.
15/junho/2022
Começo esta matéria citando um fato que ocorreu hoje, infelizmente um jovem de 19 anos, pilotando uma motocicleta, perdeu a vida em um acidente ao fazer uma manobra perigosa, no intuito de não atrasar para o trabalho. Quando passei pelo local do acidente, pouco depois das sete horas da manhã, entendi que a missão do Gasolina na Veia é também informar e orientar sobre os perigos nas ruas e rodovias. Provavelmente a leitura seja um pouco cansativa, mas ela será de grande importância e um alerta para todos nós.
.
As distrações ao volante são grandes motivos de acidentes, elas desviam a atenção e em segundos pode acontecer um grave acidente. Vamos expor alguns fatos que podem contribuir para que isso ocorra:
Falar ao celular – Mexer no celular é uma distração muito comum, podemos englobar o falar, digitar mensagens, jogar ou qualquer outra de suas funções. Sem perceber, acabamos desconectando do que nos cerca, o que pode ser um grande impulso para um acidente de trânsito. Seja dirigindo ou atravessando uma rua nunca use o celular. Precisou? então pare.
Configurar o GPS – Contamos sempre com a ajuda do GPS para nos orientarmos em locais que não conhecemos, faça sempre com o carro estacionado, antes de ligar o motor e só seguir quando já estiver finalizado e conferido.
O som do carro – Mudar a estação de rádio ou trocar o pendrive é suficiente para desviar a atenção por alguns instantes, faça isso apenas quando estiver com o carro parado ou em um semáforo antes de partir.
Procurar algum objeto – Alguns objetos acabam se perdendo ou caindo dentro do carro. Ao tentar alcançá-lo começamos a tatear o chão do veículo e esquecemos do volante. Digo mais uma vez, pare o carro.
Música muito alta – Os barulhos vindos da rua e do trânsito podem ser de grande ajuda em casos em que você precise agir rapidamente para evitar algum acidente, auxiliando na hora de alertar ou indicar algum erro ou obstrução de caminho. Escutar música alta inibe esses outros sons e faz com que você trafegue com menos atenção.
Conversar – Quando estamos de carona ou oferecendo para alguém, nos esforçamos para socializar, é bom ter prudência nesse momento, principalmente se você fica se virando para falar com as pessoas do banco traseiro.
Alimentar no veículo – Evite alimentar enquanto dirige, além de distrair, eles podem entornar ou cair, provocando movimentos bruscos e desvio da atenção.
Transportar animais – Os animais soltos no carro tendem a ficar agitados e certamente tira a atenção do motorista, e isso pode ser causa de acidentes. Use sempre as coleiras próprias ou as caixas de segurança.
.
Dicas que podem contribuir com a segurança
Encontre a posição certa no banco
A posição ideal do banco faz com que a coluna se apoie no encosto por completo. Ajuste a altura do banco para que os pedais sejam acionados sem esforço. Os braços posicionados no volante e as pernas devem ficar ligeiramente dobradas, membros muito esticados podem causar desconforto e causar dormência.
Ajuste os retrovisores para evitar pontos cegos
Antes de colocar o carro em movimento, os espelhos das portas devem ser posicionados de modo que a lateral do carro não fique visível. Já o retrovisor interno tem que contemplar todo o vidro traseiro, para que não seja necessário fazer muitos movimentos com a cabeça na busca por uma boa perspectiva do trânsito.
Use apenas luz baixa em caso de neblina
A luz alta reflete nos flocos de água, formando uma imensa parede branca à frente, o que dificulta ainda mais a visibilidade. Nesta condição use apenas a luz baixa e se o carro tiver a luz de neblina, acione ela também. Apenas para esclarecer: a luz de neblina é um fator de segurança, ela faz com que o veículo que vem em sentido contrário o veja mais rapidamente e em maior distância. Dirija devagar e evite qualquer movimento que possa confundir outros motoristas, não ultrapasse e não acione o pisca-alerta com o carro em movimento.
Não use o freio se o pneu estourar
Caso um de seus pneus estoure com o veículo em movimento evite o uso do freio. Frear bruscamente pode fazer com que o carro rode ou até mesmo capote. Para contornar essa situação o melhor é manter a calma, restabelecer o controle do veículo e reduzir gradualmente a velocidade.
Preze a segurança
Não faça ultrapassagens em locais proibidos, principalmente em locais com faixa contínua, não fure o sinal vermelho, não ande acima da velocidade permitida na via, use sempre o cinto de segurança, respeite as placas de trânsito.
Mantenha a calma
O trânsito pode ser estressante em determinadas cidades e rodovias, perder a calma pode ser perigoso, visto que atitudes impulsivas são tomadas e muitas vezes erradas.
Faça a manutenção do carro
De acordo com o fabricante, o veículo deve passar por revisões periódicas, o que varia de montadora para montadora. De maneira geral, a revisão é necessária a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros rodados. No procedimento, serão substituídos itens que sofreram desgaste e outros ajustes essenciais para o bom funcionamento do veículo.
Certifique-se de que há combustível suficiente
Para alguns motoristas, é um hábito abastecer o veículo somente quando o ponteiro do mostrador de combustível está na reserva. No entanto, essa atitude não é correta, visto que há risco de sofrer acidentes devido à falta de combustível, também chamada de pane seca. Em locais desconhecidos o motorista pode não encontrar um posto antes que o combustível acabe. Em caso de viagens longas, saia com o tanque cheio e se necessário reabastecer, complete o tanque antes que ele atinja 1/4.
Aquaplanagem
Ao dirigir pelo asfalto molhado, é possível que o automóvel deslize e que o condutor perca o controle, isso acontece porque os pneus perdem aderência com o solo por alguns instantes, o que torna a direção extremamente leve. Para evitar a aquaplanagem, é importante realizar a manutenção preventiva, ou seja, verificar se os pneus estão calibrados, se a pressão deles está correta. Troque os pneus por novos antes que eles atinjam a marca de segurança. Além disso, ao avistar água na via ou em momentos de chuva, é importante diminuir a velocidade.
Condições climáticas desfavoráveis
Durante o trajeto, é possível encontrar grandes tempestades, como as de areia ou vento, neblina intensa ou chuvas de granizo. Em todas essas situações a visibilidade fica prejudicada, o que compromete a segurança. Para evitar acidentes, deve-se diminuir a velocidade ou mesmo parar o carro em um local seguro até que a situação melhore.
.
Motociclistas, agora é para vocês:
Motocicletas são consideradas mais práticas por circularem com mais facilidade no tráfego cada dia mais lento das grandes cidades, além de darem uma maior sensação de liberdade. Em contra partida, as motocicletas trazem a desvantagem de aumentar a vulnerabilidade de seus condutores, expondo-os a riscos maiores em caso de acidente. Para poder desfrutar a liberdade e a praticidade das motocicletas é importante obedecer à legislação e seguir algumas regras de segurança, como usar capacete, segurar o guidão com as duas mãos e usar roupas de proteção com adesivos refletores.
Capacete e Viseira: O uso de capacete reduz drasticamente o número de ferimentos graves em caso de acidentes envolvendo motociclistas. Por isso, condutor e passageiro devem usá-lo, mesmo em trajetos curtos. O capacete com viseiras transparentes é a principal forma se segurança do motociclista. As viseiras protegem os olhos do condutor contra partículas de poeira, pequenos insetos voadores ou pedregulhos ejetados do asfalto, evitando acidentes. Quando o capacete não apresentar viseira embutida é necessário o uso de óculos protetores.
Roupas: Para diminuir a possibilidade de sofrer ferimentos em caso de queda ou acidente é importante que o motociclista vista roupas resistentes. Use casacos, calças de tecido grosso, luvas e botas de couro.
Tenha faixas adesivas refletoras nas costas, frente e braços da jaqueta. A utilização de roupas com detalhes que refletem a luz dos faróis dos carros permitem que os motoristas vejam as motocicletas a uma distância maior.
Comportamento
Mesmo utilizando todos os equipamentos de segurança o motociclista deve adotar um comportamento seguro no trânsito. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a evitar acidentes:
– Trafegue sempre com os faróis acesos, durante o dia ou à noite. Com isso você permite que os motoristas vejam a motocicleta a uma distância maior.
– Evite “costurar” o tráfego em engarrafamentos. Por ser um veículo de menores dimensões os motoristas tem dificuldade de enxergar as motocicletas.
– Use roupas claras ou de cores fortes para ser visto com facilidade pelos motoristas.
– Ao fazer ultrapassagens, não utilize a mesma faixa ocupada pelo veículo.
– Sempre pare antes de atravessar um cruzamento, mesmo que o semáforo esteja aberto para você.
– Estacione sua moto perpendicular à guia da calçada.
– Crianças são mais vulneráveis a ferimentos. Nunca transporte crianças em motocicletas.
– Trafegue sempre a uma distância segura dos automóveis e só ultrapasse quando tiver certeza de que foi visto pelo motorista. Como as motos são veículos menores e ágeis, muitas vezes não são percebidas pelos motoristas de automóveis, ônibus, caminhões, ou até mesmo pelos pedestres.
Ponto cego: É a região onde os objetos “somem” do campo de visão do motorista, ou seja, ele não consegue ver a motocicleta trafegando junto ao veículo.
Os Doze Mandamentos do Motociclista
A Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) tem uma lista com “doze mandamentos” para a segurança dos motociclistas nas ruas e nas estradas brasileiras.
1. Mantenha a motocicleta sempre em ordem
Verifique a calibragem e o estado geral dos pneus; verifique farol, setas, lanterna e luz de freio; Verifique o cabo, lonas, ou pastilhas, fluido e a regulagem se for freio hidráulico; verifique o cabo, e a regulagem da folga ideal do sistema hidráulico; verifique os amortecedores traseiros e as bengalas dianteiras quanto a vazamentos; verifique a vela, cachimbo e cabo; troque periodicamente o conjunto de coroa, corrente e pinhão; tenha sempre a mão a CNH, DUT, IPVA e o seguro obrigatório; utilize o protetor de pernas (“mata-cachorro”) e antena anti- cerol.
2. Pilote utilizando equipamentos de segurança
Capacete aprovado pelo Inmetro; calça e jaqueta de tecido resistente (preferencialmente de couro); use sempre botas ou sapatos reforçados e luvas, de preferência de couro.
3. Reduza a velocidade
Quanto menor a velocidade, maior será o tempo disponível para lidar com o perigo de uma condição adversa ou situações inesperadas, como mudança súbita de trajetória de outro veículo.
4. Atenção e concentração
O ato de pilotar motocicletas exige muita atenção do motociclista, por isso evite se distrair.
5. Respeite a sinalização de trânsito
Conheça e respeite os sinais e as placas de trânsito.
6. Cuidado nos cruzamentos
Os cruzamentos são os locais de maior incidência de acidentes de trânsito, então redobre a sua atenção e reduza a velocidade ao se aproximar, principalmente nos cruzamentos sem sinalização de semáforos.
7. Cuidado nas ultrapassagens
Sinalize com antecedência sua manobra e certifique-se de que você realmente foi visto pelo motorista a ser ultrapassado; cuidado ao passar entre veículos, principalmente ônibus e caminhões.
8. Cuidado com pedestres
Lembre-se de que o pedestre tem prioridade no trânsito urbano; seja cordial e cuidado com os pedestres desatentos, principalmente crianças e idosos.
9. Seja visto
Ao pilotar à noite, use roupas claras e com materiais refletivos; se estiver em rodovia ligue o pisca alerta.
10. Alcoolismo
Está mais que provado que bebida e direção não combinam. Então, se beber não pilote, fique vivo no trânsito.
11. Mantenha distância
É imprescindível manter uma distância segura dos veículos à frente (cerca de cinco metros) principalmente em avenidas e rodovias.
12. Cuidado com a chuva
Redobre a atenção, reduza a velocidade e evite freadas bruscas; lembre-se de que nestas condições o tempo de frenagem é duas vezes maior que o normal.
.
Se você chegou até aqui na leitura, obrigado, tenho certeza, quando sair dirigindo um carro ou pilotando uma motocicleta a sua atitude será outra a partir de agora.
.
Envie esta matéria para seus familiares e amigos
.
Forte abraço do
Marcus Vinicius
.
Infelizmente estamos vendo isso acontecer todos os dias. A imprudência dos motorista causam acidentes e muita das vezes fatais.
Mas parabéns pela matéria meu amigo, que é de grande valia sem dúvidas.
Roupas especiais para motoqueiros é o contrário dos cuidados necessários, ao invés de roupas claras, todas as roupas e acessórios são escuros (COR PRETA).
Parabéns pela reportagem!!!