.
O novo veículo elétrico da Volkswagen batizado ID Buzz, recebeu também o carinhoso nome, ou apelido, de Kombi em homenagem ao antigo sucesso da Volkswagen. Foi recebido com grande entusiasmo pelo mercado, especialmente o europeu.
.
Na verdade o novo carro mantém apenas o apelido como foco de nostalgia, tanto seu exterior quanto o interior remetem a uma configuração totalmente moderna e tecnológica, sem nenhum vínculo com a antiga Kombi.
Dentre as inovações podemos citar:
Assistente pessoal que responde a comandos de voz, além do painel de instrumentos simplificado.
Sistema de luzes de LEDs com a tecnologia IQ Light.
Pacote ADAS de segurança ativa e passiva, com frenagem autônoma e ACC adaptativo.
Herdado da Kombi a inspiração com as cores vibrantes para a carroceria e a opção bicolor, popularmente chamada de “saia e blusa” no Brasil.
Os LEDs e as linhas reforçam a assinatura luminosa.
Destaque para os easter eggs, ou pequenos detalhes escondidos pela carroceria em forma da Kombi antiga, emoji de sorriso, entre outros.
Assim como a Kombi, mantém a tração traseira com motor montado no eixo traseiro.
Como opção pode contar com portas traseiras nas duas laterais ou apenas a tampa do porta-malas.
Gera 203 cv, junto da bateria de íons de lítio com capacidade de 77 kWh, autonomia superior a 450 km.
O interior permite carregar 600 kg de carga e mais 100 kg no teto, além do banco do passageiro modular, que se abaixa para aprimorar a área útil.
Rodas de 20 polegadas e pneus de perfil mais alto, baterias no piso, distância entre-eixos mais longa, tudo isso para melhorar o centro de gravidade, a dirigibilidade, desempenho e capacidade de cargas e peso.
A van da VW tem assentos que mantêm a firmeza do corpo e sem fadiga, com direito a massagem. Um dos pouquíssimos itens que passaram no crivo da engenharia moderna foram as alças de teto para quem vai atrás.
O sistema de entretenimento com tela sensível ao toque é de 10 polegadas, com cluster de 5,3 polegadas acima do volante. A utilização das interfaces são bem intuitivas e favorecem a acessibilidade das funções que contribuem tanto para o entretenimento quanto para as viagens.
Até o momento 10 mil unidades foram entregues a clientes na Europa, a data de início das vendas da Kombi Elétrica no Brasil ainda não foi divulgada, segundo informações preliminares a Volkswagen tem planos de lançar apenas em 2025.
O preço da Kombi Elétrica ID Buzz no mercado nacional é um fato preocupante, ela está sendo vendida a partir de 65 mil euros na Europa, quando convertido para real o valor chega a cerca de R$ 365 mil, na cotação atual e ainda sem computar as taxas e impostos, podendo ser o modelo Volkswagen mais caro do Brasil.
Há a expectativa de que até o final de 2023 a Volkswagen apresente modelos mais potentes da nova Kombi, oferecendo opções com tração nas quatro rodas, além de um motor duplo que gera 295 cavalos de potência.
A nova Kombi elétrica foi apresentada para os brasileiros no Rock in Rio em setembro de 2022. A montadora alemã, que é patrocinadora do maior festival de música e entretenimento do mundo, expôs a Kombi Elétrica ID Buzz durante o evento que aconteceu no Rio de Janeiro, foi a primeira aparição do modelo na América Latina.
.
Matéria de
Marcus Vinicius
.
08/MAIO/2023