.

A Lincoln (Lincoln Motor Company), é a divisão de veículos de luxo da montadora americana Ford. Comercializado entre as principais marcas de veículos de luxo nos Estados Unidos, teve sempre como seu principal concorrente o Cadillac da General Motors. Um dos seus principais modelos foi o Lincoln Continental 1940, ele ajudou a estabelecer o segmento de carros de luxo.

Lincoln Continental 1940

.

A Lincoln Motor Company foi fundada em 1917 por Henry M. Leland, batizando-a em homenagem a Abraham Lincoln. Em fevereiro de 1922, a empresa foi adquirida pela Ford, sua controladora até os dias atuais.

Lincoln – 1920

Quando falamos de Lincoln e Cadillac, pensamos na rivalidade entre as duas marcas, mas a história é ainda mais interessante. Henry M. Leland, fundador da Lincoln também foi o fundador da Cadillac. Vamos explicar em breves palavras:

Henry M. Leland com um Cadillac 1906

Em 1902 William Murphy e seus sócios na  Henry Ford Company, contrataram Leland para avaliar a fábrica e o ferramental de sua empresa antes da liquidação. Leland concluiu a avaliação, mas avisou a Murphy e seus sócios que eles estavam cometendo um erro ao liquidar e sugeriu que, em vez disso, se reorganizassem, construindo um novo carro movido por um motor monocilíndrico que Leland havia desenvolvido originalmente para Oldsmobile. Os diretores não perderam tempo em renomear a empresa como Cadillac, a qual foi vendida para a General Motors em 29 de julho de 1909. Leland permaneceu como executivo até 1917.

(Foto ilustrativa)

Em 1917, Leland formou a Lincoln Motor Company com um contrato de guerra de US$ 10 milhões para construir o motor de aeronave V12 Liberty. Após a guerra, a empresa foi reorganizada e a fábrica da Lincoln Motor Company foi reformulada para fabricar automóveis de luxo. Diz-se que o motor V8 usado nos primeiros automóveis Lincoln foi influenciado pelo design do motor Liberty. Em 1922 a Lincoln tornou-se insolvente e foi comprada pela Ford Motor Company de Henry Ford por US$ 8 milhões.

 Lincoln Model L

Em 16 de setembro de 1920, a Lincoln Motor Company apresentou o Lincoln Model L.

Esse povo fazia a maior confusão, vejam bem: Após a compra da Lincoln Motor Company pela Ford Motor Company, Henry e Wilfred Leland permaneceram na empresa, com Edsel Ford assumindo a responsabilidade por ela. Embora a Ford tenha procurado expandir sua gama de modelos além do Ford Modelo T, a compra da Lincoln teve um certo valor pessoal, já que os proprietários da Lincoln desenvolveram uma empresa automobilística a partir de uma empresa da qual Henry Ford foi forçado a sair. Em 1902, um grupo de investidores (liderado por Leland) forçou Henry Ford a sair de sua segunda empresa, a Henry Ford Company; a empresa foi reorganizada como Cadillac (derivando seu nome do fundador de Detroit). Com exceção do motor, o design Ford Model A 1903 e o Cadillac Model A 1903 são muito parecidos.

1923

Continuando a história, em 1922  Edsel Ford assumiu a administração da Lincoln, com isso, várias mudanças foram feitas tanto no Modelo L quanto em sua produção. A fábrica da Lincoln foi redesenhada e ampliada, os componentes do motor foram atualizados para maior confiabilidade e desempenho. Em 1923 Lincoln já operava com lucro, produziu 7.875 carros, quase 45% a mais do que em 1922.

Lincoln Modelo L Limusine 1924

Em 1924 um Lincoln Modelo L se tornou a primeira limusine oficial usada por um presidente dos Estados Unidos, fornecida para Calvin Coolidge que presidiu o país de 2 de agosto de 1923 a 4 de março de 1929.

Model L – 1930

Já em 1930 a Lincoln conseguiu o que outras marcas levaram 30 anos para realizar, atuava como um concorrente direto da Cadillac. O Model L tornou-se igual a veículos de marcas americanas estabelecidas, como: Duesenberg, Marmon, Packard, Peerless e Pierce-Arrow. Durante a produção do Model L a Lincoln não adotou a prática comum da indústria automotiva americana de mudanças anuais de modelo, fez apenas pequenas revisões e atualizações na linha de modelos do chassi e do trem de força, a carroceria foi praticamente a mesma durante seus 10 anos de produção.

.

A história da marca Lincoln é bem extensa, se eu continuar detalhando tudo a leitura vai ficar cansativa e muitos nem chegarão ao final… é normal. Vou resumir o máximo que conseguir.

Lincoln KB V-12 Sedã – 1932

Lincoln-Zephyr – 1936

Lincoln continental – 1939

Após o final da Segunda Grande Guerra em 1945, a divisão Lincoln-Mercury foi criada, juntando Mercury e Lincoln até o fechamento da Mercury em 2010.

Lincoln EL V8 – 1949

No início da década de 1950, a Ford Motor Company procurou aumentar a diferenciação entre as linhas de modelos Mercury e Lincoln. O Lincoln Cosmopolitan se tornou o modelo Lincoln padrão e o Lincoln Capri o modelo principal da linha.

Lincoln Capri – 1953

Lincoln Premiere – 1956

A partir de 1956 a Ford Motor Company criou a Divisão Continental, posicionada acima da Lincoln como a principal marca da Ford Motor Company. Em seu lançamento apresentou o Continental Mark II como sucessor do carro de luxo Lincoln Continental de 1940/1948.

Continental Mark II – 1956

Em 1959 a Continental desenvolveu os modelos Town Car e Limousine baseado no sedã padrão de quatro portas.

Continental Town Car – 1960

No esforço para redução de custos em 1961, a Lincoln manteve em produção apenas o Lincoln Continental substituindo o Lincoln Capri e o Lincoln Premiere. O novo carro perdeu 15 polegadas de comprimento e 8 polegadas de distância entre eixos. Apenas carroceria de quatro portas foram produzidos e se tornando o único conversível de quatro portas produzido em massa na América do Norte. Para maximizar a saída do banco traseiro a Lincoln voltou a usar portas traseiras tipo suicida.

Lincoln Continental – 1961

Em 1966, para competir melhor com o Cadillac Coupe de Ville e o Imperial Crown/LeBaron Coupe, Lincoln adicionou uma capota rígida de duas portas à linha de modelos Continental. Após o ano modelo 1967, a Lincoln encerrou a produção do Continental conversível de 4 portas. 

Continental Mark III – 1969

Em abril de 1968, o Continental Mark III foi lançado como um modelo de 1969, o primeiro veículo Ford a ser equipado com freios ABS.

Lincoln Versailles – 1977

Desenvolvido como uma resposta à popularidade do Cadillac Seville 1976 , Lincoln apresentou o Lincoln Versailles para o ano modelo 1977. Trinta polegadas mais curto e 1.500 libras mais leve que um Lincoln Continental. O Lincoln Versailles recebeu uma grade de “radiador” estilo Continental , faróis retangulares quádruplos e uma tampa do porta-malas estilo Continental Mark com protuberância simulada do pneu sobressalente. O Versailles foi posteriormente criticado por ser um dos piores exemplos de engenharia.

Lincoln Continental – 1980

Quando Lincoln entrou na década de 1980, a indústria automotiva americana permaneceu na ” era Malaise “, lutando para equilibrar a eficiência de combustível, controles de emissões de gazes e redução de tamanho. A indústria também se viu competindo com os fabricantes europeus e japoneses que entravam em segmentos antes dominados pela Ford, General Motors e Chrysler. Como ponto alto, após um ciclo de modelo de dez anos, o Lincoln Continental passou por uma reformulação completa, tornando-se o Lincoln mais leve desde a Segunda Guerra Mundial.

Lincoln Continental – 1988

Para 1988 o Lincoln Continental foi reformulado, sendo o primeiro Lincoln com tração dianteira.

Lincoln Town Car – 1991

Lincoln entrou na década de 1990 bem próximo do rival Cadillac em número de vendas, mas, agora enfrentava a concorrência dos recém-chegados Infiniti e Lexus. Para 1990, o Town Car passou por uma reformulação completa e também diminuindo o consumo de combustível.

Em 1993 o lançamento do Lincoln Mark VIII.

Em 1998 a Lincoln apresentou o SUV Lincoln Navigator.

Em 2000 foi lançado o sedã esportivo Lincoln LS de tamanho médio desenvolvido para competir com os equivalentes produzidos na Europa e no Japão.

 Em 2002 a Lincoln apresentou o Lincoln Blackwood, a primeira picape produzida pela marca. 

Em 2005 foi introduzida uma segunda linha de modelos de picapes, a Lincoln Mark LT . Novamente baseado no Ford F-150 SuperCrew . O design do Mark LT foi parcialmente derivado da Lincoln Blackwood. 

Para 2007 o Lincoln Zephyr foi renomeado como Lincoln MKZ.

Para 2009 a Lincoln apresentou seu sedã totalmente novo, o Lincoln MKS.

Em 2013 a linha de modelos Lincoln passou por várias revisões de design, encabeçadas pelo lançamento do MKZ de segunda geração.

Lincoln MKC – 2015

Para 2015, a Lincoln introduziu dois novos SUVs. O SUV crossover compacto Lincoln MKC, tornou-se o primeiro Lincoln produzido exclusivamente com motores de quatro cilindros. O  Navigator passou por uma extensa revisão, adotando o motor V6 biturbo de 3,5 L do Ford F-150 como padrão.

Após onze anos de produção de seu antecessor, em 2018 a Lincoln lançou a quarta geração do SUV Navigator, integrando a grade retangular embutida do Continental em seu exterior.

Para comemorar o 80º aniversário de lançamento do Continental, em 2019 a Lincoln apresentou a Coach Door Edition do 80º aniversário.

Para 2020 a linha de modelos Lincoln passou por uma nova expansão, com o retorno do SUV médio Aviator, oferecendo o primeiro sistema híbrido-elétrico em um Lincoln SUV. 

.

Atualmente a Lincoln comercializa os modelos Navigator, Aviator, Nautilus e Corsair.

Lincoln Navigator – 2023 – SUV tamanho normal

Lincoln Aviator – 2023 – SUV crossover de três filas de tamanho médio

Lincoln Nautilus – 2023 – SUV crossover de duas fileiras de tamanho médio

Lincoln Corsair – 2023 – SUV crossover compacto

.

Automobilismo

Como todas as marcas americanas da década de 1950, Lincoln participou da série Grand National Stock Car da NASCAR, vencendo a primeira corrida dessa série. Os Lincolns participaram na NASCAR até 1953.

Nascar 1950

O Continental Mark VII correu na Trans-Am Series em 1984 e 1985 sem sucesso, com o melhor resultado sendo um nono lugar em 1984.

 Trans-Am Series 1985

Em 1992, um protótipo do Lincoln Mark VIII foi construído como um carro de velocidade em terra, estabelecendo o recorde de velocidade máxima para um stock car com motor abaixo de 5 litros a 182 mph (293 km/h). 

.

Carros presidenciais 

Limousine de Richard Nixon – 1969

Os Lincolns foram incluídos como limusines oficiais para os presidentes dos Estados Unidos, de Calvin Coolidge, Franklin D. Roosevelt a George HW Bush. Lincoln também produziu os primeiros veículos blindados para uso presidencial.

.

.

Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

Revisão de Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

.

.

10/julho/2023

.

1936

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *