.
O Uirapuru é a continuação de um automóvel esportivo fabricado pela Brasinca com o nome de 4200 GT; um carro genuinamente brasileiro com carroceria e chassis feitos em aço e motor de caminhão.
.
O alto custo da produção do 4200GT fez com que a Brasinca desistisse do projeto, passando a produção para a equipe de engenheiros que trabalhava no veículo. Assim nasceu a Sociedade Técnica de Veículos Ltda (STV), que ficou encarregada de finalizar a montagem das carrocerias já fabricadas pela Brasinca. Uirapuru seria o nome inicial do modelo 4200GT da Brasinca.
.
A construção do novo carro começou com o espanhol radicado no Brasil, Rigoberto Soler Gisbert. Ao assumir um novo trabalho na Brasinca, Soler convenceu a diretoria e obteve autorização para desenvolver um novo carro na categoria Gran Turismo (GT). O projeto recebeu o nome de X4200; posteriormente denominado 4200GT e Uirapuru.
.
O carro tinha uma estrutura monobloco montada num chassi próprio de vigas retangulares ocas, e a carroceria moldada manualmente em chapas de aço no lugar das peças estampadas. Os componentes mecânicos eram de caminhões e utilitários da linha Chevrolet.
.
O motor era um seis cilindros em linha com 4.271 cm³ emprestado das picks-ups e caminhões Chevrolet Brasil, com 142 cv de potência bruta.
.
Até 1967 foram fabricados 77 exemplares, inclusive três conversíveis, e o célebre protótipo “Gavião”, apresentado no Salão do Automóvel de 1966.
.
O Gavião era um modelo experimental para a Polícia Rodoviária que tinha na sua configuração duas metralhadoras embutidas na grade.
.
Uma versão para pistas também ficou famosa, campeão brasileiro de Gran Turismo, o carro “88”, pilotado por Walter Hahn Jr e Expedito Marazzi.
.
OBS: O número exato dos carros que foram construídos é um pouco vago, nas minhas pesquisas falam em 74, 76 e 77; quanto aos conversíveis falam 2 ou 3.
.
Matéria de
Marcus Vinicius
.
20/05/2023
O Uirapuru era um carro muito bonito, pena q não vingou.
Na década de 90 trabalhei na Brasinca e qdo eu ia para o escritório em São Paulo tinha o prazer de ver este carro no Hall de entrada do escritório e ficava admirando o mesmo!!