.

O famoso cupê Ford Khrome Shoppe Special 1934, premiado na década de 1980, foi descoberto e ressuscitado para o Detroit Autorama 2022.

.

Fonte: MOTORTREND 10/junho/2022

.

No início de 2022, outro famoso hot rod reapareceu depois de anos fora de vista, o cupê Ford Khrome Shoppe Special 1934 estava de volta no Detroit Autorama 2022 , quase quatro décadas depois de ganhar o celebrado Prêmio Ridler em 1984.

O cupê vermelho gritante, de propriedade e restaurado por Tony Pisano de Greenwich, Connecticut, foi originalmente de propriedade de Bob Reed. Reed foi inspirado por um carro semelhante que abalou o mundo do hot-rodding alguns anos antes. Quando o Ford cupê vermelho de 1933 de Vern Luce ganhou o Al Slonaker Memorial Award no Grand National Roadster Show em 1981, ele não apenas trouxe fama instantânea ao seu construtor, Boyd Coddington, como também deu início a uma tendência no rodding que dominaria o hobby pelos próximos 20 anos.

Depois de ver o estilo suave e inovador do cupê Vern Luce, Reed entrou em contato com o construtor Greg Fleury em Prior Lake, Minnesota, para planejar um projeto nos mesmos moldes, mas com um visual próprio. O designer Thom Taylor criou uma ilustração conceitual para um cupê Ford 1933/1934 com um nariz de pista distinto. O design do nariz de Taylor tornou-se a pedra angular para o resto do projeto.

Ganhar o Prêmio Ridler garante a atenção da mídia, e o notável cupê de Reed ganhou muito, incluindo uma foto de capa e uma reportagem em Street Rodderrevista. Foi quando Tony Pisano começou sua busca pelo Khrome Shoppe Special. “Quando vi o cupê, disse a mim mesmo ‘tenho que ter aquele carro um dia’. Então liguei para Bob Reed, mas o carro não estava à venda. Quando liguei de volta mais tarde, ele disse que tinha vendido para outra pessoa. Tony rastreou o carro, apenas para descobrir que seu segundo dono o havia vendido pouco antes de falecer. Nesse ponto, o hot rod que uma vez esteve no centro das atenções desapareceu, mas Tony nunca desistiu. Alguns anos atrás, ele finalmente o localizou na Califórnia, onde o cupê que ele possuía estava guardado há 25 anos. “O dono dele faleceu aos 94 anos, e sua família estava vendendo sua coleção de carros. Enviei-lhes um cheque e agora eu o possuo!”

Como esse vencedor do Ridler desde os primeiros dias do movimento suave da haste voltou ao salão do Detroit Autorama após 38 anos?

Desde 2014, a Steele Rubber Products fez do Prêmio Preservação uma parte distinta do Autorama. O propósito declarado de Steele para o prêmio anual é prestar homenagem aos hot rods excepcionais e historicamente significativos que “inspiraram tudo o que veio depois deles”. Quando souberam que o Khrome Shoppe Special havia sido ressuscitado, eles convidaram Pisano para trazer o grande vencedor de 1984 de volta a Detroit para uma apresentação bis.

Quando nos encontramos com Pisano no show em Detroit, ele nos deu uma visita guiada ao histórico hot rod. O corpo do cupê era áspero quando Bob Reed o encontrou no início dos anos 80, ele nos disse. Quando ele o descobriu décadas depois, estava novamente em condições precárias, e algumas coisas haviam mudado, mas o carro estava praticamente intacto. A tinta, pulverizada pelo bodyman Cary Weisner em Prior Lake, Minnesota, ainda estava no cupê, embora escondida por algumas demãos que foram pulverizadas ao longo do caminho.

“Eles fizeram um monte de modificações corporais”, ele nos disse. “O topo do cupê tem uma costeleta da Califórnia, onde eles inclinaram os postes para trás e cortaram o topo e inclinaram para a frente, dando-lhe quase uma aparência de desenho animado. A parte de trás foi toda refinada e as revelações foram levantadas um pouco mais para dentro do corpo.”

Pisano fez pequenas mudanças em algumas áreas. Em outras áreas, ele fez um esforço para replicar os detalhes originais. A pintura foi polida para o impressionante vermelho de 1984. As rodas originais de 15 polegadas foram substituídas em algum lugar ao longo da linha, então Mike Curtis da Curtis Speed ​​Equipment em Orange, Califórnia, construiu um conjunto de réplicas sob medida.

Bob Reed originalmente construiu o motor de bloco pequeno, usando um bloco Donovan de alumínio com cabeças Brodix e um único carburador de quatro cilindros. A transmissão é automática GM TH400. A estrutura de fábrica foi substituída por um chassi monobloco fora do comum. Greg Fleury construiu a suspensão dianteira e traseira independente com várias peças personalizadas, incluindo braços de controle fabricados e uma traseira de troca rápida Halibrand com componentes Porsche. A Pisano tomou a liberdade de atualizar um pouco o interior, contratando a Vantage Upholstery em Stamford, Connecticut, para substituir o tweed cinza por couro e camurça.

A última aparição do Khrome Shoppe Special no Detroit Autorama foi quase tão bem-sucedida quanto a primeira. “Muitos caras mais velhos se lembram deste carro e me agradeceram por trazê-lo”, disse Pisano. Muitos caras mais jovens tiveram um vislumbre de um dos melhores carros de um capítulo anterior no rodding. Tudo isso nos faz pensar o quão bem o Khrome Shoppe Special teria se saído se estivesse competindo pelo Ridler em 2022 em vez de 1984.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *