Se o assunto é motor, ele acaba divergindo, tem quem fale de economia, tem quem fale do tipo de combustível usado, tem quem fale do tamanho e do peso; mas temos que concordar, falar de grandes motores, sua potência e a velocidade alcançada, isso é um assunto que agrada; com isso, vamos mostrar alguns do maiores motores já produzidos.
Começamos lá em 1926, o carro é um Bugatti Royale 12,7 litros, com oito cilindros em linha e três válvulas por cilindro. O motor foi originalmente desenvolvido para o Ministério Aeronáutico da França mas nunca entrou em uso; então, a Bugatti o lançou no Royale. Ettore Bugatti tinha 25 blocos deste motor, era o que faltava para lançar o seu primeiro carro de luxo.
.
Passando por 1930, vamos conhecer o Bentley 8 litros, um grande carro super luxuoso de 6 cilindros em linha, anunciado em 15 de setembro de 1930. O motor usava um bloco de ferro inteiriço e cabeçote não removível com cárter feito de Elektron, uma liga de magnésio, quatro válvulas por cilindro e ignição por faísca dupla (bobina e magneto), era o que havia de mais moderno na época. O motor tinha capacidade de 7.983cc (487,2 pol. cúbicos), os pistões eram de liga de alumínio.
.
O Napier-Railton é um carro de corrida com motor aerodinâmico construído em 1933, projetado por Reid Railton sob encomenda de John Cobb e construído pela Thomson & Taylor. Pilotado por Cobb no autódromo de Brooklands, ele detém o recorde de volta de todos os tempos, 143,44 mph (230,84 km/h) em 1935. Esse carro tem um gigantesco motor W12 de 23.944 litros e 3 sistemas de escapamento diferentes. Os 12 cilindros estão em três bancos de quatro (configuração de seta larga), daí o sistema de escapamento triplo e o motor possui recursos aeroespaciais padrão, como ignição magnética dupla.
.
Só poderia ter este nome, THE BEAST 2,7L, com seus 5.7 metros e propulsionado por um motor V12 de 27 litros e 1000cv de potência, produzido pela Rolls-Royce para uso na aviação; este modelo ocupa um lugar de destaque na lendária história do automóvel. Esse brinquedão foi encarroçado pela Fiber Glass Repairs, com uma frente que mede mais de 3 metros de comprimento.
.
O Cadillac Eldorado foi sinônimo de luxo na década de 1970 e era desejado por todo rico da época, principalmente pelo seu motor 8,2 V8 com 410cv de potência. Isso durou até 1976, quando as normas de emissões estrangularam sua força.
.
Podemos até classificar de um motor gigante se comparado ao carro, o Chevrolet Suburban 8.1L V8, lançado no inicio dos anos 2000, mais do que luxo, um modelo pesando 2,6 toneladas e 5,6 metros de comprimento.
.
A Dodge Ram SRT-10 é uma picape esportiva de porte grande produzida pela Dodge em quantidade limitada. Equipada com o motor V10 do Dodge Viper, foi apresentada em 2002 entrando em produção apenas em 2004, o que durou até 2006, considerada por anos a picape mais rápida do mundo.
.
Então vejamos o Dodge Viper, que compartilha o mesmo V10 com a Ram SRT-10, chegou a ter 8.4 litros, entregando perto de 690 cavalos de potência.
.
O Bugatti Veyron, detém inúmeros recordes de velocidade máxima, com seu incrível bloco W16 de 8.0 litros. É a combinação de dois motores V8, alcançando a lendária configuração ‘W’ com 1.000 cavalos que impulsionam o Veyron aos 407 km/h, o motor tem 64 válvulas e 10 radiadores para manter a temperatura ideal de funcionamento.
.
Triumph Rocket 3 R é a moto de série com maior motor do mundo. O motor de três cilindros produz 167cv de potência máxima a 6.000 rpm e incríveis 221 Nm de torque máximo já a 4.000 giros. Força suficiente para acelerar de zero a 100 km/h em apenas 2,73 segundos; um feito impressionante para uma moto desse tamanho.
.
Se contar ninguém acredita, por isso vamos mostrar aqui: Chamada de Whitelock Tinker Toy, a motocicleta desenvolvida por Simon Whitelock vem equipada com nada menos que 48 cilindros e 4200 cilindradas. Ela foi criada com seis motores de oito cilindros em linha; os motores utilizados foram o tricilíndrico Kawasaki KH250. Detentora do recorde oficial de motor de veículo com mais cilindros do mundo atestado pelo Guinness Book. Apesar de excêntrica ela é totalmente legalizada para trafegar nas ruas; apenas uma unidade foi construída.
.
Conheçam o RT-flex96C, da Wärtsilä Corporation, o maior e mais potente motor de dois-tempos a diesel do mundo; um turbodiesel de 25.480 litros e 14 cilindros. Em atividade desde 2006, ele equipa os gigantescos navios mercantis que transportam contêineres e petróleo pelos oceanos.
.
Criado o maior motor elétrico da história: 2700 CV e 2 MW, tão eficiente que será usado na aviação. Este motor promete transformar o setor e pode representar um progresso significativo para o futuro da aviação sustentável.
.
Fonte: Sites relacionados
.
Matéria de Marcus Vinicius
.
.
.
.
27/out/2024
This article has made things much clearer for me.