.

O que sempre escutamos com relação a manutenção dos carros é: “preciso dar uma olhadinha no meu carro antes de viajar”.

Dar uma olhadinha não adianta nada, carro tem que ser revisado e muitas das peças apresentam desgaste por uso ou por tempo de duração, por isso têm que ser trocadas. Para auxiliar na prevenção de possíveis dores de cabeça vamos dar algumas dicas úteis.

  1. Se o carro for novo, com pouco tempo de uso e baixa quilometragem ou ainda estiver na garantia do fabricante, com certeza não tem muito o que fazer, basicamente conferir a calibragem dos pneus, o liquido de arrefecimento do motor, água do limpador de para-brisa e o abastecimento do tanque. Vele uma advertência: saia para viajar sempre com o tanque cheio e se a viagem for longa ao baixar de meio tanque o ponteiro de combustível, procure abastecer assim que tiver um posto, mas procure sempre um de bandeira confiável.
  2. Se o carro estiver perto dos 50 mil quilômetros rodados, indicamos um pouco mais de atenção à manutenção. É sempre prudente levar o veículo em um mecânico de confiança, caso não queira entregá-lo aos cuidados da concessionária da marca. Devem-se conferir: As pastilhas de freio, amortecedores, o sistema de suspensão em geral e a bateria, por serem componentes que ainda podem estar em bom estado e com um pouco mais de vida útil, mas repito, devem ser conferidas. O que deve estar em dia: a troca do óleo do motor, os pneus em bom estado e calibrados de acordo com a especificação do fabricante, preste atenção se o carro estiver com peso acima do normal (pessoas e bagagens) certifique se a calibragem dos pneus traseiros está maior que as dos dianteiros, sempre consultando o indicado no manual do proprietário, trocar as palhetas do limpador de para-brisas e completar o nível da água do limpador.
  3. Agora, se o seu carro tem uma quilometragem mais alta e com um tempo de uso perto dos dez anos, você deverá certificar se todas as peças mencionadas acima já foram substituídas, mesmo considerando que estão em bom estado, pois, a vida útil já acabou, e tomar todos os cuidados necessários informados acima.

Itens que deverão ser conferidos

  1. Verificar o nível do líquido de arrefecimento do motor no reservatório do radiador, se estiver abaixo do indicado, complete com o fluído próprio, caso não tenha use água limpa.
  2. Completar o reservatório de água do lavador do para-brisas.
  3.  Evite levar bagagem desnecessária, o peso extra aumenta o consumo de combustível e a distância para frenagem. Coloque os volumes mais pesados embaixo, sempre no porta malas.
  4. Verifique a carga da bateria, em caso de perda de capacidade troque por uma nova.
  5. Mantenha sempre o combustível acima do meio tanque.
  6. Confira se a documentação está em dia (veículo e condutor).
  7. Verifique se o extintor de incêndio está dentro da data de validade, caso contrário, troque.
  8.  Verifique o nível do fluido de freio, em caso de falta, complete com o produto indicado no manual do proprietário.
  9. Confira se as palhetas do limpador de para-brisas estão em bom estado, se não estiverem, troque.
  10. Confira as lâmpadas dos faróis alto, baixo, de neblina, luzes dos freios, das setas de direção (pisca) e da marcha a ré.
  11. Verifique o nível do óleo do motor, caso necessário, complete com o um produto de mesma especificação, mas, o certo é trocar todo o óleo.
  12. Verifique o estado dos pneus, inclusive o reserva, faça a calibragem de acordo com a pressão recomendada no manual do proprietário, recomendamos fazer o alinhamento e balanceamento, checar se o triângulo, o macaco e a chave de rodas estão no carro.

Recomendações

  1. Respeite a sinalização, as leis de trânsito, os limites de velocidade da via e mantenha distância segura em relação ao veículo da frente.
  2.  Tenha sempre à mão o número do telefone de emergência da sua seguradora e confirme se o seguro não está vencido.
  3. Nunca dirija com sono, caso aconteça, pare em um posto de combustível e durma durante algum tempo.
  4. Faça refeições leves antes de viajar.
  5. Em caso de neblina ou chuva, diminua a velocidade e acenda os faróis baixos e os de neblina, nunca utilize o farol alto. Procure uma referência no asfalto (faixas) e só pare no acostamento em casos de extrema emergência com o pisca alerta ligado.
  6. Use sempre as cadeirinhas ou assentos infantis para as crianças e o cinto de segurança para todos ocupantes do veículo.
  7. Antes de partir para uma ultrapassagem dê a seta para a esquerda e confira no retrovisor externo se não vem outro veículo já efetuando a ultrapassagem.
  8. Nunca trafegue com o pisca alerta acionado.

.

Estes são alguns dos cuidados que você deve tomar com a manutenção do seu carro e com os ocupantes, mas esse cuidado tem que ser tomado não apenas durante as viagens, mas sim no dia a dia, inclusive naquela idinha ao supermercado ou na voltinha rápida no bairro. A segurança tem que ser mantida a cada instante com os ocupantes do seu veículo, com os ocupantes dos outros veículos na via, com os pedestres, ciclistas e motociclistas.

.

Espero ter ajudado, fiz esta matéria com o intuito de alertar para a segurança e evitar os contratempos durante uma viagem, um forte abraço do Marcus Vinicius.

.

.

.

.

10/fev/2021

.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *