.
Na década de 1950 o conceito de míssil e aviões a jato influenciou profundamente no design de automóveis. Qual o motivo disso? Os jatos simbolizavam a nova era moderna da velocidade, aerodinâmica, materiais milagrosos e engenharia avançada. Em meio a essa tendência e modernismo dos automóveis em 1958 surgiu através das pranchetas da Plymouth um protótipo que simbolizava fielmente essa era.
Trata-se do Plymouth Tornado, originalmente pintado na cor cinza e projetado na base de uma Plymouth Fury de 1958. Foi exibido em feiras de automóveis nos Estados Unidos junto com o míssil Redstone do Exército, produzido pela Chrysler Corporation.
O Tornado se destaca por sua asa de cauda grande, escapamento semelhante a um foguete e extremidade traseira dividida. Os detalhes do cromo também são bastante impressionantes, no interior o carro tinha um volante futurista em forma horizontal parecendo um manche de avião, o que poderia dificultar em curvas fechadas. O carro foi equipado com o motor V8 de 290 hp e 318 polegadas cúbicas do Fury.
Como símbolo do futuro design, inovação e estilo americano, o Tornado foi uma prévia de como seriam os melhores carros da década seguinte.
Em 1964 o Plymouth Tornado ficou em segundo lugar no “Radical Custom Design” no “Sabers Auto Show” em Denver, e foi destaque na “Car Craft Magazine”. Ao longo da década seguinte pouco se sabe sobre sua história.
Em 1974 foi adquirido por um empresário de Utah e após sua morte o veículo foi esquecido no tempo pelos 28 anos seguintes. Eventualmente, um vizinho próximo tomou conhecimento desse automóvel único e suspeitando de sua importância histórica, entrou em contato com colecionadores e potenciais compradores e em 2004 o Tornado foi vendido a um ex-diretor de Hollywood e entusiasta de carros colecionáveis.
Depois de ficar no tempo por quase três décadas, o Tornado foi tomado por ninhos de vespas nos assentos e ratos. O carro necessitava de uma restauração completa e muito extensa, com isso, o ex-diretor de Hollywood colocou o Tornado novamente à venda. Foi entregue a um novo proprietário disposto a fazer a restauração; a árdua tarefa de devolver o Tornado à sua antiga glória de espetáculo foi atribuída a “Moses Lunden”, um grande conhecedor dos veículos da marca Plymouth.
A restauração seguiu de forma a manter o padrão original do veículo, inclusive o motor original Chrysler 290hp, V8 de 318 polegadas cúbicas foi completamente reconstruído, juntamente com a transmissão automática por botão de pressão.
Outros recursos maravilhosamente refinados do Plymouth Tornado incluindo o volante no estilo de uma aeronave, estofamento dobrável no painel, janelas personalizadas e capota removível foram mantidos.
Restaurado meticulosamente de acordo com as especificações originais, além de mudar a cor exterior para um vermelho deslumbrante e adicionar um conjunto de rodas cromadas, esta peça única da história da Chrysler ficou pronta para rodar. O Plymouth Tornado é uma joia historicamente importante cobiçado pelos grandes colecionadores.
.
Fonte: sites relacionados – Fotos ilustrativas
.
Matéria de
Marcus Vinicius
.
18/abril/2020