelo que pesquisamos esse projeto nem entrou nesta fase, sendo abandonado logo após a sua apresentação.

O Vorax foi mais um projeto frustrado da indústria automotiva brasileira, enterrado mesmo antes do seu nascimento.

Fica a pergunta: Seriam seus idealizadores pessoas de visão ou apenas sonhadores que partiram para uma empreitada sem ter o verdadeiro conhecimento do seu custo e dos passos até que ele possa realmente chegar às ruas ?

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Matéria de

Marcus Vinicius

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16/maio/2023

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