.

.
“La Carrera Panamericana” é um evento de corrida de carros clássicos e esportivos em estradas abertas no México.

Conhecida mundialmente em sua fase inicial como The Mexican Road Race , a competição automobilística receberia o nome de La Carrera Panamericana . A Corrida , evento esportivo do tipo rally , classificado como um dos mais importantes do gênero, além de ser o mais longo do mundo, superou ainda as corridas Mile Miglia e Targa Florio, na Itália. A história da La Carrera Panamericana é dividida em duas etapas, a primeira é a antiga etapa que vai de 1950 a 1954, onde participaram grandes pilotos , a bordo de veículos de renomadas marcas europeias como Ferrari, Osca, Lancia, Mercedes, Porsche ou Maserati, além dos norte-americanos Ford e Oldsmobile. Em 1954 foi realizada a quinta e última corrida da era antiga, já que o governo mexicano da época decidiu cancelar a prova, por questões de segurança, após o trágico incidente nas 24 Horas de Le Mans , na França, no ano de 1955. Foram necessárias pouco mais de três décadas para que a lenda revivesse em 1988, dando origem à segunda era de La Carrera , conhecida como palco moderno , que celebramos ininterruptamente até hoje.
.

Conheça a história completa em:
La Carrera Panamericana é um dos ralis mais famosos do mundo. É uma grande festa onde a velocidade, a história, a cultura, a identidade, tradição e hospitalidade mexicana são os grandes protagonistas de um mundo moderno. Sem dúvida um marco na história do automobilismo internacional, é uma experiência turística com paisagens incríveis. Percorrer a rota da La Carrera é a melhor maneira de conhecer o México.
A Rota Pan-Americana
La Carrera Panamericana 2024, entre os dias 11 e 17 de outubro trazendo muita adrenalina; percorrendo as estradas do México com a estratégia de reativar o turismo rodoviário.

Viajando durante 7 dias intensos de competição, num total de 3.392 km com 625 km de etapas de velocidade, onde competidores de todo o mundo testemunharão paisagens cênicas através de diversos ecossistemas Mexicano.
ROTA
11 DE OUTUBRO Oaxaca – Veracruz
12 DE OUTUBRO Veracruz – CDMX
13 DE OUTUBRO CDMX – Querétaro
14 DE OUTUBRO Querétaro – Michoacán
15 DE OUTUBRO Michoacán – Guanajuato
16 DE OUTUBRO Guanajuato – Aguascalientes
17 DE OUTUBRO Aguascalientes – San Luis Poto
.
Uma brasileira no Grid

Esta é a brasileira Laura Damiron copiloto de seu marido e piloto Hilaire Damiron.
O casal foi o vencedor da competição de 2023; vamos torcer pelos dois; que sejam os vitoriosos em 2024.
.
10/10 – Etapa de classificação em Oaxaca





.
12 DE OUTUBRO Veracruz – CDMX




- Após quase 12 horas de prova, de Veracruz para a Cidade do México, os pilotos chegaram à capital do país sob aplausos.
Grande euforia e adrenalina foram vividas neste sábado nas ruas da Cidade do México com a chegada e percurso dos pilotos da La Carrera Panamericana.
Os motores dos carros clássicos e esportivos rugiam desde a entrada na capital do país pela Ponte Concórdia, a leste da cidade, onde se agruparam para seguir em direção ao Centro Histórico.
.
13 DE OUTUBRO CDMX – Querétaro

Querétaro recebeu a Carrera Panamericana no Zenea Garden, onde a linha de chegada testemunhou a paixão e velocidade dos pilotos. Um final épico em uma cidade cheia de história.






.
Resultado 3ª etapa – 10 primeiros colocados

.
14 DE OUTUBRO Querétaro – Michoacán
RICARDO CORDERO REFORÇA SUA VANTAGEM NA CORRIDA

A Carrera Panamericana continua a sua viagem épica pelas estradas do México, e hoje, segunda-feira, a histórica cidade de Morelia, Michoacán, com os seus majestosos edifícios cor-de-rosa e a sua imponente catedral, acolheu os intrépidos condutores e os seus potentes carros.


Resultado 4ª etapa – 15 primeiros colocados

.
15 DE OUTUBRO Michoacán – Guanajuato
Ricardo Cordero ficou em primeiro lugar no resultado do dia, seguido por Hilaire Damirón e Emilio Velázquez.
Nesta etapa foi inaugurado um novo trecho da rota na história da La Panamericana: Los Azufres, onde a vista dos pinheiros e dos espetaculares gêiseres fizeram com que os pilotos aproveitassem ao máximo a velocidade.




Resultado da 5ª etapa – 15 primeiros colocados

.
16 DE OUTUBRO Guanajuato – Aguascalientes
A Corrida Pan-Americana chegou ao seu penúltimo dia de atividades, marcada como uma das edições mais disputadas dos últimos anos.

Os poderosos Studebakers da categoria Turismo Sénior venceram os resultados do dia. O Commander com número 115, pilotado por Hilaire e Laura Damirón, registrou a melhor marca do dia, encurtando a distância que o separa de El Malditillo, com os líderes Ricardo Cordero e Marco Hernández, que neste dia sofreram furos de pneus e falhas em os freios, o que os enviou para a segunda posição. O Tigre Dourado, com Emilio Velázquez ao volante e Jorge Bernal como navegador, por sua vez, repetiu como terceiro.




Resultado da 6ª etapa – 15 primeiros colocados

.
17 DE OUTUBRO Aguascalientes – San Luis Poto – chegamos ao final da La Carrera Panamericana

RICARDO CORDERO, HILAIRE DAMIRÓN E EMILIO VELÁZQUEZ DISPUTAM O TRIUNFO DA CORRIDA PAN-AMERICANA
A corrida Pan-Americana culminou com um dia inédito, em que Ricardo Cordero e Marco Antonio Hernández venceram a categoria Turismo Sênior, com uma grande diferença de 24 segundos sobre seus seguidores imediatos.

E a sétima vez que Hernández se sagra vencedor, marcando sua história como o maior vencedor na La Carrera Panamericana.
A bordo do icônico Campeão Studebaker de 1953, El Malditillo, esses valentes desafiaram as estradas de Oaxaca, Veracruz, Cidade do México, Querétaro, Guanajuato, Aguascalientes e San Luis Potosí, conquistando quilômetros e também o respeito e a admiração dos torcedores da competição.

Enquanto isso, o piloto francês Hilaire Damirón e sua navegadora, a brasileira Laura Damirón, que começaram como campeãs em título, lutaram bravamente até o final, vencendo duas etapas. Porém, o brilho da vitória não os acompanhou desta vez e a sua dedicação levou-os a uma digna e honrosa segunda posição, que lhes valeu o respeito e a admiração de todos.
Resultado final até o 20º colocado


.

Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.

.

.

.

.
This was a really enjoyable read, thanks for sharing!