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Quanto mais leio sobre carros e seus construtores, mais me surpreendo com a criatividade e inteligência no desenvolvimento de novos projetos. Hoje deparei-me com mais uma obra de arte sobre rodas, se assim podemos chamar, visto que foi criado em 1917. Vamos conhecer o “Golden Submarine”.
O Golden Submarine foi um carro aerodinâmico desenvolvido para corridas, projetado e construído em 1917 por Fred Offenhauser e Harry A. Miller, em Los Angeles, por encomenda de Barney Oldfield.
O carro foi projetado para ser uma máquina de corrida que não fosse apenas rápida e durável, mas também protegesse o piloto em caso de acidente.
Todo esse esforço para a construção do Golden Submarine foi a partir da morte do piloto Bob Burman, amigo de Barney Oldfield, em um acidente quando a roda dianteira soltou-se do Peugeot que pilotava. Burman faleceu devido aos ferimentos graves sofridos quando capotou o seu carro de cabine aberta.
Oldfield e Miller juntaram forças para construir um carro de corrida que incorporava uma gaiola de proteção fechada dentro de um compartimento aerodinâmico para envolver completamente o piloto. O Golden Submarine foi construído em alumínio com janelas em seu entorno para melhor visão do motorista.
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O carro era empurrado por um motor de liga de alumínio de quatro cilindros com 289 polegadas cúbicas (4,74 l), diâmetro 3-5 / 8 × 7 polegadas (180 mm) de curso, 136 hp (101 kW) a 2.950 rotações por minuto (RPM), válvulas desmodrômicas , entradas de admissão duplas para cada cilindro, velas de ignição duplas. A carroceria e o chassi eram de alumínio testado em túnel de vento com proteção contra capotamento. O entre eixos media 104 polegadas (260 cm) e pesava 1.600 libras (730 kg). São dados técnicos que alguns dos nossos leitores não vão entender, mas servem para mostrar que o carro era muito evoluído para a época.
A cor dourada foi obtida com uma combinação de pó de bronze e laca
Nas pistas o carro foi lançado em 16 de junho de 1917 no Chicago Board Speedway em Maywood, Illinois . O motor falhou após 10 milhas (16 km), mas atingiu a média de 104 mph (167 km/h) até aquele ponto. Os problemas de motor foram resolvidos na semana seguinte e em 25 de junho ele derrotou o arquirrival Ralph DePalma três vezes na pista de terra de Milwaukee . O carro competiu em 54 corridas com 20 vitórias, 2 segundos lugares e 2 terceiros lugares. O carro se classificou para o Indianápolis 500 de 1919, mas desistiu após falha no motor.
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Este Golden Submarine está exposto no Museu Automotivo Petersen nos Estados Unidos
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Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados – Fotos meramente ilustrativas
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Mais uma matéria do
Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
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28/set/2021
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A cor é bonita. Como pode um motor de 4 cilindros, naquela época, ser tão potente?
Mais uma raridade. Estranhei os feixes de mola invertidos. Bela restauração.
Gostei muito do projeto, para a época era um carro muito avançado, e com desempenho aliado à sua aerodinâmica muito bom.
A reportagem foi ótima como sempre