.
A Maybach é uma fabricante de automóveis de alto luxo pertencente ao grupo industrial Daimler AG e Mercedes Car Group, sediada em Stuttgart na Alemanha.
Em 1909 August Wilhen Maybach (1846/1929) fundou a Luftfahrzeug-Motorenbau GmbH destinada a produção de motores para dirigíveis.
Em 1912 mudou o nome da empresa para Maybach-Motorenbau GmbH .
.
Com a assinatura do Tratado de Versalhes em 1919, que proibia o transito de dirigíveis (Zeppelins), a empresa começou a produzir veículos de luxo de grande porte, iniciando com o Maybach Typ W1. Dois anos mais tarde, foi apresentada a versão atualizada do W1, nomeado de W3 durante o Berlin Motor Show em 1921.
O W3 era um automóvel de grande porte, luxuoso para a época, um destruidor de estradas, furioso em comparação aos outros veículos da época, equipado com um motor a gasolina de 6 cilindros em linha de 5,5 litros, 70cv de potência, atingia velocidade máxima de 68 mph (109 km / h) e tração traseira. Foram produzidos 305 unidades desse modelo entre 1921 e 1928.
Maybach produziu também uma versão esportiva de dois lugares do W3, chamada de “corpo aberto”, um automóvel de aparência elegante e moderna, mas não fez muito sucesso, principalmente se comparado ao irmão.
Em 1927, veio o Maybach W5, este, com a velocidade máxima aumentada para 135 km / h (84 mph), totalizando 250 unidades vendidas entre 1927 e 1929.
Maybach W5
Em seguida, Maybach produziu o carro V12, o primeiro automóvel alemão de 12 cilindros, motor de alumínio leve com base em seu trabalho de produção de motores para aeronaves. Com capacidade de 7 litros, alto torque e potência – 150 hp (110 kW) a 2.800 rpm. Infelizmente apenas algumas dezenas foram vendidas devido à crise econômica alemã do pós-guerra.
Em 1930 foi re-batizado como DS7 (Doppel Sechs 7) e o emblema “Zeppelin” apareceu em uma barra entre os faróis; embora adotado universalmente como o “Maybach Zeppelin”.
.
Na sequencia do DS7 de 1930 veio o DS8. Ostentava um V12 de 8.0 L (7977 cc, 486 polegadas cúbicas) que produzia 200 cv (149 kW; 203 cv) colocando o DS8 entre os carros mais potentes do mundo na época, atingia velocidade de até 106 mph (171 km / h).
Conheçam mais Alguns modelos Maybach
.
Em 1940, a empresa cessou a produção automotiva para dedicar-se a produção de motores para equipar os tanques de guerra Tiger I e Tiger II, sob encomenda da Alemanha.
Após a Segunda Guerra Mundial, a fábrica não mais retomou a produção de automóveis, limitando-se apenas a produzir motores a diesel e realizar trabalhos de reparo e manutenção.
.
Em 1960 a Daimler-Benz comprou a empresa, passando a produzir edições especiais de carros da Mercedes na gama de modelos W108 e W116. Esses carros, no entanto, carregavam o logo e os números de série da Mercedes.
.
A Daimler apresentou um carro conceito de luxo no Tokya Motor Show de 1997. Um modelo de produção baseado nele foi introduzido em duas versões: o Maybach 57 e o Maybach 62, lançados em 2002.
.
Inicialmente, a Daimler-Chrysler previu vendas anuais de 2000 carros em todo o mundo, sendo 50% nos Estados Unidos; no entanto, essas expectativas nunca se materializaram. Em 2007 a Mercedes comprou de volta 29 revendedores dos EUA, reduzindo o total de 71 para 42. Em 2010, apenas 157 Maybachs foram vendidos em todo o mundo, contra 2.711 Rolls-Royces com preços semelhantes. Apenas 3000 carros foram vendidos em todo o mundo desde que a marca foi reativada em 2002.
LUXO E SOFISTICAÇÃO
Maybach Exelero – 2005 (protótipo)
.
A Maybach produziu seu último carro em dezembro de 2012, finalizando a produção devido ao seu baixo volume de vendas.
Em novembro de 2014 a Daimler anunciou o renascimento do Mercedes-Maybach S600 como uma versão super-luxo da Mercedes.
Mercedes-Maybach S600 – 2014
Na sequencia vieram…
MERCEDES MAYBACH G650 LANDAULET LIMUSINE CONVERSÍVEL OFF-ROAD
Apresentado no Pebble Beach Concours d’Elegance na Califórnia em 2017, o novo e luxuoso Vision Mercedes-Maybach 6, ainda era um protótipo elétrico. Este coupé de luxo tem quase 6 metros (exatos 5,7 m) de comprimento, daí a designação de Maybach 6, 2 metros de largura e 1,3 metros de altura. Eu denomino de “inacreditável”.
.
Intitulamos essa matéria como “O inacessível Maybach”, e a razão é muito simples: Eu particularmente nunca vi um exemplar circulando pela rua, você já viu? Caso tenha visto, conta pra gente, escreva nos comentários. Outro motivo, e esse é o que mais nos faz simples cidadãos e ficarmos ainda mais distantes do carro, o seu preço, apenas como exemplo, o G650 LANDAULET LIMUSINE CONVERSÍVEL , custa aproximadamente R$ 1.4 milhões, e só foram produzidas 99 unidades. Pergunto: é acessível?
.
Fonte: Wikipédia e sites relacionados – Fotos ilustrativas
.
Matéria: Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
Revisão: Jaderson Gomes
suporte@gasolinanaveia.com.br
.
.
nov/2018
.
Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Muito bacana ter acesso a este tipo de informação. Há tempos buscava saber mais sobre a designação MAYBACH, e na rede tem muito pouca coisa relacionado sobre a marca. Artigo muito bem escrito, parabéns ao colunista!
Parabéns meu amigo Vinícius
Bela reportagem, mais uma vez trazendo informações interessante aos admiradores dos automóveis
Obrigado Tonho Carlini pela leitura e pelas palavras, vamos em frente, em breve mais uma saindo do forno, forte abraço .
VI em Nova York. Diferente me chamou atenção, fui conferir e vi que era um MAYBACH.