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Cadillac V-16, também conhecido como Cadillac Sixteen, foi o modelo topo de linha entre os anos de 1930, ano do seu lançamento, e 1940. O carro com motor V-16 foi o primeiro nos Estados Unidos, exclusivo e extremamente caro. Muitos dos chassis eram customizados sob encomenda de seus proprietários. Foram 4076 carros construídos durante os 11 anos de produção.

Quando o Cadillac V-16 fez sua estreia no Salão do Automóvel de Nova York em 4 de janeiro de 1930, o mundo automotivo ficou boquiaberto. Naquela época, a General Motors era indiscutivelmente a maior empresa de engenharia do mundo, com recursos técnicos inigualáveis ​​e uma equipe que ostentava algumas das maiores mentes do ramo, incluindo Charles “Boss” Kettering, Owen Nacker e Earl A. Thompson. Com o Cadillac V-16, a GM elevou o padrão de excelência em engenharia a um nível que muitos fabricantes de automóveis não conseguiram alcançar.

O Cadillac V-16 foi considerado como uma obra de engenharia grandiosa e exagerada. Com 175 cavalos de potência, o V-16 era mais poderoso do que a maioria dos outros carros americanos no mercado. O motor não foi projetado para desempenho total; em vez disso, Owen Nacker e sua equipe trabalharam cuidadosamente para a suavidade e flexibilidade.

Coche del día: Cadillac V16 - espíritu RACER

Em 1926 a Cadillac iniciou o desenvolvimento de um novo carro “multi-cilindros”, com um motor mais potente e mais suave do que qualquer outro disponível na época. O desenvolvimento aconteceu em segredo nos anos seguintes; vários protótipos foram construídos e testados à medida que o novo motor era desenvolvido. Neste mesmo período o chefe da Cadillac, Larry Fisher, e o estilista da GM, Harley Earl, visitavam os melhores construtores de carrocerias da Europa, em busca de inspiração para o novo carro.

1931 Cadillac Fleetwood Dual Cowl Phaeton | S75 | Salmon Brothers  Collection 2012

No intuito de manter a exclusividade dos modelos, a General Motors, dona da Cadillac, comprou os fabricantes de carrocerias Fleetwood Metal Body e Fisher Body. Também era possível comprar somente a mecânica montada no chassi, para execução da carroceria por empresa externa, tornando um modelo ainda mais exclusivo.

File:Cadillac Limousine Landaulette (1930) - 7755132790.jpg - Wikimedia  Commons

Um revendedor da Cadillac na Inglaterra, a Lendrum & Hartman, encomendou dois chassis em configuração ainda mais rara de volante à direita (RHD) e fez com que a Vanden Plas, na Bélgica, construísse uma elegante limusine-landaulet.

Na sequência foi construído um sedã esportivo com para-lamas incomuns e placas retráteis no lugar de estribos. Ele foi exibido com sucesso em vários eventos de Concours d’Elegance na Europa antes de ser comprado pelo jovem Nawab de Bahawalpur; ambos os carros sobreviveram.

Um terceiro chassi RHD foi encomendado pelo marajá indiano de Orccha (Bhopal) e enviado para Farina na Itália em julho de 1931, um modelo único e espetacular, sendo preparado para caçar tigres do banco de trás. (não conseguimos imagens do carro)

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A partir de junho de 1930, cinco V-16 participaram de uma turnê promocional pelas principais cidades europeias, incluindo Paris, Antuérpia, Bruxelas, Amsterdã, Utrecht, Copenhague, Estocolmo, Berlim, Colônia, Dresden, Frankfurt, Hamburgo, Munique, Nuremberg, Viena ( onde foram premiados), Berna, Genebra, Lausanne, Zurique, Madrid, San Sebastian, La Baule e Angers. Na viagem de volta da Espanha, a caravana V16 parou também na cidade de Cadillac, no sudoeste da França, embora essa cidade não tenha nenhuma relação com a marca, além do nome.

1935 Cadillac V16 - Imperial Convertible Sedan | Classic Driver Market

Para 1934, o corpo foi redesenhado e denominado como 452D, e como 452E em 1935. A partir destes modelos, o V-16 podia ser encontrado também com o teto de aço Fisher Turret Top, embora os carros ainda fossem construídos pela Fleetwood . Este mesmo design permaneceu praticamente inalterado até 1937.

Cadillac Series 90 Hartmann Cabriolet originalmente encomendado pelo playboy internacional Philippe Barraud. Foi montado em Lausanne, por Willy Hartmann. Barraud montou o chassi em sua cidade natal para que pudesse supervisionar o trabalho.

1940 Cadillac 75 Town Car By Fleetwood – Amazing Cars

A produção dos V-16 terminou em dezembro de 1939, sendo modelo 1940. O modelo mais caro documentado foi o Series 90 Town Car da Fleetwood 1940.

Garagem do Paulo Sípoli: Cadillac Sixteen concept - História

Em 2003, a Cadillac criou um carro conceito chamado Sixteen, que usava um motor V-16 de 13,6 litros e desenvolvia 1.000 cv.

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Matéria de

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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Revisão de

Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

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11/05/2022

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