.

Commer foi um fabricante britânico de veículos comerciais e militares de 1905 a 1979. Os veículos Commer incluíam vans derivadas de automóveis, vans leves, ônibus e caminhões.

Commer Bus – 1909

A Commercial Cars Limited foi constituída em setembro de 1905 para fabricar carros comerciais, ônibus, Charabancs, carros de bombeiro e todo tipo de veículo industrial. Em 1920 foi reconhecida como a primeira empresa especializada na fabricação de veículos comerciais de combustão interna. 

Commer Bus – 1910

O que é um Charabanc ? R: É um tipo de veículo puxado por cavalos ou antigos ônibus, de topo aberto, comum na Grã-Bretanha durante o início do século XX. Possui bancos dispostos em filas, voltados para a frente, comumente utilizados para grandes festas, transporte público ou excursões. (Pode-se pronunciar Char-a-banc).

Charabanc (foto ilustrativa)

A Commercial Cars tornou-se membro da Sociedade de Fabricantes e Comerciantes de Motores em agosto de 1906, sendo um dos primeiros fabricantes de veículos comerciais no Reino Unido, em especial o Commer Car.

Commer Car

No Salão do Automóvel Comercial de Olympia, em março de 1907, Commer exibiu um chassi de ônibus com motor de 30 a 36 cavalos e uma caixa de câmbio inventada pelo Sr. Linley, o gerente da obra. Além do chassi do ônibus, a Commer exibiu um charabanc para trinta passageiros e vans de entrega. 

Van Commer – 1914

A produção do primeiro caminhão, do tipo RC de 3 toneladas começou em 1907. Este foi posteriormente modernizado para o SC e assim por diante, através da linha YC, também conhecida como série de caminhões. Com o início da Primeira Guerra Mundial, a fábrica voltou-se para produzir veículos militares para o Exército Britânico, em 1919 mais de 3.000 já haviam sido fabricados.

Foto ilustrativa

A empresa foi obrigada a passar por uma reestruturação financeira em 1920, resultado de uma dívida de £75.000 junto ao Tesouro. Eventualmente, depois de concordar com os termos do administrador judicial, a Commer foi comprada em 1926 por Humber . Em 1931 Humber tornou-se uma subsidiária de propriedade do Grupo Rootes.

Humber Snipe 80 -1932

Como acontece em diversas ou quase todas as marcas, elas são assumidas por outros grupos e vão mudando de nome. O nome Commer foi substituído pelo nome Dodge durante a década de 1970, após a aquisição da Rootes pela Chrysler Europe . Depois que a Peugeot comprou a Chrysler Europe em 1978, a fábrica Commer passou a ser administrada em parceria com a divisão de caminhões da Renault , a Renault Trucks . Por algum tempo, continuou a produzir a linha de caminhões comerciais Dodge com emblemas da Renault, quando houve um pequeno desenvolvimento de produtos. Eventualmente, a produção do Dodge foi cancelada em favor dos modelos convencionais da Renault. (Não tente entender, é uma confusão)

Alguns modelos Commer

.

Matéria de

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

Revisão de

Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

.

04/dez/2023

.

Comments

  1. Mais uma bela reportagem de resgate histórico do automóvel. Parabéns meu amigo. Continue nos brindando com suas matérias, sempre muito interessantes. Com sua permissão vou repassar para o grupo dos pré-guerra. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *