.

De 5 a 19 de janeiro o Rali Dakar 2024 tem um percurso de 7.891 km.

O Rali Dakar desembarcou na Arábia Saudita pela quinta vez passando por setores nunca percorridos.

Correndo por AlUla até Yanbu nas margens do Mar Vermelho, a pista do Rali Dakar 2024 possui 7.891 km de extensão, sendo 4.727 km especiais (trechos cronometrados). Os 778 participantes percorrem todo o interior da Arábia Saudita, de oásis verdejantes até as dunas gigantes do Rub’ al Khali, o coração do rali nesta edição. Os desafios são grandes, quase 60% do trajeto é novo para os Dakaristas.

.

Compromisso

Participar nos desafios do nosso tempo é parte integrante do espírito de Dakar, que já assistiu ao surgimento em 1985, com Daniel Balavoine e Thierry Sabine, do programa de ajuda “Paris-Dakar, pari du cœur”. O fornecimento de bombas de água ou a construção de poços nas aldeias africanas foi continuado com a SOS Sahel, depois na América do Sul, através do apoio prestado à ONG Techo na sua luta contra a pobreza e as condições de habitação precárias. Mais recentemente, o apoio prestado no Médio Oriente à associação Help Center, que cuida de crianças com deficiências físicas e mentais, permitiu ao Dakar continuar a demonstrar solidariedade nas suas ações.

A dimensão tecnológica do Dakar é uma parte natural deste compromisso. As suas características invulgares fazem dele um laboratório tecnológico incomparável, que tem servido regularmente como banco de testes para novos grupos motopropulsores e dispositivos de segurança. Foi com isto em mente que o programa Dakar Future permitiu pela primeira vez que carros com motor híbrido aparecessem e atingissem os níveis de desempenho das melhores equipas. E novos caminhos estão se abrindo para experimentos tecnológicos que provavelmente transformarão o cenário dos rally-raid. O espírito pioneiro do Dakar está no centro do projeto “Missão 1000”.

.

Competidores

Acesse o link abaixo

https://www.dakar.com/en/competitors

.

Em 2024 o Brasil conta com 17 inscritos participando, é a maior delegação desde a estreia do país na competição em 1988.

.

Destaques

Prodrive Hunter

Com 600 cv e uma suspensão de amortecimento duplo à sua disposição, o inspirador hipercarro Hunter foi desenvolvido no Rali Dakar pela Prodrive, com base na experiência do WRC, Le Mans e F1. Some a isso a considerável contribuição de pilotos como Nani Roma e o nove vezes campeão mundial de rali Sébastien Loeb.

.

Audi RS Q e-Tron E2

A Audi descreve esta maravilha do século XXI como um “laboratório de testes no deserto”, uma vez que a marca alemã utiliza o Rali Dakar para desenvolver os carros de estrada do futuro. Com a sua inovadora transmissão, um conversor de energia que carrega a medida que alimenta as três unidades motor-geradoras (MGUs) do carro e combustíveis sustentáveis que reduzem o CO2, esta obra prima da tecnologia é capaz de fazer 0-100 km/h em 4,5 segundos em terreno arenoso. Agora, na sua segunda versão, o RS Q híbrido é mais leve e mais aerodinâmico do que o seu antecessor. Atrás do volante está uma avalanche de experiência, incluindo o 14 vezes vencedor do Rali Dakar, Stéphane Peterhansel, em conjunto com o tricampeão do Dakar e bicampeão do WRC, Carlos Sainz.

.

Toyota Hilux T1+

Apoiada pela experiência e consistência, a Toyota Hilux é o veículo de carga ideal para o Rali Dakar. Alimentada por um motor V6 twin-turbo de 3,5 litros, é rápida, relativamente barata e de fácil manutenção, o que mantém os pilotos na luta. Al-Attiyah levou esta máquina à vitória nos dois Ralis Dakar anteriores, afastando o desafio de rivais muito mais avançados tecnicamente. Com a mudança do atual campeão para um Prodrive Hunter, seu carro é ocupado pelo talentoso Seth Quintero, que sobe da categoria T3 Lightweights para competir na categoria Car. O brilhante jovem americano já tem o recorde de mais vitórias no Dakar e agora tem um vencedor comprovado à sua disposição.

.

.

Classificação final

  • 46ª edição do Dakar, a 5ª organizada na Arábia Saudita, terminou depois de mais de 4.700 quilômetros de especiais e de uma distância total de 7.891 quilômetros, que testaram os pilotos, co-pilotos e tripulações, desde a antiga cidade de AlUla até as margens do Mar Vermelho, passando pelos oceanos de dunas do Bairro Vazio.
  • Na categoria automóveis, houve uma consagração inesperada para o Audi híbrido dirigido por Carlos Sainz . No duelo com Sébastien Loeb , que no final terminou em 3º, o espanhol conquistou o quarto título graças em parte ao apoio dos companheiros Stéphane Peterhansel e Mattias Ekström , com El Matador terminando com uma vantagem de 1 hora e 20 minutos sobre o belga Guillaume de Mevius .

.

.

.

.

Morte no Rali Dakar

Morreu nesta segunda-feira (15/jan) o piloto espanhol Carles Falcón de 45 anos. Ele sofreu um grave acidente em sua moto durante a segunda etapa da competição, quando recebeu um forte impacto na cabeça e teve uma parada cardiorrespiratória. Falcón foi levado para a Espanha em estado crítico, mas não resistiu aos ferimentos. Com o falecimento de Falcón já são 79 mortes no Rali Dakar desde o seu início.

.

.

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

.

.

.

19/Jan/2024

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *