.
HONDA CB 750 FOUR
a moto do século
A difícil tarefa de eleger a moto do século, ficou a cargo de um grupo de jornalistas especializados do mundo inteiro, idealizado pela revista americana Motorcyclist. Contrariando os italianos, ingleses e americanos o título ficou com a moto japonesa.
Em 1968 a “Honda CB 750 Four” foi apresentada no Salão de Tóquio, era a primeira motocicleta de produção em massa equipada com um motor de quatro cilindros em linha, uma inusitada joia tecnológica que serviu como verdadeiro divisor de águas da indústria motociclística mundial.
Não foi apenas pelo motor que a “Four” impressionou: ela também foi a primeira motocicleta a ser equipada de série com freio a disco e partida elétrica, e trazer ao mundo da alta cilindrada um perfeito equilíbrio entre design, performance e confiabilidade.
Pensada para o mercado norte-americano, a CB 750F acabou fazendo sucesso no mundo todo. Ela é considerada a primeira Superbike da era moderna e, através dela, a Honda deu início a uma nobre estirpe de motos Honda equipadas com motores quatro cilindros em linha.
Famosa pelas motos menores, a Honda no ano de 1969 lança oficialmente a “CB 750 Four” ao público pelas mãos de Soichiro Honda, com quatro cilindros em linha e 67 cavalos de potência. A CB750 foi produzida entre 1969 e 2003.
Em 1970 chegaram ao Brasil as primeiras unidades, imediatamente agradando os amantes das duas rodas.
Cada vez mais admiradores da clássica “7 galo” (carinhosamente chamada pelos fãs) se encontram em eventos por todo mundo.
Os customizadores não poderiam ficar de fora, sempre ousando na criatividade e exclusividade de seus projetos.
.
Curiosidades
O apelido de “7 galo” vem do número 7 seguido do número 50 que no jogo do bicho é galo.
Produzida ininterruptamente durante uma década, cerca de 400 mil CB 750 Four de primeira especificação, equipadas com o motor de exatos 736 cc e comando simples (SOHC) no cabeçote foram fabricadas. Sobre a primeiríssima CB 750 que o mundo viu, aquela exibida no Salão de Tóquio de 1968, sabe-se apenas que ela era praticamente uma maquete destinada à exibição.
No começo de 1969, quatro CB 750 montadas artesanalmente, foram enviadas para avaliação aos EUA e Europa. Este com certeza é o mais precioso quarteto de CB 750 Four, do qual apenas duas sobreviveram: uma, azul, está nos EUA e foi vendida em 2014 por 148.100 dólares. A outra vive no Reino Unido, é dourada, e foi leiloada em 2018 por cifra equivalente a 198.200 dólares.
Estas CB 750 do lote inaugural, de exatas 7.414 unidades são, com certeza, as mais procuradas do mercado internacional. A “pedida” para a de chassi nº 750, localizada no Reino Unido e restaurada, é de nada menos que 56 mil dólares.
.
Texto de
Jairo Berteli
.
Fotos meramente ilustrativas
.
09/dez/2019
Ola sou conhecido como ferrugem sou mecanico de motos desde 84 executei muita manutenção na 7galo 400 four 360 sou amante das antigonas inclusive tenho uma 7galo em manutenção na minha oficina que rrportagem maravilhosa foi essa coisa linda pra matar daudades
Muito mérito
Parabéns
👍👍👍
Tive o prazer de ter essa moto em 1974 comprada na Revenda Janda que ficava na Av Brigadeiro Luiz Antonio em Sao Paulo .Ja tive varias motos mas a melhor recordação ainda é a 750 four