.
MASERATI
Fundada em Bolonha na Itália
pelos irmãos Maserati
em 1º de dezembro de 1914
No início a pequena oficina dos irmãos Maserati, (Alfieri, Bindo, Carlo, Ettore, Ernesto e Mario) produzia motores, velas de ignição, e carros de corrida para a Diatto.
Em 1926 a Diatto parou a produção de carros de corrida, levando os irmãos Maserati iniciar a produção de seus carros. Um dos primeiros modelos da Maserati foi o Tipo 26, vencedor da corrida Targa Florio em 1926 com “Alfieri Maserati” ao volante.
Rapidamente a Maserati aumentou a produção de carros com motores de 4, 6, 8 e 16 cilindros, e participar de corridas até 1937, quando a empresa foi vendida para a família Orsi que em 1940, transferiu toda a produção para Modena, onde ainda permanece.
Targa Florio 1927
Mesmo sob a direção da família Orsi, os irmãos Maserati continuaram trabalhando para a empresa, e os carros continuaram a ganhar corridas, mesmo disputando com os gigantes do automobilismo alemão, Auto Union e Mercedes.
Em 1939 e 1940 um Maserati 8CTF venceu as 500 Milhas de Indianápolis, mais dois grandes feitos.
Durante a Segunda Guerra Mundial a produção foi interrompida para fornecimento de componentes de guerra, retornando em 1948 com o lançamento do A6 (a letra A em homenagem a Alfieri Maserati falecido em 1932, e o número 6 indicando o número de cilindros do motor).
Nos anos seguintes, fabricou dois modelos projetados para a nova categoria do automobilismo mundial, a “Fórmula 1”, além de inéditos modelos de rua que rivalizariam com a Ferrari. Com isso, em 1957 a MASERATI se sagrou campeã mundial de automobilismo com o modelo 250F, pilotado pelo lendário Juan Manuel Fangio.
No final da década de 1950, a Maserati focou mais em modelos de ruas, e o engenheiro chefe” Giulio Alfieri” construiu o Maserati 3500 coupé , equipado com um corpo de alumínio e motor de seis cilindros.
A partir daí foram muitos lançamentos, confiram:
Em 1968 , a Maserati foi vendida para a Citroën, que começou a usar conhecimentos e motores da Maserati, e os modelos Maserati passaram a usar tecnologia de sistemas hidráulicos da Citröen. Houve um significativo aumento de produção e novos modelos foram lançados, vejam alguns:
.
Em 1975 a Citröen faliu, consequentemente a Maserati foi junto. A partir daí foi mantida pelo apoio financeiro das autoridades italianas e ainda em 1975 a empresa passa para as mãos de Alessandro de Tomaso , um ex-piloto de corridas argentino. De Tomaso controlava a fabricante de motocicletas Benelli, compradora da Maserati. Mais uma nova história e novos modelos, confiram:
Em 1993 outro dono, a empresa foi adquirida pela Fiat, a partir daí grandes investimentos foram feitos na empresa e a Maserati floresceu.
Em 1997 a Fiat vendeu 50% das ações da empresa para a Ferrari. Em 1999, a Ferrari recebeu o controle total da empresa e fez da Maserati sua divisão de luxo. Uma nova fábrica foi construída para substituir a fábrica existente a partir da década de 1940.
Durante o Período da Ferrari, dois novos modelos foram lançados: o MC12 , um supercarro com chassi Enzo Ferrari e motor V12, e o Quattroporte , um sedã de luxo com motor V8 de 4,2 litros.
Em 2005, a Maserati foi novamente separada da Ferrari e agora é uma das marcas de carros sob controle da Fiat ao lado da Ferrari, Alfa Romeo, Fiat e Lancia.
VEJAM OS NOVOS MODELOS
Em 2004 a Maserati voltou as pistas com o MC 12, sua primeira aparição foi no FIA GT aterrorizando os pilotos que andavam de Ferrari, Aston Martin, Saleen, Lamborghini e Chevrolet. Ainda em 2004, o carro venceu na sua segunda corrida, mostrando todo seu potencial. A equipe Vitaphone Racing ganhou os títulos de 2005 a 2009.
Troféu Maserati
Criada para pessoas que gostam de competir, porém não querem administrar uma equipe. Os carros são todos iguais “Maserati Coupe” e revisados por uma equipe única, reduzindo custos e aumentando a competitividade. No Brasil, o Troféu Maserati estreou em 2004, o primeiro campeão foi o paranaense Lico Kaesemodel. Os carros utilizados são versões de competição dos Maserati Coupé Cambiocorsa, simples de pilotar, potentes, capazes de proporcionar emoções mesmo àqueles que não possuem vasta experiência em competições automobilísticas. A competição estendeu-se até 2012.
Curiosidades
O logotipo da Maserati foi inspirado no tridente da estátua de Netuno que fica na cidade natal da marca, Bolonha (Itália), trabalho de Mario Maserati, um dos irmãos.
A Maserati aventurou-se também no mar, motores e hélices foram utilizadas em diversos barcos de competição, hoje a marca continua ligada ao mundo náutico graças ao patrocínio de barcos.
Maserati Ghibli, transformado carro funerário na Itália
Um norte-americano do estado de Massachusetts, foi preso por dirigir uma Maserati GranTurismo pintada de preto e branco, padrão utilizado pela polícia dos Estados Unidos e o logotipo dos “Transformers”. A Maserati GT contava ainda com os logotipos “K-9” (que serve para avisar o departamento de cães) e “911” (o número local de emergência).
Durante muitos anos a Maserati trabalhou com vários engenheiros e designers independentes, como Giugiaro, Ghia, Zagato, Ramaciotti e Pininfarina. Com seu trabalho conjunto em diferentes projetos, a Maserati e a Pininfarina criaram alguns dos designs e carros-conceito mais populares de todos os tempos, incluindo o 75th Birdcage, (foto acima) reconhecido como um dos modelos mais emblemáticos da Maserati na história recente.
Modelos atualmente em produção
Ghibli
Levante
Quattroporte
Gran Turismo
Gran Cabrio
.
Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados
Fotos meramente ilustrativas
.
Matéria de
Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
Revisão de
Jaderson Gomes
suporte@gasolinanaveia.com.br
.
15/maio/2019
Foi mais um evento brasileiro de carros antigos ou seja o sétimo eu gósteí muito e todo os carros com grandes histórias, excelentes modelo , muito lindos.
Parabéns aos idealizadores., ESPERO em um próximo evento eu possa participar.
ABRAÇO FORTE A TODOS.
Wow, amazing weblog layout! How long have you evsr bren running a bllog for?
you made running a blog glance easy. The overall glane off your weebsite is
magnificent, aas well ass thee content material!