.

Rota 66, conhecida em inglês pelo nome U.S. Route 66, é uma rodovia norte-americana do sistema U.S. Highway System.

A Rota 66 é a estrada mais famosa do mundo, sua inauguração foi em 11 de novembro de 1926, iniciando em Chicago, Illinois, passando pelos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e terminando na cidade de Santa Monica. É conhecida como “The Mother Road” (em português, “a estrada mãe”)

Com a construção de novas vias interestaduais, o trânsito da rodovia foi desviado e o dinheiro que os viajantes deixavam no comércio ao longo da via desapareceu, fazendo com que algumas cidades perdessem seus habitantes, muitas delas ficando totalmente abandonadas, chamadas de fantasmas.

a Rota 66 tem 3.940 quilômetros de extensão oferecendo aos viajantes a oportunidade de conhecer diversos pontos famosos e museus importantes, além de explorar alguns parques nacionais.

Você não viaja pela Rota 66, na verdade é uma aula de cultura, saudosismo e deslumbre. Vamos conhecer alguns lugares incríveis.

Apertem os cintos que vamos partir

Saindo de Chicago, a primeira parada é na Route 66 Association Hall of Fame and Museum (Galeria da Fama e Museu da Associação Rota 66) em Pontiac, Illinois, cerca de 161 quilômetros ao sudoeste de Chicago.

No caminho até St. Louis, você encontrará famosos hotéis, museus, restaurantes, drive-in e cafés. Obrigatório conhecer o Gateway, com seus 192 metros de altura em aço inoxidável, também conhecido como “Portal para o Oeste”. No seu topo, contemple vistas sensacionais da cidade.

Conheça um pouco da cultura esportiva em um tour pelo Busch Stadium, a casa dos St. Louis Cardinals, um time de beisebol da liga principal.

Ainda em St.Louis, visite a Anheuser-Busch Brewery e conheça esta cervejaria e no extremo norte da cidade, confira a Chain of Rocks Bridge, a ponte da cadeia de rochas que cruza o Rio Mississippi. Há décadas, a antiga ponte foi incorporada à Rota 66 e, desde então, se transformou em um marco importante, ciclovia e sistema férreo em ambas as margens do rio.

Oklahoma detém o maior trajeto da Rota, cerca de 600 km. Em Calico, fica a cidade fantasma, também conhecida por Ghost Town, um vilarejo explorador de minério de ferro que virou parque temático.

Construída em 1881, Calico teve seu ápice durante a Corrida do Ouro, graças às 500 minas que circundavam a região, foi considerada a maior produtora de prata de todo o estado da Califórnia. Por ter sido abandonada há muito tempo, a cidade tem diversas histórias mal-assombradas.

Em Oklahoma City a famosa gastronomia do Pops 66 Soda Ranch, um famoso posto de gasolina e restaurante em Arcadia, serve 700 tipos diferentes de refrigerantes, hambúrgueres, sanduíches, empadões de carne e outros pratos caseiros.

A bomba de combustível mais antiga da via está em um posto da Texaco em Tucumari, Novo México. É o único que se mantém em operação desde a sua inauguração.

Em Amarillo conheça o Distrito Histórico Route 66-Sixth Street, que abriga diversos prédios comerciais construídos nos estilos Neocolonial hispano-americano, Arte Déco e Arte Moderna, um centro de socialização e divertimento.

Também em Amarillo está o famoso Cadillac Ranch, uma instalação de arte feita de Cadillac’s com a frente enterrada no chão.

Não menos importante, o VW Slug Bug Ranch em Conway no Texas, com seus cinco Fuscas da Volkswagen.

Antes de Albuquerque conheça a Blue Hole, uma piscina de águas azuis em forma de sino no leste de Santa Rosa, Novo México, considerada um local popular para mergulhar com cilindro e relaxar.

Na sequência conheça as históricas placas de neon que iluminam a antiga Rota 66.

Tons de rosa, vermelho, roxo e cinza colorem as montanhas e planícies do Deserto Pintado do Arizona. A alta concentração de minerais como ferro e magnésio, é responsável pela pigmentação das formações rochosas, resultado de diversos fenômenos naturais.

Com mais de 200 milhões de anos de história, o Parque Nacional da Floresta Petrificada é responsável por uma das maiores concentrações de madeira petrificada dos Estados Unidos. O parque que abrange quase 400 quilômetros do deserto do Arizona reserva fósseis e colunas rochosas do passado. Uma verdadeira aula de história.

Este Studebaker 1932 faz parte da paisagem do Parque Nacional da Floresta Petrificada na Rota 66 no Arizona.

Em Holbrook no Arizona, você literalmente volta no tempo, famosa por suas exóticas lojas de rochas e estátuas de dinossauros, conheça também as coloridas estátuas de dinossauros no centro da cidade.

Parte imperdível é o trecho entre as cidades de Saligman e Peach Springs. Ali você vai se divertir com as histórias do filme da Disney e muitos carros interessantes.

O Oklahoma Route 66 Museum exibe artefatos como fotos e antigas placas rodoviárias que contam a história, o desenvolvimento e os impactos da Rota 66 na cultura e economia americana. Criado em 1995, o museu se mantém com o apoio e a doação de itens dos adoradores da famosa estrada.

Depois de 4 mil km, a despedida da Rota 66 tem que ser no píer de Santa Monica, em Los Angeles, Califórnia, o término oficial da Rota 66. Los Angeles, também conhecida como a Cidade dos Anjos, é o lar da lendária Rota 66.

.

Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

Revisão Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

.

.

.

09/janeiro/2023

.

Comments

  1. Parabéns Vinicius e Jaderson, matéria espetacular. Há anos vejo falar da Rota 66, mas, não imaginava ser uma obra tão importante assim. Bela iniciativa de vocês!!!

  2. Parabéns a todos os envolvidos nessa maravilhosa reportagem. Gasolina na veia sempre nos prestigiando com muitas matérias excelente.

  3. Excelente reportagem, e que servirá de “referência” à minha “Viagem de Motoka” na Rota 66. Um FRATERNAL Abraço, e nos vemos pelas estradas. Marcello Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *