.

Soichiro Honda
Kōmyō, 17 de novembro de 1906 / Tóquio, 5 de agosto de 1991 – foi um engenheiro e industrial japonês. Em 1948, ele fundou a Honda Motor Co., Ltd.
.

A força de acreditar nos sonhos

Aos 16 anos de idade “Soichiro Honda” iniciou sua trajetória profissional, como aprendiz em uma oficina em Tóquio, Japão.

No final da década de 1930 a “Tokai Seiki Heavy Industries” empresa de Soichiro, começa a fabricar anéis para motores, tornando-se fornecedor da Toyota.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a indústria de Honda foi bombardeada duas vezes, ficando destruída grande parte das instalações, o que não abalou os projetos e a determinação de Honda, que começou a produzir hélices para a Força Aérea Japonesa. Em janeiro de 1945, um terremoto acaba de destruir o que restara de sua fábrica. Com o futuro incerto, Honda vende sua fábrica para a Toyota, que era cliente de seus anéis.

O Japão pós guerra estava caótico e um dos piores problemas era o transporte. Então Honda pegou um pequeno motor que possuía, do tipo cortador de grama tradicional, e instalou em sua bicicleta. O sucesso foi imediato, passando a produzir em série e fornecendo motores para indústrias de bicicletas.

Em setembro de 1948 era fundada a Honda Motor Company, fabricante de motocicletas. Após vários protótipos, em 1949 nasce a primeira motocicleta Honda com 98cc e 3 cavalos, batizada de “Dream” (sonho).

Soichiro sempre incentivou as pesquisas, isto levou a Honda a participar de competições de motos, com incrível sucesso.

Em 1961, as motos Honda alcançaram os cinco primeiros lugares na categoria 125cc, e bateram todos os recordes na categoria 250cc., durante o Tourist Trophy da ilha de Mann, no Reino Unido, a corrida de motocicletas de maior prestígio internacional.

Apoiada na visão internacional de seu fundador, a Honda chegou ao mercado norte-americano em 1959, revolucionando a indústria local, e levando a motocicleta a níveis de popularidade sem precedentes, tornando-se líder em vendas em 1963 naquele país.


Os primeiros automóveis produzidos pela Honda foram o esportivo S500 de 2 lugares e a camioneta T360 (1963)

O primeiro período da Honda na Fórmula 1 começou em 1964, apenas 12 meses após o início da produção em série dos seus carros. Já em 1965 o RA271E registrou o seu primeiro sucesso, pilotado por Ritchie Ginther no México.

Em 1970, a apresentação do Z360 arrefecido a ar, formou a base para uma gama de veículos utilitários que, eventualmente, conduziu ao Civic em 1972, com um motor transversal de 1,2 litros.

Honda Civic – Lançado em julho de 1972 como um modelo cupê de duas portas, seguido por um hatchback de três portas em setembro, motor transversal de 1.169 cc e tração dianteira.

Em 1971 foi inaugurada a Honda Brasil, no bairro de Pompéia, cidade de São Paulo. Neste mesmo ano foram lançadas as motos CB500 Four. Soichiro permaneceu na presidência da empresa até aposentar-se em 1973, e desde então foi membro do Conselho Administrativo da Honda.

Foi com motores Honda que Ayrton Senna conquistou o seu primeiro título na equipe Mclaren, em 1988. Proporcionou aos Japoneses naquele ano em Suzuka, um dos maiores espetáculos de pilotagem de toda história da Fórmula 1, sendo a primeira decisão de título entre Ayrton Senna e Alain Prost, ambos equipados com suas impressionantes McLaren e o motor Honda V6 turbo.

Atualmente a Honda Corporation emprega mais de cem mil pessoas no Japão e Estados Unidos. É considerado um dos maiores impérios automobilísticos japoneses, composta de 507 empresas, 134 unidades de produção em 28 países e 31 unidades de pesquisas e desenvolvimento em 15 nações. Aproximadamente 178 mil colaboradores.
.

.
Fonte de consulta: Sites relacionados e Wikipédia
Fotos meramente ilustrativas
.

Texto de Marcus Vinicius
.
12/março/2018
.

Sensacional! Tenho o livro sobre ele que ganhei de um amigo e nesse livro dá pra ver que ele tinha bom gosto pra carro também: tem uma foto dele cos a família no seu Bel Air 1957 conversível!