.

Fonte:

.

A feira da Specialty Equipment Market Association (SEMA) 2022 que acontece em Las Vegas, já mostra suas novidades. A Mopar, divisão de acessórios da Stellantis, apresenta um Jeep CJ eletrificado. Ainda mais emocionante, a tecnologia elétrica da bateria por trás dele pode trazer o renascimento dos carros clássicos americanos.

O conceito Jeep CJ SurgE explora um futuro kit de sistema de propulsão de emissão zero e reforça a missão da marca Jeep de se tornar a marca líder de SUV eletrificado do mundo.

O CJ SurgE é conhecido como um Restomod (uma junção de “restauração” e “modificação”). Foi utilizado um modelo CJ7 com o motor de combustão interna trocado por propulsão elétrica a bateria. Os Restomods não são estritamente eletrificações, são feitos com motores de caixa há décadas, mas com as montadoras migrando rapidamente para a energia da bateria, a demanda da comunidade de carros clássicos por recursos semelhantes cresceu nos últimos anos. Em resposta, a Ford começou a desenvolver um sistema de restauração BEV chamado Eluminator . O SurgE é o primeiro passo da Mopar na mesma direção.

Em vez de um motor seis cilindros em linha ou v-oito que os CJ7s foram montados originalmente, a Mopar lançou um “Módulo de acionamento elétrico escalável de 400 volts e 200 kW” que fornece recursos de tração nas quatro rodas. 

Esse motor é apoiado por uma bateria de íon de lítio de 24 módulos que fica em uma “concha personalizada montada na parte traseira da cabine de passageiros”, que você pode ver como a caixa prateada gigante dominando o espaço do porta-malas. Em vez de uma transmissão manual tradicional, o SurgE substitui o câmbio manual por um console central Wrangler JK e um botão de câmbio rotativo. 

Não há informações sobre números de desempenho, muito menos quando ou mesmo se chegará ao mercado. Se você quiser conhecer o SurgE, visite o Las Vegas Convention Center entre os dias 1 e 4 de novembro de 2022.

.

31/outubro/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *