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Monteverdi foi uma marca Suíça de carros de luxo criada por Peter Monteverdi, com sede em Binningen no extremo sul de Basileia na Suíça. Foram muitos projetos incríveis, mas poucos chegaram às ruas, vamos conhecer:

Monteverdi High Speed ​​375S

Em 1967 Monteverdi iniciou a produção em série de carros esportivos e de turismo de alto desempenho e luxo. O primeiro modelo foi o cupê Monteverdi High Speed ​​375S de dois lugares.

Monteverdi High Speed ​​375S

Lançado no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1967, recebeu muitos elogios dos especialistas. O carro foi construído em uma estrutura de aço pesada e simples, fornecida pela Stahlbau Muttenz GmbH com carroceria de alumínio projetada por Pietro Frua. Onze unidades do cupê Monteverdi projetado por Frua foram construídas em 1968 e 1969, até que a parceria entre Monteverdi e Frua se dividiu em fúria. Há rumores que Monteverdi era uma pessoa de difícil convívio.

Monteverdi 375/L – 1969

Não muito antes do desentendimento entre os dois, Frua havia construído dois cupês para 4 ocupantes com distância entre eixos alongada. Um deles foi apresentado como Monteverdi 375/L, o outro permaneceu alguns anos na empresa de Frua. Em 1971 foi ligeiramente modificado e vendido à AC (a mesma que produzia o AC Cobra), onde foi apresentado como um AC 428 (único).

AC 428 Frua

Como eu disse, Peter Monteverdi não era uma pessoa, digamos, muito amável, ele era um dos importadores de Ferraris para a Suíça, uma certa época ele declarou: “Ferrari é um carro de jovem, mas nenhum homem jovem pode pagar, as pessoas mais velhas querem carros com transmissão automática, mas a Ferrari se recusa a dar isso a eles.” Enzo Ferrari era outra pessoa de difícil convívio, com isso, impôs que Monteverdi comprasse 100 carros de uma vez e que pagasse adiantado; resultado: “Fim da parceria”. A partir daí Monteverdi partiu para seu super esportivo, o resultado foi o “Monteverdi Hai(tubarão em alemão), com motor central, um monstruoso 426 Chrysler Hemi que produzia 450 CV de potência. Ele recebeu encomenda de 49 unidades, mas apenas 4 foram entregues até 1971.

Monteverdi Hai

Em 1969 Monteverdi escolheu a pequena Carrozzerias Fissore para continuar a produção das suas carrocerias. Fissore redesenhou o 375 Coupé. Agora o carro tinha linhas mais retas e suaves, mantendo as proporções elegantes.

Monteverdi High Speed 375S 1969

Esses primeiros carros Monteverdi produzidos pela Fissore são extremamente raros. Também um conversível relatado como “sem rigidez de carroceria”, hoje em dia é extremamente raro e cobiçado por colecionadores. 

Monteverdi High Speed 375 Conversível 

Logo, Monteverdi também ofereceu um grande sedã chamado 375/4, cerca de 30 foram construídos. 

Monteverdi 375/4

Outras variações do mesmo tema foram o Berlinetta de 1974 com um estilo dianteiro diferente e lanternas traseiras Triumph TR6.

Monteverdi Berlinetta

Monteverdi Palm Beach é um carro-conceito construído em março de 1975 em um chassi Monteverdi High Speed ​​375C encurtado . Foi exibido pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra. Ele nunca entrou em produção e permaneceu único.

Monteverdi Palm Beach

Monteverdi Safari é um SUV 4×4 de luxo apresentado em 1976 e iniciando sua produção em 1977. Foi baseado no International Harvester Scout com o qual compartilhou muitas peças. Em 1982 a produção dos dois modelos foi interrompida. O Safari foi o modelo de maior produção da Monteverdi.

 Monteverdi Safari

O Monteverdi Sierra era um sedã com motor V8 de 5,2 litros e visual diferenciado, produzido entre 1977 e 1980. Era um Plymouth Volaré com carroceria ligeiramente alterada.

Monteverdi Sierra

O Sierra logo foi acompanhado por um conversível de duas portas baseado em um cupê Dodge Diplomat, apenas dois foram fabricados. 

Monteverdi Sierra Convertible

Entre 1981 e 1982 foram convertidas 167 unidades da Land Rover em Land Rover Monteverdi. Elas eram originalmente 2 portas e Monteverdi as transformou em 4 portas, motivo do sucesso do carro.

Landi Rover Monteverdi – 1981

A produção de automóveis Monteverdi foi encerrada em 1984, a fábrica foi convertida em um museu inaugurado em 1985.

Em 1992 Monteverdi tentou se reestabelecer no cenário automotivo com o Monteverdi Hai 650 F1, sem sucesso. Dois protótipos foram construídos, todos residentes no Museu Monteverdi em Basileia.

 Monteverdi Hai 650 F1

A Monteverdi foi uma construtora de carros que eu classifico como visionária, elaborava grandes projetos, mas não os produzia. No total teriam saído das oficinas menos de 3.000 veículos, entre 4X4 e sedãs, vendidos a partir de 1975. Se levarmos em conta apenas o período dos 375 e 450 Hai, são aproximadamente 180 carros produzidos.

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Peter Monteverdi1934/1998Basileia – Suíça

Peter Monteverdi afirmava “eu sempre quis construir carros“, mas tinha a consciência de que “se eu não construísse carros, provavelmente seria infinitamente mais rico e mais saudável, mas com certeza não seria mais feliz“.

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Matéria de

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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Revisão de

Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

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07/nov/2023

Comments

  1. Bela matéria Vinicius. Não me lembrava mais dessa marca que você foi buscar no fundo do baú. Acredito que os nossos Pumas buscaram inspiração nesses modelos Monteverdi. Obrigado por me enviar a matéria e parabéns por mais esse excelente trabalho de pesquisa.

  2. Fazia anos que não ouvia falar nos carros Monteverdi, foi bom relembrar em detalhes a história… E saber que Fissori carrozerie ajudou nessa empreitada

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