.

MG 1924

MG é uma marca de automóveis britânica fundada em 1924, atualmente pertencente à estatal chinesa automotiva SAIC Motor Corporation Limited.

MG 1930

A partir de 1930 a MG Car Company Limited foi a fabricante britânica dos carros da marca MG, conhecida por seus carros esportivos abertos de dois lugares. Tudo começou como um incremento da empresa Morris Garage, um centro de vendas e serviços no varejo em Oxford, provavelmente o significado do nome MG de propriedade de William Morris. Com a contratação de Cecil Kimber como gerente da MG, a empresa diversificou seus produtos e alterando para MG Super Sports o logo na dianteira dos carros.

Garagem Morris, Longwall Street, Oxford.jpg
Morris Garage em Longwall Street, Oxford, onde a produção MG começou

A MG passou por muitas mudanças de propriedade ao longo dos anos, foram tantas fusões, trocas de nomes que até eu que pesquisei bastante sobre a marca fiquei confuso, imagino vocês. Então vamos focar nos carros.

Logos da marca Morris e MG ao longo dos anos

.

Alguns modelos MG

MG J2 – 1933

.

MG Airline Coupé – 1935

.

MG TA – 1938

.

MG – 1940

.

MG TC – 1945

.

MG TD – 1950

.

MG TF – 1955

.

MG MGA Coupé – 1960

.

O MG nas pistas de velocidade

C-Type – 1931

Os carros MG sempre participaram de competições. Desde o início dos anos 1930 vários carros de corrida, como o C-Type 1931 e o Q-type 1934, foram feitos e vendidos para entusiastas até 1935, quando a MG foi formalmente fundida com a Morris Motors e o Departamento de Competição foi fechado.

Q-Type – 1934

 Vários carros experimentais também foram feitos, permitindo ao Capitão George Eyston, (engenheiro, inventor e piloto britânico)  bater alguns recordes mundiais de velocidade.

Capitão George Eyston

Mesmo com a proibição formal das corridas, as tentativas de recorde de velocidade continuaram com o piloto Goldie Gardner. Em 1939 ele atingiu as 200 mph (320 km/h) em um MG EX135.

MG EX135 – 1939

Uma equipe de MGs foi inscrita na trágica corrida das 24 Horas de Le Mans de 1955, alcançando o 12º lugar como melhor resultado.

Em 2001, a MG relançou sua campanha de esportes motorizados para participar das 24 Horas de Le Mans, Campeonato Britânico de Carros de Turismo, Campeonato Britânico e Mundial de Rally e MG Independent British Rally Championship. Em 2007 um MG ZR pilotado por Luke Pinder, venceu a classe N1 do Campeonato Mundial de Rally da Grã-Bretanha.

Em 2014 MG venceu o campeonato de fabricantes quebrando o reinado de quatro anos da Honda. Depois de apenas três anos de competição, o MG6 GT selou o título com 95 pontos no final da temporada em Brands Hatch. Os pilotos Plato e Tordoff acumularam sete vitórias e 20 pódios em 30 corridas.

.

Mais Alguns carros MG

MG MGB Roadster – 1965

.

MG MGB – 1970

.

MG MGB – 1975

.

MG MGB – 1980

.

MG Maestro Turbo – 1990

.

MG F 1.8i – 2000

.

MG TF – 2010

.

MG6 TL – 2015

.

MG ZS – 2019

.

Carros produzidos atualmente pela MG

.

MG 3

.

MG5 EV

.

MG ZS EV

.

MG ZS

.

MG HS

.

MG HS PLUG-IN HÍBRIDO

.

No Brasil um automóvel com nome de MP Lafer, criado por Percival Lafer, dono de uma fábrica de móveis, era uma réplica bastante fiel do clássico inglês MG TD, com mecânica Volkswagen produzido a partir de 1974 até 1990 num total de 4.300 unidades, tendo mais de mil exemplares exportados para diversos países.

MP Lafer
MG TD – 1954

.

Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados

Fotos meramente ilustrativas

.

.

Matéria de

Marcus Vinicius

.

31/maio/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *