.

1946

Rural Willys foi lançada nos Estados Unidos em 1946 e no Brasil foi produzida pela Willys Overland a partir de 1958. Posteriormente foi produzida pela Ford do Brasil, que comprou a fábrica da Willys em 1967, mantendo inalterados o nome Rural e praticamente todas as características do veículo até o encerramento da produção em 1977.

1958

História

1960

Lançada nos Estados Unidos em 1946 com o nome de Willys Jeep Station Wagon, foi o primeiro veículo do tipo com a carroceria toda em metal, na época eram comuns as carrocerias em madeira. Com pequenas diferenças, foi produzida em outros países, como o Japão, onde foi fabricada pela Mitsubishi com o nome J37, e na Argentina foi fabricada pelas Industrias Kaiser Argentina (IKA), com o nome de Estanciera. O modelo brasileiro foi redesenhado em 1960 utilizando como inspiração a arquitetura moderna de Brasília, em construção na época. Este desenho acompanhou a Rural até o encerramento de sua produção em 1977.

No Brasil

1977

Foram produzidas versões tração 4X4 e 4X2, com motores a gasolina de seis cilindros em linha, 2.6 ou opcional de 3.0 litros. O motor de 2.6 litros foi o primeiro motor a gasolina fabricado no Brasil e também equipava outros veículos da fábrica Willys, como o Jeep e o Aero; o motor 3.0L equipava o Itamaraty. A partir do segundo semestre de 1975 até o final da produção em 1977, a Rural foi fabricada com motor Ford, denominado OHC, de quatro cilindros e 2.3 litros. Em todas as versões, tinha potência aproximada de 90cv, adequada à época. Em 1977 a produção foi encerrada com cerca de 182.000 unidades produzidas.

A Rural Willys pode ser considerada “vovó” dos atuais utilitários esportivos existentes; um veículo com espaço para a família além de robusto e com vocações off-road; capaz de enfrentar ruas e estradas de terra, lama ou mal conservadas.

Picape

1961

Em 1961 entrou em linha a versão picape da Rural, chamada de Pick-Up Willys ou Pick up Jeep e posteriormente F-75 produzida pela Ford.

F-220

A versão militar amplamente utilizada pelas Forças Armadas do Brasil, denominava-se F-220 e passou a ser conhecida por F-85 no momento em que foi permitida a venda ao público civil através de leilões do exército. A F-75 manteve-se em produção pela Ford do Brasil até 1983.

F-75

.

Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

.

.

18/março/2024

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *