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Fonte:

James Brodie

O novo Alfa Romeo Tonale SUV chega para enfrentar o BMW X1 e o Audi Q3, mas como é na estrada? Descobrimos…

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Antes tarde do que nunca? Esse é certamente um ditado em que a Alfa Romeo está apostando no Tonale, a primeira entrada da marca no setor de SUVs compactos e rival de nomes como BMW X1, Mercedes-Benz GLA, Volvo XC40 e Audi Q3.

Você vê, o novo Tonale passou por um parto um tanto difícil. Apresentada em forma de conceito há mais de três anos no Salão Automóvel de Genebra de 2019, a versão de produção que você vê aqui foi desenvolvida através de uma mudança de propriedade da Alfa, trazendo consigo um novo chefe com um grande plano para tornar a marca totalmente elétrica ao 2027. Como resultado, ele sofreu algumas viagens de volta à prancheta – e um lançamento atrasado como resultado.

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Uma ressaca do desenvolvimento do carro (sendo dividido entre Fiat-Chrysler Automobiles e Alfa Romeo da era Stellantis) é que a plataforma do Tonale é a arquitetura FCA Small Wide 4×4 compartilhada com o Jeep Compass, em vez da configuração EMP2, usada por nomes como o Peugeot 3008, a que a marca agora tem acesso.

No entanto, as grandes mudanças abaixo incluem a recém-desenvolvida suspensão MacPherson dianteira e traseira, além do fornecimento de eletrificação em todas as versões do Tonale, com um modelo híbrido plug-in de 202 kW para seguir a oferta de lançamento, que consiste em dois modelos híbridos convencionais. Estes combinam um motor a gasolina turbo de quatro cilindros de 1,5 litros com uma pequena bateria e um motor elétrico ligado à transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades.

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O menos potente destes dois modelos híbridos desenvolve 96kW e 240Nm, enquanto há uma versão mais potente de 118kW. Ambos vêm em dois níveis de acabamento: Ti e Veloce. Detalhes australianos não foram confirmados, com uma chegada provável em 2023 e apenas o modelo de 118kW previsto para ser oferecido aqui.

O aspecto híbrido suave é aparente quando você parte – mas apenas se você prestar muita atenção. Não há nenhum aspecto interativo óbvio no sistema de transmissão eletrificado do Tonale – nenhum botão de modo híbrido ou EV para percorrer, nem nada como recuperação adaptativa para alterar a agressão da frenagem regenerativa. Está tudo muito escondido sob a superfície, exceto por algumas telas de informações que você pode chamar no painel de instrumentos digital, revelando o que o sistema está fazendo em tempo real.

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Com carga suficiente na bateria de 0,8 kWh, o Tonale pode avançar apenas com energia elétrica. E se as entradas do acelerador forem suaves o suficiente, você pode persuadir o carro até cerca de 30 km/h para rajadas curtas, sem emissões. Há um bom nível de urgência na decolagem assistida eletricamente, o que o torna ansioso e ágil para dirigir pela cidade e no trânsito.

No entanto, o motor a gasolina e a caixa de velocidades automática não são os mais afiados. Com 118kW e 240Nm de torque, um sprint de 8,8 segundos de 0 a 100km/h e uma velocidade máxima de 210km/h são certamente valores respeitáveis. Mas, na prática, a natureza hesitante da transmissão significa que o impacto no desempenho não está tão prontamente disponível quanto você espera – a menos que você coloque o carro no modo Dinâmico no seletor de modo de direção.

O motor, embora impressionante na forma como interage de forma silenciosa e competente com os elementos eletrificados em baixas velocidades, não é um desempenho muito divertido. O drone é bem suprimido em baixas rotações e na estrada, onde o ruído do vento – e particularmente o ruído da estrada nas rodas opcionais de 20 polegadas do nosso carro – assume o controle.

Isso é uma pena, porque algum desenvolvimento de chassis louvável ocorreu aqui. Alguma distância foi colocada entre a natureza agrícola do Jeep Compass e o Alfa Tonale agradavelmente ágil, apesar de ambos os carros usarem a mesma plataforma.

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A direção é positiva e reativa às entradas, o que significa que o Tonale inspira confiança; quando você se vira, o nariz parece leve e fácil de colocar. Combinado com uma distribuição de peso equilibrada e uma relutância em rolar que muitos rivais não conseguem igualar, o Alfa é forte dinamicamente, se você puder olhar além das quedas curtas do motor. Não oferece níveis de envolvimento do Porsche Macan, mas também não custa dinheiro ao Porsche Macan.

Nosso carro de teste Veloce veio equipado com amortecedores adaptativos eletrônicos de dois estágios e, em baixa velocidade pela cidade, o passeio parecia firme – mas sufocou buracos e cicatrizes o suficiente. Passar o carro para Dynamic firma as coisas ainda mais, mas uma configuração ‘Soft’ restaura o perfil do amortecedor para corresponder à configuração padrão, mantendo o desempenho máximo do motor e o peso adicional da direção.

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No modelo Ti, os amortecedores seletivos de frequência são padrão. Estes não são ajustáveis ​​pelo motorista por meio de botões na cabine, mas alteram seu nível de recuperação com base nas entradas da superfície da estrada. A configuração básica do sistema parece mais firme do que a dos amortecedores ajustáveis ​​que você encontrará no Veloce.

As aparências importam neste segmento muitas vezes orientado ao estilo e, embora seja uma questão subjetiva, a tradução do conceito Tonale no item finalizado três anos depois é impressionante. Com 4.528 mm de comprimento, é um dos carros mais compridos do seu segmento, mas uma altura de tejadilho de apenas 1.601 mm confere-lhe uma postura mais desportiva do que os rivais mais eretos, como o BMW X1.

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O Ti, que seria um provável candidato para a Austrália, oferece rodas de 18 polegadas como padrão, além de um kit de carroceria preto brilhante e iluminação LED completa na frente e atrás. Veloce, outro anel de entrada, roda em rodas de 19 polegadas e com toques como pontas de escapamento duplas cromadas, detalhes externos em preto e um bodykit ‘Dark miron’ com detalhes em preto fosco. Pinças de freio vermelhas completam o visual, enquanto no interior os compradores terão estofamento em Alcantara, pedais de alumínio e patilhas de câmbio.

Aqui, porém, em nosso primeiro gosto de produção não muito completo, os assentos são acabados em couro sintético vegano. Dizem-nos que, embora o ajuste seja melhorado quando as entregas ao cliente começarem, os materiais são mais ou menos representativos da qualidade final. E isso é uma preocupação.

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Simplificando, os rivais da marca premium para o Tonale terão o Alfa confortavelmente coberto quando se trata de qualidade interior. Plásticos de toque suave são usados ​​no nível superior do painel e na altura da mão para o motorista e o passageiro da frente. Mas o resto dos materiais em exibição são mais duros e não tão caros, incluindo as portas traseiras, onde plásticos resistentes são usados ​​de cima para baixo. Alguns itens na cabine parecem desatualizados, como as aberturas laterais circulares, e também há uma leve fragilidade neles. O console central é feito de plástico leve e fino, embora alguns ajustes tenham sido prometidos.

O espaço é bom na dianteira e a visibilidade dianteira também, mas o banco traseiro é um pouco prejudicado por um túnel de transmissão largo e inclinado, mesmo que deva acomodar facilmente dois adultos. A forma alargada dos pilares C combinado com a total falta de cor na cabine significa que parece um pouco escuro por dentro.

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Há um porta-malas de 500 litros com uma abertura ampla o suficiente e um piso ajustável que oferece uma configuração que fica nivelada com o para-choque traseiro, e muitos pontos de amarração estão presentes, assim como uma tomada de 12v. Mas alguns rivais vêm com mais capacidade de carga total.

Quanto à tecnologia de bordo, a configuração de infoentretenimento de 10,25 polegadas é a mesma da unidade de especificação mais alta do novo Fiat 500 totalmente elétrico. E isso não é uma coisa ruim. É brilhante, nítido e rápido para reagir às entradas, com menus e widgets dispostos logicamente. Os fãs de tecnologia acharão a integração padrão do Amazon Alexa do Tonale também um recurso bem-vindo.

Uma faixa de interruptores no estilo de teclas de piano corre sob a tela para o controle climático, mas alguns itens – como os assentos aquecidos – são controlados por meio da interação com a tela.

Adoramos o estilo do Alfa Romeo Tonale e a forma como se comporta numa boa estrada. Mas existem alguns elementos que impedem claramente de ser uma ameaça real para os melhores SUVs compactos premium do mercado. Um trem de força que se mostra promissor na cidade não pode corresponder às expectativas geradas pelo chassi em estradas abertas, e temos preocupações sobre como os compradores de SUV premium se sentirão em relação à qualidade do interior. Por essas razões, o Tonale pode ficar no grupo de perseguidores, logo atrás dos líderes de classe.

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13/agosto/2022

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