.
Rali – também conhecido como Rally ou Rallye

Inicialmente chamado de Rali Paris-Dakar, a prova teve a sua primeira edição com largada em 26 de Dezembro de 1978, partindo de Paris na França até Dakar, capital do Senegal. Dos 182 competidores somente 74 completaram os 10 mil quilômetros.

Tudo começou quando Thierry Sabine se perdeu no deserto durante o “Rali Abidjan-Nice” de moto e decidiu que aquele seria um bom percurso para um rali regular. No início, o rali partia sempre de Paris e terminava em Dakar, interrompendo-se a prova por um dia para fazer a travessia do mar do Mediterrâneo. Contudo, devido a razões políticas, segurança, patrocínio e outros fatores, os locais de partida e término têm variado ao longo dos anos.

A prova de 1994 foi a única em que o rali foi de início e retorno a Paris. Por motivos de segurança o local de chegada teve de ser alterado. Passou da Avenida Campos Elíseos em Paris, para o parque da EuroDisney. Isto levou a organização a escolher rotas distintas nos anos seguintes.

O Rali Dakar, até 2008 era conhecido como Rali Paris-Dakar, sendo a mais longa e dura prova de rali em diversos tipos de terrenos . A prova aconteceu por 10 anos na América do Sul, começando sempre na primeira semana de cada ano. Competem até os dias de hoje categorias de automóveis, motos, caminhões e quadriciclos.

Até 2008 a prova acontecia entre a Europa e a África. A maior parte das edições finalizavam nas praias da capital do Senegal, Dakar, após atravessarem o deserto do Saara.

Depois das edições realizadas na América do Sul, entre 2009 e 2019, iniciou-se um novo ciclo, pois os países Chile, Bolívia, Paraguai e, finalmente a Argentina deixaram de ter interesse em sediar a competição.

A partir de 2020 o Rally Dakar passou a ser disputado na Arábia Saudita. Em 2020 consagraram-se como vencedores o piloto espanhol Carlos Sainz e seu companheiro de equipe Lucas Cruz.

Dizem que o Rali Dakar, nome mantido pela organização da prova, mesmo não sendo mais o local da chegada da disputa, leva a marca de Rali dos Fortes. O histórico do Rally Dakar é composto por episódios perigosos em todas as edições. Já aconteceram muitos acidentes fatais vitimando pilotos e expectadores .
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/f/Z/cOKuZLQUmsO2x4AXdoog/110479673-dakar.jpg?w=600&ssl=1)
Em 2020 faleceu decorrente de um acidente de moto na sétima prova o português Paulo Gonçalves.

2022 – Dia 14 de janeiro marcou o encerramento do Dakar 2022, na Arábia Saudita com um percurso de mais de 8 mil km, consagrando os vencedores desta edição do maior rali do mundo e um brasileiro entre eles. Pela segunda vez o navegador Gustavo Gugelmin vence entre os UTVs, na classe T4. Ao lado do norte-americano Austin Jones, no Can-Am Maverick XRS da equipe oficial Can-Am. A dupla começou o último estágio em desvantagem para os espanhóis Gerard Farres Guell e Diego Gil, seus companheiros de equipe. Os rivais tiveram problemas elétricos dando adeus ao sonho de vitória.
.
2024 – A 46ª edição do rali aconteceu novamente na Arábia Saudita entre 5 e 19 de janeiro. O ponto de partida foi na cidade de Alula e a chegada, em Yanbu, na costa do Mar Vermelho com percurso de 7,9 mil km, dos quais 4.727 km cronometrados e em alguns dos terrenos mais deslumbrantes e difíceis do país, como Rub’ al Khali e Wadi Rum.

A prova é uma combinação de velocidade, resistência, estratégia e trabalho de equipe. É uma galera que trabalha muito e dorme pouco nos acampamentos. Os pilotos e os seus navegadores trabalham em conjunto para enfrentar percursos complicados, ultrapassar obstáculos e desafios inesperados até a chegada.

Na categoria automóveis, houve uma consagração inesperada para o Audi híbrido dirigido por Carlos Sainz .
.
Fotos interessantes do Rali












.

Matéria de
Marcus Vinicius
.

.

.

.

.
janeiro/2020-Atualizada e outubro/2024
.
