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TT (Tourist Trophy) da Ilha de Man é a corrida de motocicletas mais perigosa do mundo, também chamada de corrida da morte.

1907

A corrida é realizada anualmente nas ruas da pequena Ilha de Man, uma comunidade situada no mar entre a Irlanda e a Grã-Bretanha. Este evento acontece desde 1907, sempre nos meses de maio ou junho.

1907

A primeira corrida do TT ilha de Man foi realizada em 28 de maio de 1907, com motocicletas convencionais de rua sem alterar o escapamento, pedais e para-lamas. Este primeiro evento foi chamado de “International Auto-Cycle Tourist Trophy”, organizado pelo Auto-Cycle Club com 10 voltas num percurso que se chama St John’s Short Course. Este percurso possuía 15,85 milhas (25,51 km) e em 1911 foi substituído pelo de Snaefell Mountain Course, o mesmo utilizado atualmente.

1911

O percurso atual possui 37,73 milhas (60,72 km), 256 curvas e sua elevação vai do nível do mar até 1300 pés (396,24 metros) acima do nível do mar.

Seu trecho dentro das cidades é extremamente perigoso, os pilotos enfrentam desde guias de calçada, postes de energia elétrica, tampas de bueiros e desníveis no asfalto com velocidades altíssimas.

1911

O trecho de montanha (Mountain Course) é de altíssima velocidade, com retas enormes e sequencias intermináveis de curvas. Na categoria Superbike, onde as motocicletas recebem preparação pesada, é possível atingir a velocidade máxima de aproximadamente 330 km/h.

Guy Martin

Guy Martin em 2010 quebrou esse recorde, alcançou a velocidade de 340 km/h, cravando essa marca histórica de velocidade mais rápida da corrida.

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1928

Na primeira edição em 1907 houve uma corrida única com duas classes; já em 1911 houve uma expansão para duas corridas individuais sendo uma para as motocicletas 350cc Junior TT e o evento flâmula azul para a corrida 500cc Sênior TT. Uma corrida para motocicleta 250cc Lightweight TT foi adicionada ao programa Isle of Man TT em 1922, seguido por uma corrida de Sidecar TT em 1923.

1922 – Primeira corrida após a Primeira Guerra

A corrida não aconteceu entre 1915 e 1919 devido à Primeira Guerra Mundial e entre 1940 e 1945 devido à Segunda Guerra Mundial.

1950

O TT Ilha de Man tornou-se parte do Campeonato Mundial de Motociclismo FIM (atual MotoGP) como a rodada britânica do Campeonato Mundial de Motociclismo durante o período de 1949 a 1976.

No início dos anos 1970, preocupados com a segurança e problemas com dinheiro inadequado para financiar os competidores, muitos dos principais pilotos, fabricantes, e federações nacionais de motociclismo, boicotaram as corridas de TT da Ilha de Man.

2019

As provas acontecem até os dias atuais e graças aos pilotos arrojados e malucos provavelmente ela não deixará de existir. A pista continua com suas armadilhas e perigos, mas isso é que faz desta prova uma aventura especial, um desafio à habilidade e coragem de poucos.

2023

Os maiores vencedores foram

Joey Dunlop

Joey Dunlop – 26 vitórias em 78 participações
Mike Hailwood – 14 vitórias em 34 participações
Steve Hislop – 11 vitórias em 26 participações
Giacomo Agostini – 10 vitórias em 16 participações
Phill Read – 8 vitórias em 33 participações
John Surtess – 6 vitórias em 11 participações

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Por marca

Honda – 111 vitórias – 2435 provas que chegou até o final
Yamaha – 105 vitórias – 4045 provas até o final
Norton – 43 vitórias – 1577 provas até o final
MV Augusta – 34 vitórias
BMW – 30 vitórias
Suzuki – 28 vitórias

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Tudo começou com as 4 rodas

1904

O esporte a motor começou na Ilha de Man em 1904 com o Gordon Bennett Eliminating Trial, restrito a carros de turismo em uma pista de 52,15 milhas (83,93 km) vencida por Clifford Earl em 7 horas 26,5 minutos com cinco voltas na pista totalizando 255,5 mi ou 411,2 km. Em 30 de maio de 1905 foi novamente vencida por Clifford Earl dirigindo um automóvel Napier em 6 horas e 6 minutos com seis voltas na pista de Highroads Course.

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Nosso agradecimento ao Bruno Vinicius de Belo Horizonte/MG pela indicação do tema desta matéria.

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Mais uma do

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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23/outubro/2023

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